Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Funções: Domínio e imagem, propriedades e gráficos, funções polinomiais e funções transcendentais, funções compostas, por partes e inversas. Limite: noção intuitiva, propriedades, cálculo de limites, limites no infinito, limites infinitos. Continuidade. Derivada: a reta tangente, definição, regras de derivação, derivada da função composta, derivadas sucessivas, derivação implícita. Diferencial. Aplicações: velocidade e aceleração, taxa de variação, estudo de máximos e mínimos
Vetores. Dependência Linear. Base. Produto escalar. Produtovetorial. Produto misto. Coordenadas Cartesianas. Retas. Planos. Distâncias. Cônicas.
Aspectos regimentais da Graduação em Engenharia Civil no UNASP e aspectos profissionais: relação Engenheiro-CREA. A história da Engenharia Civil no Brasil e no mundo. Relação Arquiteto-Engenheiro. O Engenheiro Civil no escritório e na obra: relação com os técnicos. As áreas da Engenharia Civil: construção civil, geotecnia, hidrotecnia, sistemas estruturais e transportes. A Engenharia de Produção Civil. O Engenheiro Civil e a conservação do meio ambiente e sustentabilidade. O exercício da profissão e os direitos humanos.
ciência física como forma de compreensão dos fenômenos naturais tais como a interação entre os corpos, a eletricidade, o magnetismo, a estática e a dinâmica. Introdução dos conceitos de grandeza, métodos de medidas, erro das medidas, notação numérica, unidades, sistemas métricos e bases dimensionais. Teoria e propagação dos erros. Compreensão e análise de dados em diferentes tipos de gráficos. Vetores e propriedades dos vetores. Cinemática unidimensional e bidimensional. Movimentos simultâneo e circular. Leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Trabalho e Energia. Conservação da Energia. Práticas de Laboratório..
Sistemas numéricos. Sistema Binário. Diagramas de fluxo. Estruturas de programação e construção de algoritmos. Implementação de planilhas eletrônicas. Uso do Microsoft Excel para elaboração de formulários e aplicações para engenharia.
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
Atividades Complementares I
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Matrizes e suas propriedades. Sistemas de equações lineares.Espaço e subespaço vetorial: combinação linear, conjuntos LI e LD. Transformações lineares.Autovalores e Autovetores. Aplicações à engenharia de produção com utilização de software.
A anti-derivada. Integral indefinida: definição e propriedades. Métodos de integração por substituição e por partes. Solução de integrais trigonométricas. O problema da área. Somas de Riemann. A integral definida. Teorema Fundamental do Cálculo. Aplicações da integral definida: cálculo de áreas, cálculo de volumes, comprimento de arco, cálculo de superfícies. Integral imprópria.
Introdução aos materiais estruturais. Meio ambiente e materiais estruturais. Elementos estruturais: conceituação geral, estruturas lineares, estruturas de superfície, estruturas de volume (fios e cabos; arcos; treliças; vigas; grelhas; pilares; placas; chapas; cascas; blocos e sapatas). Noções básicas de estática: definição e classificação de forças. Ponto material e corpo rígido. Decomposição de uma força. Resultante de forças aplicadas num ponto. Forças aplicadas num corpo rígido. Forças externas e internas. Diagrama de corpo livre. Momento de uma força. Sistema de forças equivalentes. Classificação das estruturas. Estruturas lineares planas. Vínculos externos e internos. Determinação geométrica. Equilíbrio em duas dimensões. Equilíbrio em três dimensões. Cálculo de reações de apoio. Esforços solicitantes: força normal, cortante e momento fletor. Diagramas de esforços solicitantes para vigas e pórticos. Análise de treliças: determinação analítica dos esforços internos nas barras, determinação dos esforços internos por processo de Ritter.
Conservação da quantidade de movimento. Rotação. Quantidade de movimento angular. Conservação da quantidade de movimento angular. Equilíbrio Estático e Elasticidade. Oscilações Práticas de Laboratório.
