Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Leitura, tradução e análise das formas básicas do Hebraico Bíblico. Fonologia, morfologia e sintaxes hebraicas, desde o alfabeto hebraico até o verbo regular e vocabulário especializado.
Compreensão do processo da revelação e inspiração da Bíblia.Composição, transmissão e conservação da Bíblia; conceito, estrutura e organização do cânon bíblico.
Prática e enfoque em leitura, interpretação de texto, compreensão oral e conversação em língua inglesa em nível intermediário ou superior.
O cristianismo desde suas origens até o período da controvérsia da Investidura.Principais fases e ocorrências histórico-teológicas; contextos sociais, políticos e culturais; mudanças institucionais mais significativas e as diferentes interpretações teológicas e seus desdobramentos.
Conhecimento e prática dos conceitos bíblicos e científicos de saúde. O estilo de vida adventista. O conceito de saúde integral e dos fatores que contribuem para a saúde. Relação da mensagem de saúde com a terceira mensagem angélica e o testemunho cristão.
A produção acadêmica na área da Teologia. Métodos de pesquisa e investigação teológica. As normas técnicas de trabalhos científicos.
Filosofia cristã da música sacra. A função da música no culto. Hinologia. O cantocongregacional. Música religiosa contemporânea: tendências e desafios.
Comunicação escrita em Língua Portuguesa: Produção de textos. Uso correto do idioma na vida cotidiana e profissional.
Métodos e estratégias de evangelização mediante publicações. Participação em programa de evangelização por meio de literatura.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
2º Semestre
Leitura, tradução e análise de textos selecionados do AT. Verbos irregulares, funções sintáticas complexas, estudo semântico, vocabulário especializado.
Contexto histórico e teologia do Pentateuco. Autoria, questões literárias e temas teológicos.
Vida espiritual e devocional do pastor a partir da perspectiva bíblica. Disciplinas espirituais, fidelidade e pureza, mordomia cristã, vocação pastoral, natureza e ética da obra pastoral.
Cristianismo a partir das Cruzadas até os dias atuais. Principais fases e ocorrências histórico-teológicas, contextos sociais, políticos e culturais, mudanças institucionais mais significativas e as diferentes interpretações teológicas e seus desdobramentos.
Principais escolas filosóficas, seus expoentes mais destacados e suas implicações para o pensamento bíblico-cristão.
Introdução à Teologia. A natureza e os atributos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus como um ser pessoal, triúno em unidade. Sua relação com o Universo.
Comunicação escrita em Língua Portuguesa: Produção de textos. Uso correto do idioma na vida cotidiana e profissional.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
3º Semestre
Introdução aos elementos básicos da gramática do grego do Novo Testamento: alfabeto, substantivos da primeira e segunda declinações, adjetivos, verbos em ômega e contratos, verbo eimi, uso de pronomes. Aquisição de Vocabulário.
Contexto histórico e teologia dos livros históricos. Autoria, questões literárias e temas teológicos.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia, desde suas origens até os dias atuais, destacando sua identidade e missão bíblico-profética; principais fases e ocorrências histórico-teológicas que marcaram a trajetória da denominação, observando seu desenvolvimento, consolidação, desafios e perspectivas
Introdução à Teologia Sistemática e à Cristologia. Desenvolvimento histórico da Pessoa de Cristo. Tendências cristológicas contemporâneas na igreja Adventista. A divindade e pré-existência de Cristo. A encarnação e a humanidade de Cristo. União das duas naturezas em Jesus. Significado do sofrimento e morte de Jesus. Ofícios de Jesus Cristo: sacerdote, profeta e rei.
Estudo da natureza humana do ponto de vista bíblico. Sua relação com os temas da Criação, do pecado, da morte, da redenção e da ressurreição.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
4º Semestre
Continuação do estudo dos elementos gramaticais do grego do Novo Testamento, tais como, voz média e passiva, substantivos da terceira declinação, pronomes interrogativos, sintaxe grega. Leitura e tradução do texto grego do Novo Testamento.
Estudo das escolas de interpretação profética no contexto judaico cristão. Análise e interpretação do livro de Daniel, com ênfase em suas profecias.
Análise e interpretação da mensagem dos Evangelhos e Atos dos Apóstolos. Panorama do Novo Testamento, ministério, morte e ressurreição de Jesus, surgimento e desenvolvimento da igreja apostólica.
Estudo do tema da salvação no contexto do grande conflito entre Cristo e Satanás. A obra de Cristo e a experiência da salvação. Tradições e conceitos teológicos contemporâneos quanto à salvação.
O Dom Profético e sua manifestação na igreja cristã. Principais caracterizações histórico-teológicas desse dom no remanescente profético, em relação à pessoa e ministério de Ellen G. White, destacando sua importância, papel e resultados para a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Dom profético e desafios contemporâneos.
A oratória secular e religiosa. Princípios de oratória e as técnicas fundamentais de preparação e apresentação de discursos e de mensagens religiosas.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
5º Semestre
Análise e interpretação do livro de Apocalipse. Autoria, data, estrutura literária, temas e mensagem.
Introdução à doutrina do santuário. Seguindo uma abordagem sistemática, a disciplina explora as informações bíblicas sobre a estrutura e os rituais do santuário do AT e a noção tipológica do santuário no NT. Ela discute também a relação entre o santuário e a profecia bíblica, os debates sobre o santuário na história da teologia adventista e a relação do santuário com o processo e a experiência da salvação.
