Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
O léxico e a gramática básica da língua inglesa, contextualizados em funções, visando ao desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas de compreensão e produção oral e escrita: listening, reading, speaking, writing.
A língua e seu contexto social e cultural. Variação e mudança linguística. Concepção de gramática, norma, variação. O português do Brasil. Estudo de gramáticas pedagógicas. Análise dos usos linguísticos considerando os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos na ampliação da competência comunicativa dos alunos no ouvir, na leitura e na produção de textos orais e escritos.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Estudo das teorias linguísticas fundadoras necessárias para a formação linguística do futuro profissional e pesquisador, incluindo as teorias de aquisição da linguagem.
Estudo dos conceitos, gêneros e correntes literárias.
Atividades Integradoras
Prática Pedagógica
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Elementos mais característicos da cultura inglesa e norte?americana. Análise de fatoshistóricos, políticos e sociais que envolvem a atualidade e que representam fatores marcantes para ospovos dessa cultura.
Conceitos básicos de fonética e fonologia aplicados ao estudo e ensino da língua inglesa:elementos de fonética articulatória; o aparelho fonador; ponto e modo de articulação; sonoridade enasalidade; consoantes e vogais; alfabeto fonético; elementos de fonologia: fonemas e alofones; traços distintivos; processos fonológicos; sílaba e acento; reflexão sobre as relações entre conteúdosde fonética/fonologia estudados e o ensino de língua Inglesa.
A educação e o desenvolvimento do sistema escolar a partir de uma perspectiva histórica, identificando as causas da diversidade de correntes filosóficas e as grandes questões sociológicas da educação escolar, evidenciando a importância da filosofia, da história e da sociologia da educação na constituição do sujeito-cidadão, assim, como legislações educacionais que tratam da educação ambiental, direitos humanos, afro-descendentes e indígenas, inclusão do deficiente e bullying.
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
A linguagem no contexto social; língua e variação; mudança linguística; variação linguística e ensino de língua; a abordagem do texto.
Atividades Integradoras
Prática Pedagógica
3º Semestre
Caracterização da Ciência, Religião e Teologia. Discussão das formas possíveis deinteração entre a Religião e a Ciência e o estudo de casos históricos. As visões de mundoe as relações da Bíblia com a Ciência.
Comunicação oral (speaking) e escrita (writing). Na comunicação oral: prática de fluência; realização de tarefas orais (tasks); storytelling; dramatizações de conversações; entrevistas; discussões, expressão de opiniões, informações pessoais e explicações. Na comunicação escrita: a organização de ideias; coerência e coesão; uso de palavras referenciais; produção escrita em diferentes gêneros; pontuação correta; produção de composições expressando opiniões.
Escolas psicológicas contemporâneas (matrizes do pensamento psicológico). Psicólogos representativos: vida e obra e sua influência na cultura e educação. Análise das diversas teorias da personalidade e suas relações com a construção da identidade do sujeito no mundo pós-moderno com base nos princípios bíblico-cristãos.
Estudo dos autores representativos dos principais gêneros da antiga literatura greco-romana.
Aspectos e componentes morfossintáticos da língua inglesa, com vistas ao desenvolvimentodas habilidades comunicativas de compreensão e produção oral e escrita (listening, speaking, reading,writing). Estruturas morfológicas básicas, morfologia verbal e nominal, constituintes morfológicos esintáticos do período da língua inglesa. Funções sintáticas e tipologia oracional.
Iniciação à semântica e à lexicologia da língua portuguesa, levando em conta as relações entre a sintaxe e a semântica e o ensino de línguas. Estudo dos temas centrais da semântica com base em três correntes teóricas distintas – referencial, mentalista e pragmática. Estudo do léxico; a noção de dicionário em relação à língua e ao discurso; seu alcance e seus limites.
Atividades Integradoras
Prática Pedagógica
O desenvolvimento histórico da língua inglesa. O inglês no contexto das línguas indo?europeias. A periodização do desenvolvimento do inglês. Mudanças fonéticas. A analogia no inglês. Odesenvolvimento do vocabulário do inglês. A história das flexões do inglês.
4º Semestre
Recursos estruturais, sintáticos, expressivos e estilísticos do inglês e do português. Contrastesde pronúncia inglês/português. Problemas de tradução e interpretação.
Desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa (reading) de diferentes gênerostextuais, envolvendo temas variados. Processos linguísticos e cognitivos da leitura com vistas aoaprimoramento da habilidade discursiva e crítica, bem como da competência tradutória.
Os conceitos fundamentais da didática: planejamento, estratégias de ensino e avaliação para a construção de um exercício profissional competente, reflexivo e articulado à construção da cidadania, considerando a importância da educação ambiental, do combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo, e dos direitos humanos. Identificação de formas de utilização pedagógica dos meios digitais para a aprendizagem.