Introdução ao hardware e periféricos gráfico, estrutura genérica de softwares de desenho técnico. Primitivas gráficas e operações de manipulação de elementos gráficos. Execução de desenhos com softwares de desenho técnico. Desenhos 2D. Desenhos 3D. Vistas a partir de modelos 3D. Importação e exportação de dados. Uso de bibliotecas gráficas. Esboços e modelamento paramétrico. Aplicações especiais: dobra, solda, etc. Montagem de conjuntos. Visualização de movimentos e interferências.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Atividades Complementares II
3º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
Funções de várias variáveis – conceito, gráficos. Cálculo de limites de funções de várias variáveis. Derivadas parciais – definição, plano tangente, vetor gradiente. Métodos de derivação de funções de várias variáveis. Derivadas direcionais. Máximos e mínimo de funções de várias variáveis. Integral múltipla. Aplicações. Integrais curvilíneas. Integrais de superfície.
Noções básicas de estatística descritiva e inferencial. Estudo de probabilidade e suas distribuições. Variáveis aleatórias. Modelos probabilísticos discretos e contínuos. Estimação de parâmetros. Intervalos de confiança. Testes de hipótese paramétricos e não paramétricos. Análise de Variância.
Introdução à eletricidade. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Dipolo elétrico. Movimento de cargas em campos elétricos. Cálculo do campo elétrico de uma distribuição contínua de cargas. Lei de Gauss. Cálculo do campo elétrico usando a lei de Gauss. Potencial elétrico. Potencial de uma distribuição contínua de cargas. Corrente elétrica: resistência e Lei de Ohm, energia nos circuitos elétricos. Campo magnético: força magnética, Movimento de cargas em campos magnéticos. Circuitos de corrente alternada. Práticas de Laboratório.
Bases para representação gráfica. Desenho artístico. Composição, desenho de observaçãoe de memória. Percepção das formas. Expressão de ideias através da comunicação visual.Introdução às Normas Gerais do Desenho Técnico (ABNT). Representação gráfica doselementos construtivos aplicados nos projetos de Arquitetura.
Flexão composta: flexão composta normal, flexão composta oblíqua. Centro de cisalhamento. Análise de tensões: estado plano de tensões, tensões principais e tensões de cisalhamento máximas, círculo de Mohr para estado plano de tensões, Lei de Hooke para estado plano de tensões, estado tri-axial de tensões. Análise das deformações: estado plano de deformações, deformações principais. Aplicações da análise de tensões: tensões máximas em vigas. Linha elástica: equações diferenciais da curva de deslocamento, linha elástica por integração da equação do momento fletor. Peças comprimidas: flambagem e estabilidade, condições de apoio e comprimentos de flambagem, equação de Euler, comportamento elástico e inelástico de uma barra, flambagem inelástica.
Estudo da matéria. Funções inorgânicas e principais funções orgânicas. Fundamentos de equilíbrio químico. Diagramas de fases. Transformações de fases. Noções de físico-química. Introdução à química dos materiais da Construção Civil: estruturas e propriedades das cerâmicas, polímeros e metais. Práticas de laboratório.
Estudo instrumental do inglês: noções gramaticais da língua; interpretação e tradução de textos técnicos de engenharia e áreas afins.
Atividades Complementares III
4º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Estrutura da terra - principais fenômenos geológicos atuantes na crosta terrestre; minerais; origem, propriedades e classificação das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Caracterização e classificação geológico/geotécnica de rochas e de maciços rochosos; aplicações da geologia em estudos de taludes, estradas, túneis, barragens e em planejamento urbano e regional. Solos: origem, formação e caracterização. Índices físicos; Granulometria, Classificação.
Compreensão dos conceitos básicos de hidráulica, estudo do escoamento em condutos forçados, cálculo de perdas de carga localizadas, análise de sistemas hidráulicos de tubulações, cálculo de sistemas elevatórios (bombas e instalações), caracterização do fenômeno da cavitação, estudo do escoamento em condutos livres, dimensionamento de canais em escoamento permanente e uniforme, projetos e construções de canais, conhecimento e estudo do ressalto hidráulico, conhecimento dos dispositivos de medidas de vazão (orifícios, tubos curtos e vertedores), conhecimento da necessidade da preservação dos canais naturais para a mitigação de enchentes, conhecimento dos impactos negativos da canalização dos cursos d’água para o meio ambiente, práticas de laboratório.
