Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Reflexão sobre a existência de Deus e Sua revelação através da Escritura, de Jesus Cristo e da Natureza. Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua natureza, amor e atuação na história deste mundo. Descrição da historicidade de Cristo.
Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – e a questão da pessoa com surdez: aspectos clínicos, educacionais e culturais. Conversação em Libras. Lingüística das línguas espaços-visuais e suas implicações para o ensino-aprendizagem de línguas para surdos. O intérprete da Libras no contexto escolar e questões sobre o letramento de alunos surdos bilíngües e/ou oralizados. A intervenção do professor e propostas de ensino na educação de surdos. Tradução e Interpretação de músicas e narrativas em Libras/Português e Português/Libras
Estudo dos conceitos, gêneros e correntes literárias.
Estudo das teorias linguísticas fundadoras necessárias para a formação linguística do futuro profissional e pesquisador, incluindo as teorias de aquisição da linguagem.
Fundamentos da Língua Portuguesa
2º Semestre
Introdução ao estudo da antropologia teológica. A teologia adventista do grande conflito. Estudo da origem e natureza do ser humano sob a perspectiva bíblica, considerando as questões da diversidade étnico-cultural. Origem, natureza e essência do pecado e suas implicações para a humanidade. Morte e ressurreição na Bíblia.
Os conceitos fundamentais da didática: planejamento, estratégias de ensino e avaliação para a construção de um exercício profissional competente, reflexivo e articulado à construção da cidadania, considerando a importância da educação ambiental, do combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo, e dos direitos humanos. Identificação de formas de utilização pedagógica dos meios digitais para a aprendizagem.
A educação e o desenvolvimento do sistema escolar a partir de uma perspectiva histórica, identificando as causas da diversidade de correntes filosóficas e as grandes questões sociológicas da educação escolar, evidenciando a importância da filosofia, da história e da sociologia da educação na constituição do sujeito-cidadão, assim, como legislações educacionais que tratam da educação ambiental, direitos humanos, afro-descendentes e indígenas, inclusão do deficiente e bullying.
Fonética e Fonologia do Português
Gramática e Aplicação do Inglês
Aplicação do Português
3º Semestre
Estudo das características da ciência e da Bíblia. Controvérsias entre a Ciência e a Bíblia. Hipóteses para a origem do universo e do planeta Terra: principais modelos das origens, na perspectiva da estrutura conceitual evolucionista e criacionista. Implicações filosóficas e sociológicas do Evolucionismo. Implicações filosóficas e sociológicas do Criacionismo. As visões de mundo e as relações da Bíblia com a Ciência.
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
Estudo de métodos e abordagens no ensino da língua portuguesa. Elaboração e execução do planejamento didático-docente de língua materna e de literatura de sua metodologia de ensino, bem como o uso dos recursos didáticos atuais que podem ser úteis ao magistério.
Escolas psicológicas contemporâneas (matrizes do pensamento psicológico). Psicólogos representativos: vida e obra e sua influência na cultura e educação. Análise das diversas teorias da personalidade e suas relações com a construção da identidade do sujeito no mundo pós-moderno com base nos princípios bíblico-cristãos.
Estudo dos processos históricos de formação da língua portuguesa; noções de latim, romanço e galego-português.
Produção de textos escritos, visando ao desenvolvimento da criatividade e à reflexão sobre o funcionamento e o uso da língua portuguesa. Trabalho com textos livres e de gêneros diferentes como ensaio, poesia, conto, crônica ou romance, tendo em vista não a prática de um gênero isolado, mas sim a própria categoria Texto, em suas estruturas elementares.
Condições de produção, circulação e recepção da literatura portuguesa em consonância com os autores e as obras relevantes de cada período.
4º Semestre
Estudo do plano da redenção conforme apresentado na história bíblica e especialmente revelado na vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo, segundo os Evangelhos.
Desenvolvimento das etapas de construção do projeto de pesquisa do trabalho de curso. Definição doproblema de pesquisa, objetivo geral e específicos, justificativa, revisão de literatura, metodologia,cronograma e orçamento do Trabalho de Curso. Apresentação do manual de normas para elaboraçãode monografias e artigos do UNASP e da ABNT. Discussão do processo de orientação e do regulamentodo curso para elaboração do Trabalho de Curso.
Estudo de métodos e abordagens no ensino da língua portuguesa. Elaboração e execução do planejamento didático-docente de língua materna e de sua metodologia de ensino, bem como o uso dos recursos didáticos atuais que podem ser úteis ao magistério.
Estudo dos principais autores da literatura brasileira no período colonial e de suas respectivas obras.
Morfossintaxe do Português
5º Semestre
Estudo da interpretação bíblico-cristã da história e dos eventos futuros. Ações de Deus no passado. Sua atuação no presente e seus planos para o futuro.
Noções de análise do discurso de linha francesa e de pragmática que, dialogando com domínios do conhecimento que tomam a língua em si como objeto (morfologia, fonologia e sintaxe), transpõe os limites da linguística da oração para estudar aspectos linguísticos e extralinguísticos da chamada “linguística transfrástica”. Noções estudadas a partir da análise das condições de produção, circulação e recepção de textos que contemplem os temas da diversidade cultural, do preconceito social, religioso, racial, linguístico, de gênero, etc., provenientes de diversas instâncias discursivas e suas manifestações linguísticas e culturais.
Estudo dos principais autores da literatura brasileira na era nacional e de suas respectivas obras.
Iniciação à semântica e à lexicologia da língua portuguesa, levando em conta as relações entre a sintaxe e a semântica e o ensino de línguas. Estudo dos temas centrais da semântica com base em três correntes teóricas distintas – referencial, mentalista e pragmática. Estudo do léxico; a noção de dicionário em relação à língua e ao discurso; seu alcance e seus limites.
Metodologia e Estágio Supervisionado do Ensino de Português I
6º Semestre
Conhecimento e prática dos conceitos bíblicos e científicos de saúde. O estilo de vida adventista. O conceito de saúde integral e dos fatores que contribuem para a saúde. Relação da mensagem de saúde com a terceira mensagem angélica e o testemunho cristão.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Estudo do conceito, origens, manifestações e qualidade da literatura infanto-juvenil. Análise de alguns autores e suas obras.
Discurso e Argumentação
Metodologia e Estágio Supervisionado do Ensino Português II