Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
O léxico e a gramática básica da língua inglesa, contextualizados em funções, visando ao desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas de compreensão e produção oral e escrita: listening, reading, speaking, writing.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Estudo das teorias linguísticas fundadoras necessárias para a formação linguística do futuro profissional e pesquisador, incluindo as teorias de aquisição da linguagem.
Estudo dos conceitos, gêneros e correntes literárias.
Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – e a questão da pessoa com surdez: aspectos clínicos, educacionais e culturais. Conversação em Libras. Linguística das línguas espaços-visuais e suas implicações para o ensino-aprendizagem de línguas para surdos. O intérprete de libras no contexto escolar e questões sobre o letramento de alunos surdos bilíngues e/ou oralizados. A intervenção do professor e propostas de ensino na educação de surdos. Tradução e interpretação de músicas e narrativas em libras/português e português/libras.
Fundamentos da Língua Inglesa
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Conceitos básicos de fonética e fonologia aplicados ao estudo e ensino da língua inglesa:elementos de fonética articulatória; o aparelho fonador; ponto e modo de articulação; sonoridade enasalidade; consoantes e vogais; alfabeto fonético; elementos de fonologia: fonemas e alofones; traços distintivos; processos fonológicos; sílaba e acento; reflexão sobre as relações entre conteúdosde fonética/fonologia estudados e o ensino de língua Inglesa.
A educação e o desenvolvimento do sistema escolar a partir de uma perspectiva histórica, identificando as causas da diversidade de correntes filosóficas e as grandes questões sociológicas da educação escolar, evidenciando a importância da filosofia, da história e da sociologia da educação na constituição do sujeito-cidadão, assim, como legislações educacionais que tratam da educação ambiental, direitos humanos, afro-descendentes e indígenas, inclusão do deficiente e bullying.
Tópicos de Atualização Interdisciplinar I
A educação e o desenvolvimento do sistema escolar a partir de uma perspectiva histórica, identificando as causas da diversidade de correntes filosóficas e as grandes questões sociológicas da educação escolar, evidenciando a importância da filosofia, da história e da sociologia da educação na constituição do sujeito-cidadão, assim, como legislações educacionais que tratam da educação ambiental, direitos humanos, afro-descendentes e indígenas, inclusão do deficiente e bullying.
Os conceitos fundamentais da didática: planejamento, estratégias de ensino e avaliação para a construção de um exercício profissional competente, reflexivo e articulado à construção da cidadania, considerando a importância da educação ambiental, do combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo, e dos direitos humanos. Identificação de formas de utilização pedagógica dos meios digitais para a aprendizagem.
Gramática e Aplicação do Inglês
3º Semestre
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
Escolas psicológicas contemporâneas (matrizes do pensamento psicológico). Psicólogos representativos: vida e obra e sua influência na cultura e educação. Análise das diversas teorias da personalidade e suas relações com a construção da identidade do sujeito no mundo pós-moderno com base nos princípios bíblico-cristãos.
Apresentação dos tipos de conhecimento e do papel da ciência. Desenvolvimento de habilidades efamiliarização com técnicas e normas para a produção de trabalhos acadêmicos. Desenvolvimento dalógica para a formulação de problema de pesquisa, objetivo geral e objetivos específicos de umapesquisa.
Estudo dos principais autores da literatura brasileira na era nacional e de suas respectivas obras.
Produção de textos escritos, visando ao desenvolvimento da criatividade e à reflexão sobre o funcionamento e o uso da língua portuguesa. Trabalho com textos livres e de gêneros diferentes como ensaio, poesia, conto, crônica ou romance, tendo em vista não a prática de um gênero isolado, mas sim a própria categoria Texto, em suas estruturas elementares.
Compreensão e Produção Escrita do Inglês
4º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
Tópicos de Atualização Interdisciplinar III
A legislação educacional, desde a LDB, até às legislações relativas à questão cidadã e articulando-as aos conceitos e práticas da gestão escolar.
Estudo dos aspectos metodológicos para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, e análise de métodos e técnicas de pesquisa, visando a detalhar e implementar o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, com o acompanhamento do docente orientador.
Estudo de métodos e abordagens no ensino da língua portuguesa. Elaboração e execução do planejamento didático-docente de língua materna e de sua metodologia de ensino, bem como o uso dos recursos didáticos atuais que podem ser úteis ao magistério.
Compreensão e Produção Oral do Inglês
Introdução geral à literatura inglesa, através do estudo dos seus períodos literários eprincipais representantes, levando?se em conta as características políticas e sócio?históricas de cadaperíodo.
5º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Noções de análise do discurso de linha francesa e de pragmática que, dialogando com domínios do conhecimento que tomam a língua em si como objeto (morfologia, fonologia e sintaxe), transpõe os limites da linguística da oração para estudar aspectos linguísticos e extralinguísticos da chamada “linguística transfrástica”. Noções estudadas a partir da análise das condições de produção, circulação e recepção de textos que contemplem os temas da diversidade cultural, do preconceito social, religioso, racial, linguístico, de gênero, etc., provenientes de diversas instâncias discursivas e suas manifestações linguísticas e culturais.
Aprofundamento dos conhecimentos gramaticais e lexicais do aluno combase em diferentes insumos linguísticos orais e escritos. Revisão e aprofundamento dosistema verbal da língua inglesa (voz ativa e passiva, discurso direto e indireto).Tipologia oracional (orações substantivas, adjetivas e adverbiais). Verbos modais eseus níveis de probabilidade. Orações condicionais. O grupo nominal. Noções de inglêsliterário/elisabetano.
Introdução geral à literatura norte?americana através do estudo dos seus períodos literáriose principais representantes. Textos contextualizados dos autores clássicos da prosa e da poesia.
Metodologia e Estágio Supervisionado do Ensino de Inglês I
6º Semestre
Conhecimentos antropológicos, filosóficos e sociológicos aplicados à saúde. Estudodos determinantes sociais (individuais e coletivos) no processo saúde doença e suas implicações para a prática profissional.