Materiais de construção: classificação, condições de emprego e normalização. Aglomerantes aéreos: gesso e cal. Aglomerantes hidráulicos: cal hidráulica e cimento Portland. Tipos de cimento Portland. Agregados: naturais e artificiais, miúdos e graúdos. Argamassas: propriedades, aplicações, dosagem, produção. Resíduos e reciclagem na construção civil. Práticas de Laboratório.
Flexão composta: flexão composta normal, flexão composta oblíqua. Centro de cisalhamento. Análise de tensões: estado plano de tensões, tensões principais e tensões de cisalhamento máximas, círculo de Mohr para estado plano de tensões, Lei de Hooke para estado plano de tensões, estado tri-axial de tensões. Análise das deformações: estado plano de deformações, deformações principais. Aplicações da análise de tensões: tensões máximas em vigas. Linha elástica: equações diferenciais da curva de deslocamento, linha elástica por integração da equação do momento fletor. Peças comprimidas: flambagem e estabilidade, condições de apoio e comprimentos de flambagem, equação de Euler, comportamento elástico e inelástico de uma barra, flambagem inelástica.
Representação de números no computador. Erros em métodos numéricos. Soluções de equações: métodos iterativos dabissecção, Newton e Secantes. Solução de sistemas de equações lineares: métodositerativos de Jacobi-Richardson e de Gauss-Seidel. Determinação numérica de auto-valores eauto-vetores. Aproximação de funções: método dos mínimos quadrados. InterpolaçãoPolinomial de Lagrange e de Newton. Integração Numérica: fórmulas de Newton-Cotes.
Noções gerais de Topografia, Geodésia e Cartografia. Métodos expeditos e regulares de levantamento planimétrico. Nivelamento geométrico e trigonométrico. Divisão de terras: Desmembramento e Remembramento. Locação de terraços. Locação de taipas. Plantas topográficas: normas, especificações da ABNT e desenho. Locação de obras rurais Levantamento de perfis longitudinais. Levantamento taqueométrico. Terraplenagem e barragens de terra. Levantamento de bacias hidrográficas e de bacias hidráulicas. Utilização de meios eletrônicos e softwares de Topografia.
Estudo instrumental do inglês: noções gramaticais da língua; interpretação e tradução de textos técnicos de engenharia e áreas afins.
Atividades Complementares IV
5º Semestre
Conhecer e utilizar os princípios que contribuem para uma vida pessoal e profissional de melhor qualidade.
Caracterização dos componentes dos sistemas de transporte. Física da locomoção de veículos. Fluxo de veículos e seu controle. Capacidade e nível de serviço de rodovias. Aspectos econômicos e sociais do transporte. Demanda por transporte. Impactos ambientais dos sistemas de transportes. Logística - conceito, importância, estrutura e tendências. Sistemas de transporte - importância, estrutura, características dos serviços. Distribuição física, administração de tráfego, roteirização de veículos. Localização de depósitos e de armazéns. Teoria das Filas aplicada ao transporte
Ampliação dos conceitos de classificação estática e de determinação geométrica das estruturas. Princípio dos trabalhos virtuais: cálculo de deslocamentos em estruturas, cálculo dos esforços internos, cálculo de reações de apoio. Método dos esforços ou das forças: conceituação geral, aplicação a vigas, aplicação a pórticos planos, aplicação a grelhas, aplicação a treliças planas ideais e processo dos esforços em problemas com temperatura e recalque de apoios. Processo dos deslocamentos: conceituação geral, aplicação a vigas e a pórticos planos. Equação dos três momentos: conceituação geral, aplicação a vigas e a pórticos planos. Processo de Cross: conceituação geral, aplicação a vigas e a pórticos planos. Linhas de influência de estruturas planas isostáticas: conceituação geral e aplicação a vigas.
