Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Contribuição do pensamento pedagógico na constituição da escola sob o crivo histórico e filosófico com destaque na Educação Brasileira, articulando com os diferentes elementos étnico-raciais da formação brasileira.
Estudos dos fundamentos sociológicos com aplicação nas questões atuais da Educação Brasileira em relação ao sistema escolar, articulado com a visão dos Direitos Humanos e a pluralidade cultural.
Identificação dos processos da escola com a vizinhança na qual está inserida e avaliação dos potenciais e das dificuldades dessas interações, a partir de uma perspectiva filosófica, histórica e sociológica. Análise do proposto em diálogo com as diversas legislações educacionais pertinentes à dimensão socioambiental e de construção da cidadania.
Discussão das principais teorias da Psicologia e suas contribuições para a Educação.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Práticas Pedagógicas
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Escolas psicológicas contemporâneas (matrizes do pensamento psicológico). Psicólogos representativos: vida e obra e sua influência na cultura e educação. Análise das diversas teorias da personalidade e suas relações com a construção da identidade do sujeito no mundo pós-moderno com base nos princípios bíblico-cristãos.
Formação da identidade do professor articulando a dimensão do saber, saber-fazer, a dinâmica interpessoal e a atividade reflexiva do trabalho.
Princípios teórico e práticos do planejamento pedagógico, da avaliação educacional e diferentes estratégias de ensino, relacionando as diferentes formas culturais de ensino, com diálogo especial com as práticas populares ligadas a cultura africana.
Compreensão da instituição escolar como um sistema cultural específico na sociedade moderna, especializado em funções educativas e orientadas dentro de um sistema legal de diretrizes. Abordagem da Leitura e escrita como processos que vão além da instrumentalização do cidadão, mas como principal elemento para a constituição da cidadania.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Práticas Pedagógicas
Estágio Curricular Supervisionado
3º Semestre
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
A produção acadêmica na área da Teologia. Métodos de pesquisa e investigação teológica. As normas técnicas de trabalhos científicos.
Problematiza a avaliação educacional interna e externa com foco na avaliação da aprendizagem na educação infantil e nas séries iniciais
A legislação educacional, desde a LDB, até às legislações relativas à questão cidadã e articulando-as aos conceitos e práticas da gestão escolar.
Estudo teórico-prático sobre a construção e acompanhamento do projeto político pedagógica e estratégico; organização da formação continuada no ambiente escolar. Compreensão do processo de organização curricular, em suas etapas de elaboração, implementação e avaliação.
Avaliação, exploração e utilização de materiais didático pedagógicos de todos os tipos, bem como locais de sistematização e armazenamento, como bibliotecas, laboratórios, entre outros; análise de livros didáticos e paradidáticos; conhecimento e aplicação do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) construídos dentro de uma perspectiva da gestão escolar.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Práticas Pedagógicas
Estágio Curricular Supervisionado
4º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influência do cristianismo.
Introdução aos conceitos e princípios de Criança, Infância na Educação Infantil, em uma visão histórica, filosófica, psicológica e social. Parâmetros de qualidade do atendimento da criança.
Concepções da EI. Conceitos e história da infância. Parâmetros Nacionais dequalidade para a EI e os critérios para o atendimento em creches respeitando osDireitos Fundamentais da criança. Organização do tempo e espaço na EI.
Apresentação dos conceitos básicos da estatística para a leitura e interpretação de dados (gráficos, tabelas, figuras, mapas, entre outros). Identificação de programas estatísticos e suas funcionalidades. Estudo das características da pesquisa quantitativa.
Aborda a dinâmica expressiva das linguagens corporal e artística como elementos da infância e sua articulação com a educação infantil.
Ementa: Construção da identidade profissional como educador infantil com objetivo de compreender o seu papel e o desenvolvimento de habilidades necessárias para o exercício profissional, levando em conta a formação do graduando quanto à consciência da importância da educação ambiental, do combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo e dos direitos humanos
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Práticas Pedagógicas
Estágio Curricular Supervisionado
5º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Fundamentos e subsídios aos processos de construção de noções espaço temporais e suas implicações para a organização do ensino de história e geografia.
Estudo das concepções da aquisição da linguagem e do processo sócio-histórico e cultural da alfabetização, articulados ao desenvolvimento das práticas pedagógicas que promovam o letramento do cotidiano e literário na formação do leitor/escritor crítico, consciente e comprometido com a sociedade.
Aborda os conceitos fundamentais da Aritmética e da Geometria Euclidiana como conteúdo do ensino básico, a partir de uma compreensão conceitual das operações básicas e as formas geométricas comuns.
Investigação sobre pesquisas no campo da educação. Levantamento de tipos de pesquisa possíveis na educação. Articular o levantamento sobre pesquisa com a prática docente.
Orientação de Estágio I
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Práticas Pedagógicas
Estágio Curricular Supervisionado
6º Semestre
Conhecimento e prática dos conceitos bíblicos e científicos de saúde. O estilo de vida adventista. O conceito de saúde integral e dos fatores que contribuem para a saúde. Relação da mensagem de saúde com a terceira mensagem angélica e o testemunho cristão.
Fundamentação teórica para a elaboração de projetos. Construção de um projeto para ser aplicado.
Apresenta as metodologias do ensino de história e geografia com o objetivo de trabalhar a formação da cidadania, o respeito a diversidade e as diferentes culturas.
Apresenta os conceitos básicos do pensamento lógico-matemático e métodos e técnicas para o ensino da Matemática, destacando o uso de metodologias ativas e lúdicas.
Orientação de Estágio II
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Práticas Pedagógicas
Estágio Curricular Supervisionado
Elaboração de TCC
7º Semestre
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Ementa: Apresenta metodologia de Ciências com foco na compreensão da natureza, no respeito ao meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais, articulado com as propostas de um educação e responsabilidade ambiental.
Auxílio na Definição da Área e Tema. Elementos de composição do Projeto, suarelevância e utilidade na atividade de pesquisa. Como identificar Material para aRedação do Trabalho. Aspectos Lingüístico-Discursivos do Texto. Exame dasPerspectivas da Pesquisa. Acompanhamento da Produção do Projeto, do ponto de vistatécnico. Desenvolvimento de habilidades para apresentação oral de trabalho acadêmico.
Orientação de Estágio III
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Práticas Pedagógicas
Estágio Curricular Supervisionado
Elaboração de TCC
8º Semestre
O curso oferecerá condições para que o estudante possa situar a filosofia cristã no âmbito das filosofias contemporâneas. Argumentar-se-á que a Visão Cristã Teísta do Mundo é a melhor alternativa para a vida em geral.
Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – e a questão da pessoa com surdez: aspectos clínicos, educacionais e culturais. Conversação em Libras. Lingüística das línguas espaços-visuais e suas implicações para o ensino-aprendizagem de línguas para surdos. O intérprete da Libras no contexto escolar e questões sobre o letramento de alunos surdos bilíngües e/ou oralizados. A intervenção do professor e propostas de ensino na educação de surdos. Tradução e Interpretação de músicas e narrativas em Libras/Português e Português/Libras
Planejamento e avaliação da práxis social educativa em espaço não formais de educação, tais como: Ongs, classes hospitalares, brinquedotecas, museus, entre outros, articulado com as questões da cidadania e a pluralidade cultural.
Apresenta a formação histórica e social da EJA e metodologias para o ensino do jovem e do adulto.
Público Alvo da Educação Especial e de estratégias de ensino na Educação Inclusiva
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Práticas Pedagógicas
Estágio Curricular Supervisionado
Elaboração de TCC