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
Estudo dos principais autores da literatura brasileira no período colonial e de suas respectivas obras.
Produção de textos escritos, visando ao desenvolvimento da criatividade e à reflexão sobre o funcionamento e o uso da língua portuguesa. Trabalho com textos livres e de gêneros diferentes como ensaio, poesia, conto, crônica ou romance, tendo em vista não a prática de um gênero isolado, mas sim a própria categoria Texto, em suas estruturas elementares.
Atividades Integradoras
Prática Pedagógica
5º Semestre
Desenvolvimento da habilidade oral em língua inglesa (listening), envolvendo situações etemas variados. Processos linguísticos e cognitivos da oralidade com vistas ao aprimoramento dahabilidade oral e crítica, bem como da competência tradutória oral.
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Estudo dos principais autores da literatura brasileira na era nacional e de suas respectivas obras.
Estudo de métodos e abordagens no ensino da língua portuguesa. Elaboração e execução do planejamento didático-docente de língua materna e de literatura de sua metodologia de ensino, bem como o uso dos recursos didáticos atuais que podem ser úteis ao magistério.
Pesquisa, análise e produção de material didático: livros, softwares, videoaulas e outras mídias para instrumentalização do trabalho docente.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Atividades Integradoras
Estágio Curricular Supervisionado
6º Semestre
Introdução geral à literatura inglesa, através do estudo dos seus períodos literários eprincipais representantes, levando?se em conta as características políticas e sócio?históricas de cadaperíodo.
Estudo de métodos e abordagens no ensino da língua portuguesa. Elaboração e execução do planejamento didático-docente de língua materna e de sua metodologia de ensino, bem como o uso dos recursos didáticos atuais que podem ser úteis ao magistério.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Estudo sobre estilo de vida, qualidade de vida e promoção da saúde, desde uma perspectiva bíblica. Relação entre Meio ambiente, Sustentabilidade e boa qualidade de vida. Conscientização sobre hábitos de vida saudável e sustentável. Análise da posição Adventista do Sétimo Dia sobre questões ambientais e de saúde.
Estudo dos aspectos metodológicos para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, e análise de métodos e técnicas de pesquisa, visando a detalhar e implementar o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, com o acompanhamento do docente orientador.
Comunicação escrita em língua inglesa: a organização de ideias; coerência e coesão; uso depalavras referenciais; produção escrita em diferentes gêneros; pontuação correta; produção decomposições (essays) expressando opiniões.
Atividades Integradoras
Estágio Curricular Supervisionado
7º Semestre
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Introdução geral à literatura norte?americana através do estudo dos seus períodos literáriose principais representantes. Textos contextualizados dos autores clássicos da prosa e da poesia.
A legislação educacional, desde a LDB, até às legislações relativas à questão cidadã e articulando-as aos conceitos e práticas da gestão escolar.
Elaboração das etapas iniciais do Trabalho de Conclusão de Curso, com acompanhamento de docente-orientador, com base nas teorias estudadas e na prática vivenciada em estágio curricular supervisionado.
Estágio Curricular Supervisionado
8º Semestre
Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – e a questão da pessoa com surdez: aspectos clínicos, educacionais e culturais. Conversação em Libras. Linguística das línguas espaços-visuais e suas implicações para o ensino-aprendizagem de línguas para surdos. O intérprete de libras no contexto escolar e questões sobre o letramento de alunos surdos bilíngues e/ou oralizados. A intervenção do professor e propostas de ensino na educação de surdos. Tradução e interpretação de músicas e narrativas em libras/português e português/libras.
Prática de fluência; realização de tarefas orais; storytelling; dramatizações de conversações;entrevistas; discussões, expressão de opiniões, informações pessoais e explicações.
Condições temáticas e ideológicas da literatura. Linha de comparação entre as obras escritasem inglês com obras de diferentes culturas e/ou escritas em outras línguas ou mídias.Interdisciplinaridade como mola propulsora da literatura comparada.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Coordenação pedagógica e acadêmica, em grupo e individualizada da realização da pesquisa, produção do texto científico para a conclusão do curso. Estrutura de diferentes modalidades na apresentação do trabalho: monografia, artigo científico, portfólio, trabalho experimental (projetos práticos), segundo o regulamento de TCC da instituição.
Entender a religiosidade como um fenômeno humano inerente. Compreender a importância da formação religiosa como um diferencial na vida pessoal e profissional. Conscientizar os estudantes quanto à sua inserção na história e cultura afro-brasileira e indígena. Perceber a demanda por profissionais cujo perfil inclua a formação religiosa.
Atividades Integradoras
Estágio Curricular Supervisionado