Compreensão do Ciclo Hidrológico e sua importância para a vida no planeta. Identificação e caracterização de bacias hidrográfica. Conhecimento das atividades antrópicas que provocam impacto nos recursos hídricos. Compreensão da importância do gerenciamento de recursos hídricos. Compreensão da importância da preservação ambiental para a preservação dos recursos hídricos. Levantamento de dados hidrológicos. Conhecimento e estudo do Balanço Hídrico. Conhecimento dos conceitos de precipitação; infiltração; evapotranspiração; e escoamento superficial. Estudo da Estatística aplicada à Hidrologia. Dimensionamento e operação de reservatórios. Conhecimento da Hidrologia urbana e dos efeitos da urbanização sobre as inundações. Estudo da propagação de cheias em canais e reservatórios. Estudo das águas subterrâneas. Conhecimento do direito que todos(as) têm a água. Elaboração de Trabalhos Práticos.
Introdução: especificações técnicas, normalização, propriedades gerais dos corpos e esforços mecânicos. Aço para concreto armado e protendido. Propriedades do concreto fresco; Propriedades do concreto endurecido; Concreto dosado em central; Dosagem de concreto: métodos; ensaios mecânicos. Programas de reciclagem na construção civil.
Tração, compressão e cisalhamento: tensão e deformações normais, propriedades mecânicas dos materiais, elasticidade, plasticidade, fluência, lei de Hooke, coeficiente de Poisson, tensão e deformação de cisalhamento. Membros carregados axialmente: variação nos comprimentos de membros carregados axialmente. Torção: barras circulares de materiais elástico lineares, torção não uniforme, tensões e deformações em cisalhamento puro, relação entre E e G, membros de torção estaticamente indeterminados, cisalhamento puro, tubos de paredes finas. Centroides e momentos de inércia: centróides de figuras planas simples e compostas, momentos de inércia de figuras planas, teorema dos eixos paralelos para momentos de inércia, momento de inércia polar, produtos de inércia, rotação de eixos, eixos principais e momentos de inércia principais. Flexão pura e simples: curvatura de uma viga, deformações longitudinais em vigas, tensões normais em vigas, tensões de cisalhamento em vigas retangulares e vigas T, fluxo de cisalhamento.
Estudo instrumental do inglês: noções gramaticais da língua; interpretação e tradução de textos técnicos de engenharia e áreas afins.
Atividades complementares
6º Semestre
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Conceitos e definições. Capacidade, nível e volume de serviço nas vias. Estudos sobre o tráfego. Tráfego nas intersecções. Sinalização e suas relações com o tráfego. Aspectos econômicos do tráfego e levantamento de dados sobre o tráfego.
Materiais para concreto armado: concreto em compressão simples, concreto em tração simples, relação tensão-deformação do concreto simples, módulos de deformação, propriedades do concreto com o tempo, concreto sob carga de longa duração, aços para concreto armado e durabilidade das estruturas de concreto. Produção sustentável de estruturas de concreto. Ações e segurança nas estruturas de concreto. Flexão simples: hipóteses básicas para o dimensionamento, Estádios de carregamento I, II e III, verificação de tensões nos estádios I e II, momento de fissuração, diagrama tensão-deformação dos materiais, domínios de deformação, diagrama retangular de tensões para o concreto no estádio III, determinação do momento limite para seções retangulares com armadura simples, dimensionamento de seções retangulares com armadura simples e dupla através de equações e por tabelas, armadura mínima, dimensionamento de vigas T com armadura simples e dupla. Esforço cortante: treliça clássica de Mörsch, treliça generalizada, mecanismos resistentes complementares do concreto, critérios de dimensionamento da NBR 6118:2003, armadura mínima, força na armadura longitudinal de tração, peças de altura variável, seções próximas aos apoios, armadura de suspensão, armadura de costura, peças com dispensa de armadura transversal. Dimensionamento à torção: analogia da treliça de Mörsch; dimensionamento da armadura longitudinal e transversal, efeitos combinados de cortante mais torção. Ancoragem por aderência: tensão de aderência, tensão última de aderência, comprimento de ancoragem reta, comprimento de ancoragem com gancho, ancoragens em apoios de extremidade e internos, emendas por traspasse, armadura transversal nas ancoragens. Detalhamento da seção transversal: espaçamento entre barras e camadas, armadura de pele. Detalhamento longitudinal: escalonamento da armadura longitudinal (decalagem do diagrama de momentos fletores). Estados limites de serviço: formação de fissuras, abertura de fissuras e deslocamentos excessivos. Desenho e elementos das plantas de forma e de armação. Projeto de vigas isostáticas e contínuas.
