Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
A disciplina apresenta os fundamentos básicos de neurociências, o funcionamento do sistema nervoso central e periférico, bem como a estrutura e função das células neurais, sinapses e neurotransmissores. Correlaciona as bases neurofisiológicas dos processoscognitivos, emocionais e comportamentais. Discute a neuroplasticidade e a neuroética.Estuda o sistema endócrino, os hormônios e sua influência na regulação do comportamento.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
3º Semestre
Estudo das características da ciência e da Bíblia. Controvérsias entre a Ciência e a Bíblia. Hipóteses para a origem do universo e do planeta Terra: principais modelos das origens, na perspectiva da estrutura conceitual evolucionista e criacionista. Implicações filosóficas e sociológicas do Evolucionismo. Implicações filosóficas e sociológicas do Criacionismo. As visões de mundo e as relações da Bíblia com a Ciência.
Apresentação de estímulos e eliciação. Conseqüências do comportamento:reforçamento e controle aversivo. Reforçamento secundário. Controle de estímulos.Esquemas de reforçamento. Comportamento verbal. Comportamento governado porregras. Operações estabelecedoras motivacionais. Análise funcional. Técnicas comportamentais
Diferentes abordagens da Psicologia Comunitária. Metodologias de pesquisa eintervenção e avaliação. O papel do psicólogo comunitário e sua relação com acomunidade. Promoção de saúde, cidadania e qualidade de vida. Elaboração de projetosde intervenção e trabalho comunitário.
Conceito de personalidade e histórico dos estudos relacionados à personalidade.Conceitos básicos: personalidade, caráter, si-mesmo (self), identidade, ego, auto-conceito.Diferentes teorias de personalidade: a determinação biológica, as metodologias depesquisa. Modelos fatoriais e biológicos em personalidade: Cattel, Eysenck, CincoGrandes Fatores, Cloninger. Estudos atuais sobre personalidade para o desenvolvimentode compreensão aprofundada dos fenômenos e processos psicológicos que classicamenteconstituem campo da Psicologia como ciência e, também, dos desenvolvimentos recentesnas diversas áreas de investigação psicológica.
Introdução à teoria da ciência. Estrutura de projetos de pesquisa em comunicação.Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
4º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influência do cristianismo.
Conhecimentos antropológicos, filosóficos e sociológicos aplicados à saúde. Estudodos determinantes sociais (individuais e coletivos) no processo saúde doença e suas implicações para a prática profissional.