Introdução ao profetismo bíblico. Análise e interpretação dos livros proféticos do AT. Sua composição, contexto histórico, estrutura literária e mensagem.
Introdução ao estudo da poesia e sabedoria na Bíblia e no Antigo Oriente Médio. Análise e interpretação dos livros poéticos e sapienciais. Sua composição, contexto histórico, estrutura literária e mensagem.
Preparo e apresentação de sermões bíblicos bem estruturados que atinjam o intelecto, as emoções e a vontade dos ouvintes e que facilitem uma resposta positiva aos apelos do Espírito Santo. A pregação e edificação da Igreja e seu compromisso com Deus e com a missão
Estudo dos princípios e métodos de interpretação do texto bíblico e aplicação de sua mensagem na atualidade. Exegese de perícopes do AT e NT.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
6º Semestre
Origem, desenvolvimento histórico e pensamento das grandes religiões e movimentos religiosos contemporâneos. Estratégias missionárias para diálogo inter-religioso.
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Conceituação e história da arqueologia bíblica. Evidências arqueológicas do período patriarcal: narrativas da criação, o dilúvio, Babel e os costumes. A presença de Israel no Egito e no Sinai. Textos e artefatos arqueológicos dos reinos de Israel, Judá, Assíria e Babilônia. A arqueologia do período intertestamentário. Os manuscritos do Mar Morto. A arqueologia do Novo Testamento.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
O Estágio de Evangelizacão tem como pré-requisito a aprovação nas seguintes disciplinas: Prática Pastoral 1, Prática Pastoral 2, Prática Pastoral 3, Prática Pastoral 4, Prática Pastoral 5 e Prática Pastoral 6.
7º Semestre
Análise e interpretação da mensagem teológica das epístolas paulinas. Contexto histórico, autoria, data da composição, estrutura literária, exegese e aplicação.
Disciplina que estuda a sociedade, as mudanças e os problemas sócio-culturais. Analisaquestões como: O que é o ser humano? Por que nossa natureza social é tão importante?Qual a relação entre o ser humano e a sociedade? Por que existem desigualdades nomundo? O que causa a mudança? O que é poder, Estrutura Social, Cultura, Instituiçõessociais e Socialização Como a Sociologia vê a Religião? Analisa ainda a complexidadedas relações entre os fenômenos religiosos, a modernidade e a rápida mudança socialbrasileira.
Princípios bíblicos acerca da vida cristã. Mordomia cristã: a sábia administração do tempo, corpo, talentos e bens, no âmbito pessoal e coletivo.
Estudo do conceito bíblico de igreja na Bíblia. Sua natureza, organização, autoridade e missão.
Elaboração das etapas iniciais do Trabalho de Conclusão de Curso, com acompanhamento de docente-orientador, com base nas teorias estudadas e na prática vivenciada em estágio curricular supervisionado.
Os meios de comunicação e as culturas modernas e pós-modernas. A visão crítica e funcionalista das mídias. Interfaces entre mídia e religião. O adventismo e o uso dos meios de comunicação. Noções de assessoria de imprensa e comunicação eclesiástica. O potencial das mídias para a pregação do evangelho.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Fundamentos e exemplos bíblicos de liderança. Teoria e exemplos práticos de situações de liderança que ocorrem atualmente em igrejas cristãs. Desenvolvimento de dons e habilidades que devem caracterizar um líder. Relacionamento apropriado entre líderes e liderados.
Introdução à Psicologia. Desenvolvimento psicológico do ser humano na inter-relação de suas dimensões biológica, sociocultural, afetiva, cognitiva e espiritual, no contexto bíblico-cristão. Infância, adolescência, juventude e vida adulta.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
O Estágio Pastoral I tem como pré-requisito a aprovação no Estágio de Evangelização.
8º Semestre
Análise e interpretação da mensagem teológica das epístolas universais. Autoria, data de composição, análise literária, temas e mensagem teológica das epístolas aos Hebreus, Tiago, I e II de Pedro, I, II e III de João e epístola de Judas.
O conceito teológico da adoração. A adoração no Antigo e no Novo Testamento. O desenvolvimento histórico da liturgia na igreja cristã. A adoração no contexto adventista. O pastor e a organização litúrgica. Aspectos litúrgicos contemporâneos.
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
Coordenação pedagógica e acadêmica, em grupo e individualizada da realização da pesquisa, produção do texto científico para a conclusão do curso. Estrutura de diferentes modalidades na apresentação do trabalho: monografia, artigo científico, portfólio, trabalho experimental (projetos práticos), segundo o regulamento de TCC da instituição.
A relação entre teologia, ministério pastoral e psicologia. O pastor como conselheiro. Métodos de aconselhamento e limites do aconselhamento pastoral.
Principais divisões da escatologia. Escatologia individual: preparo pessoal para volta de Jesus. Escatologia histórica: Ministério de Cristo no Santuário celestial, Segunda vinda de Cristo, Milênio e o fim do pecado, Nova Terra.
Estudo dos fundamentos bíblicos da missão cristã e seus métodos evangelísticos. Desafios e realidades da missão local e mundial para Igreja Adventista. Princípios de missão urbana e estratégias para levar a mensagem bíblica a diversos contextos.
Conceito de amor e modelos bíblicos de namoro, noivado e casamento. A família no contexto bíblico-cristão: o papel da mãe e do pai e dos filhos, compatibilidade, religião no lar, sexualidade e o papel da família na sociedade. O casamento e as leis civis de um país.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
O Estágio Pastoral II tem como pré-requisito a aprovação no Estágio de Evangelização.