Impacto da geometria da insolação junto aos materiais e cores aplicadas nas edificações. Ventilação natural e climatização. Carga térmica e sistemas de climatização. Custo da energia e conforto térmico.
Instalação predial para o transporte do esgoto sanitário, águas pluviais, água potável fria e quente. Uso da água pluvial para fins não potáveis. Sistemas hidráulicos de combate a incêndio por hidrantes e mangotinhos.
Direitos humanos: o direito à moradia e suas implicações no ambiente construído. Projetos: interdependência entre o projeto e a obra, implicações na aprovação de projetos. Segurança no trabalho: normas e implicações legais. Implantação da construção: reconhecimento do terreno, topografia do terreno, interferências, restrições, sondagens, locação da construção. Movimento de terra: terraplenagem, escavação manual e mecanizada. Fundações: sondagens, fundações diretas rasas e profundas, fundações indiretas. Processos Construtivos tradicionais: a evolução tecnológica da construção na história, taipa de mão, taipa de pilão, alvenaria de cerâmica, alvenaria de blocos, alvenaria armada, sistemas industrializados, sistemas construtivos sustentáveis. Concreto: condições de recepção e armazenamento, transporte lançamento, vibração e cura do concreto, condições de execução do concreto aparente. Formas: quantificação, reaproveitamento, escoramento. Aço: dobramentos, tabelas de ferros, substituição de tipos e bitolas. Alvenarias: recepção, armazenamento de materiais e execução. Coberturas: traçado de águas, estruturas de suporte, técnicas de execução. Revestimentos: argamassas, pintura, materiais cerâmicos, pedras decorativas. Impermeabilização. Esquadrias e ferragens: tipos e materiais usuais, vidros, tipos e sistema de colocação. Escadas e rampas. Instalações.
Estudo instrumental do inglês: noções gramaticais da língua; interpretação e tradução de textos técnicos de engenharia e áreas afins.
Atividades Complementares VI
7º Semestre
Caracterização da Ciência, Religião e Teologia. Discussão das formas possíveis deinteração entre a Religião e a Ciência e o estudo de casos históricos. As visões de mundoe as relações da Bíblia com a Ciência.
Teorias aplicadas ao planejamento na construção civil: lean construction, PDCA e 5S. Conceituação de projeto e estrutura organizacional. Organização física e administrativa de um canteiro de obras, transporte e movimentação na obra. Centros de custo e de apropriação. Ferramentas de planejamento: estrutura analítica de projetos, gráfico de Gantt, diagrama PERT/COM e curva S. Orçamentação, planejamento de custos, cronograma físico-financeiro. BDI. Contabilidade na obra. Planejamento de tempos e custos envolvendo mão-de-obra, materiais e equipamentos. Insumos: definição, alocação de recursos, administração de materiais, administração de recursos humanos: legislação, segurança do trabalho, seleção, treinamento e retenção de pessoal, formação e tipos de equipes, regimes de contratação. Gestão da qualidade em obras e técnicas de controle de qualidade. Acompanhamento geral do andamento da obra. Indicadores de produtividade. Relação de tempo custo em obras. Controle e análise de desempenho em obras. Aceleração de projetos. Licitações.
Pré-dimensionamento estrutural. Tipos de lajes. Lajes maciças de concreto armado: espessura mínima, cálculo de esforços e flechas por meio de tabelas, dimensionamento das armaduras, detalhamento de lajes maciças. Escadas: tipologia das escadas usuais de concreto armado, esforços em escadas, dimensionamento das escadas usuais de concreto armado, detalhamento de escadas. Estabilidade global das estruturas de concreto: pilar equivalente, classificação da estrutura em nós móveis e nós fixos, efeitos de 2° ordem globais, não linearidade física e geométrica, desaprumo, falta de alinhamento, ação do vento nas estruturas de concreto, parâmetro alfa (?), coeficiente gama z (?z). Flexão composta normal: cálculo das tensões nas armaduras, cálculo da resultante de compressão no concreto, equações de equilíbrio, cálculo da posição da linha neutra, diagramas de interação na flexão composta normal. Flexão composta oblíqua: equações de equilíbrio, determinação da linha neutra, cálculo da área de aço, diagramas de interação na flexão composta oblíqua. Pilares de concreto armado: determinação do índice de esbeltez, classificação dos pilares quanto ao índice de esbeltez, esforços de um pilar, excentricidades, processos simplificados da NBR 6118:2014 para o dimensionamento de pilares com índice de esbeltez menor ou igual a 90, detalhamento de pilares. Pilares-parede: efeitos de segunda ordem nos pilares-parede, flambagem local das lâminas dos pilares-parede, dimensionamento simplificado de pilares-parede incluindo os efeitos de flambagem local, imperfeições geométricas localizadas em pilares-parede. Vigas-parede: tensões em vigas parede, critérios de dimensionamento das vigas parede de concreto armado, detalhamento, projeto de uma viga parede. Projeto de pavimento tipo de edifício: projeto de lajes e pilares com esforços obtidos por processos simplificados.
Investigação do subsolo. Tipos e execução de fundações diretas e de fundações por estacas. Capacidade de carga de fundações. Recalque de fundações. Prova de carga estática em estaca e em placa. Tensão admissível em fundações diretas. Carga admissível e metodologias de projeto de fundações por estacas. Fundações em solos colapsíveis. Prova de carga dinâmica em estaca. Estatística de resistências de um estaqueamento. Segurança e confiabilidade de fundações. Análise do comportamento, métodos de cálculo e detalhamento dos elementos estruturais de fundação das estruturas correntes de concreto armado. Dimensionamento de fundações diretas e profundas. Interpretação de planta de cargas. Dimensionamento geométrico: fundações diretas e profundas. Dimensionamento estrutural: sapatas (isoladas, associadas, contínuas e em divisas), blocos sobre estacas (uma, duas, três e quatro estacas) e tubulões, blocos de transição e vigas de equilíbrio. Dimensionamento de estacas e tubulões. Muros de contenção de concreto armado: tipologia, determinação dos esforços, estabilidade quanto ao deslizamento e ao tombamento, tensão admissível do solo, dimensionamento e detalhamento de muros usuais de contenção em concreto armado.
Introdução: a situação dos Sistemas de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário e Drenagem Urbana no Brasil. Sistemas hidráulicos para obras de infraestrutura. Saneamento urbano englobando aspectos de recursos hídricos e Sistemas de Abastecimento de água, Sistemas de Esgotamento Sanitário e Sistemas de Drenagem de Águas Superficiais. Projeto e cálculo de obras de infraestrutura para saneamento básico.
Estudo instrumental do inglês: noções gramaticais da língua; interpretação e tradução de textos técnicos de engenharia e áreas afins.
8º Semestre
Entender a religiosidade como um fenômeno humano inerente. Compreender a importância da formação religiosa como um diferencial na vida pessoal e profissional. Conscientizar os estudantes quanto à sua inserção na história e cultura afro-brasileira e indígena. Perceber a demanda por profissionais cujo perfil inclua a formação religiosa.
Escolha do traçado de rodovias. Representação gráfica do projeto. Elementos para projeto geométrico. Curvas horizontais. Superelevação. Curvas circulares com transição. Perfil longitudinal: rampas e curvas. Seções transversais: elementos, dimensões, distribuição de superelevação. Interseções. Terraplenagem: movimentos de terra e equipamentos. Drenagem de rodovias. Conceituação e tipos de pavimentos. Fatores que governam o comportamento dos pavimentos, ruína estrutural e funcional. Estudo do subleito e camadas de reforço, sub-base e base. Revestimentos asfálticos. Estudo do carregamento veicular. Concepção, dimensionamento e análise mecanística de pavimentos. Avaliação e reforço de pavimentos. Políticas ambientais em projetos de vias e de pavimentos visando a redução de danos ambientais que violam direitos humanos como o direito à vida, ao bem-estar e a saúde.
Estruturas metálicas: Introdução às estruturas de aço: tipos de aços estruturais, ensaios de caracterização, propriedades dos aços, produtos siderúrgicos estruturais, tensões residuais, diagrama tensão-deformação e sistemas estruturais em aço. Produção sustentável do aço. Ações e segurança nas estruturas metálicas. Peças tracionadas: critérios de dimensionamento. Ligações com conectores: tipos de conectores e de ligações, disposições construtivas, dimensionamento dos conectores e dos elementos da ligação, distribuição de esforços em conectores. Ligações soldadas: tipos e simbologia das soldas, controle de qualidade, elementos construtivos para projeto, resistências das soldas, distribuição dos esforços nas soldas e combinação de soldas com conectores. Peças comprimidas: flambagem por flexão, comprimentos de flambagem, critérios de dimensionamento de hastes em compressão simples, flambagem local, peças compostas, flambagem por flexão e torção de peças comprimidas. Flexão simples: dimensionamento à flexão, dimensionamento da alma das vigas e limitação de deformações. Flexocompressão e Flexotração: conceito de viga-coluna, resistência da seção, viga coluna sujeita à flambagem no plano de flexão, dimensionamento de hastes à flexocompressão e à flexotração e sistemas de contraventamento. Vigas mistas de aço-concreto: conceituação geral, resistência à flexão de vigas mistas, dimensionamento dos conectores de cisalhamento e verificações no estado limite de utilização. Proteção contra corrosão. Desenvolvimento de projeto de um galpão industrial em pórtico plano treliçado. Critérios de pré-dimensionamento e análise de edifícios. Ação do vento em telhados. Estruturas de madeira: Conceituação geral: florestas naturais, reflorestamento e utilização da madeira, fisiologia da árvore, formação da madeira, anatomia e anisotropia da madeira, propriedades de resistência e elasticidades da madeira, tratamentos preservativos, métodos de ensaios. Alternativas sustentáveis de uso da madeira. Ações e segurança nas estruturas de madeira. Critérios de projeto: fatores que afetam as propriedades da madeira, dimensionamento de peças tracionadas, dimensionamento de peças comprimidas, dimensionamento de peças fletidas, dimensionamento de peças flexocomprimidas, dimensionamento de ligações. Estados Limites de Serviço. Sistemas estruturais. Projeto completo de uma treliça tipo Howe de até 15 metros de vão.
Noções básicas de fornecimento de energia, determinação de pontos de consumo de energia elétrica, tomadas, iluminação/luminotécnica, dimensionamento de condutores elétricos, circuitos elétricos, proteção dos circuitos elétricos, demanda, diagramas elétricos, sistemas de proteção contra descargas elétricas, sistemas de lógica, TV, telefone, internet. Simbologia. Elaboração, leitura, análise e interpretação de projetos elétricos prediais. Práticas de laboratório.
Conceituação inicial: conceito de protensão, aplicação da protensão, definições básicas, diferenças tecnológicas entre concreto armado e protendido. Viabilidade técnica, econômica e ambiental da protensão. Materiais e sistemas de protensão: concreto, aços para armaduras ativas, aços para armaduras passivas, ancoragens, bainhas e outros elementos, sistemas de protensão. Esforços solicitantes e perdas de protensão: estruturas isostáticas versus hiperestáticas, perdas de protensão, valores representativos da força de protensão, valores limites de tensões na armadura ativa, determinação dos valores representativos das forças de protensão nas diversas etapas. Critérios de projeto: metodologia de verificação da segurança, grau de protensão, estimativa da força de protensão final, determinação da força de protensão inicial, determinação dos valores das forças de protensão nos estágios intermediários, verificação das tensões normais no concreto (seção mais solicitada e ao longo do vão), documentação de projeto. Estado limite último – solicitações normais: cálculo de pré-alongamento, procedimentos de cálculo, cálculo por meio de interações, estado limite último de ruptura no ato da protensão, conceitos complementares sobre o comportamento resistente das vigas de concreto protendido na flexão, armadura mínima. Estado limite último – solicitações tangenciais: efeito da força de protensão, prescrições da NBR 6118:2014, verificação do estado limite último, força cortante em lajes. Projeto de viga tipo protendida de ponte com seção T. Detalhamento de peças de protensão. Armadura de fretagem. Armadura de ligação mesa-alma. Operação de protensão. Introdução aos hiperestáticos de protensão.
Descrição de funções e responsabilidades. Descrição do local de trabalho e instalações. Descrição de empresas/organizações. Descrição de projetos. Marcação de reuniões. Negociação com clientes. Trocas de informação. Escrita de e-mails formais e informais. Comunicar pelo telefone.
9º Semestre
A disciplina visa oferecer ao estudante a compreensão da perspectiva sociológica de abordagem do fenômeno religioso, considerando o potencial e rico contexto religioso brasileiro. A partir da leitura e interpretação de clássicos como Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, espera-se compreender a religião e o sagrado, e seu impacto no sujeito, desde uma plataforma bíblico-cristã. Será dada uma ênfase especial ao lugar da religião nas atuais sociedades de mercado. Procurar conscientizar os estudantes da importância da proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
A interdisciplinaridade entre os diversos projetos da Engenharia Civil e os problemas decorrentes da ausência de integração entre os projetos. Fases e componentes dos projetos arquitetônico e complementares. O ciclo de vida do projeto. Coordenação de projetos de edificações. Exigências legais para apresentação e elaboração de projetos arquitetônicos e complementares. Compatibilização dos projetos complementares a partir do projeto arquitetônico.
Histórico e Perspectivas. Políticas PúblicasAmbientais. Gestão Ambiental Empresarial. Sistema de Gestão Ambiental. ISO 14001.Gerenciamento de resíduos gerados. Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social.
Matemática financeira e engenharia econômica com foco em análise de investimentos como ferramenta decisória em planos de negócios, empreendedorismo e seleção de tecnologia em projetos de edificações.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Elaboração das etapas iniciais do Trabalho de Conclusão de Curso, com acompanhamento de docente-orientador, com base nas teorias estudadas e na prática vivenciada em estágio curricular supervisionado.
Apresentação da disciplina, orientações quanto ao tema, escolha do orientador e normatização da disciplina de TCC; o trabalho científico acadêmico; produção do texto cientifico: a linguagem da redação cientifica; técnicas para elaboração do projeto.
Estágio Curricular Supervisionado
10º Semestre
O curso oferecerá condições para que o estudante possa situar a filosofia cristã no âmbito das filosofias contemporâneas. Argumentar-se-á que a Visão Cristã Teísta do Mundo é a melhor alternativa para a vida em geral.
Reflexões sobre pensamento estratégico, identificação oportunidades para empreender e inovar. Planejamento de novos empreendimentos com o uso de modelos de plano de negócios. Estudo da Estrutura organizacional com enfoque sistêmico. Apresentar conceitos básicos da Engenharia Econômica e da Ciência Econômica com destaque para os aspectos práticos que o profissional de engenharia civil vivenciará no dia a dia.
Objeto da ética, problemas morais e éticos, sociedade e valores. O campo da ética. Definição. Ética e filosofia. Ética e as ciências. Ética e preconceitos. Ética e moral. Ética, risco e chance. Código de ética profissional. Responsabilidade Social. Crise de valores, imperícia, negligência, fraudes, permissividade. Valores individuais, valores predominantes, valores coletivos; conflito de interesses. A importância do direito para os profissionais da engenharia. Noções básicas de conceitos jurídicos e estrutura do judiciário. Responsabilidade civil. Licitação e contratos administrativos. O código do consumidor. Direito do Trabalho. Direito Tributário. Direito Ambiental. Direito Imobiliário. Direito Empresarial.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
O sistema de relações que se processa na macro realidade urbana. Tipos de espaço urbanoe os instrumentos de intervenções. Visão conceitual do urbano, abrangendo os níveisnacional, regional, metropolitano e municipal. O espaço físico e as futuras propostas deintervenção. O espaço urbano. Processo de ocupação do espaço urbano. A cidade.Dinâmica do crescimento urbano. Forma, função e estrutura urbana. Uso do solo urbano.
Apresentação da disciplina, orientações quanto ao tema, escolha do orientador e normatização da disciplina de TCC; o trabalho científico acadêmico; produção do texto cientifico: a linguagem da redação cientifica; técnicas para elaboração do projeto.
Estágio Curricular Supervisionado