Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Diferenciação dos conceitos de remuneração, salários, benefícios e incentivos. Definição dos objetivos e políticas de remuneração. Critérios e métodos de cálculo. Encargos trabalhistas e dissídios. Estruturação e desenvolvimento de planos previdenciários.
Estudo do desenvolvimento do pensamento administrativo desde os antecedentes históricos até aabordagem contingencial. Apresentação dos fundamentos, ideias e principais elaboradores dasteorias da administração e suas implicações no mundo organizacional.
O conceito de Educação a Distância e o histórico dessa modalidade de ensino, a importância das tecnologias de informação e comunicação e as formas de trabalho no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Compreensão dos fundamentos legais para o direito público e privado indicados na ConstituiçãoFederal. Introdução ao direito do consumidor, à legislação trabalhista, à seguridade social e ao SistemaTributário Nacional. Manuseio e interpretação do texto legal expresso no Código Civil, no Código deDefesa do Consumidor, na Consolidação das Leis do Trabalho e no Código Tributário Nacional.Aplicação da legislação às organizações, quanto à sua constituição, operação, dissolução, relaçõestrabalhistas e tributárias, em casos concretos no campo da gestão. Consideração da conciliação e daarbitragem como alternativa para resolução de questões empresariais. Compreensão das leis quesustentam políticas afirmativas de inclusão, tais como as direcionadas a afrodescendentes, indígenase indivíduos com necessidades especiais.
Discussão das variadas configurações organizacionais, em função do porte, relação com outrasorganizações e outras variáveis. Apresentação do conceito e das possibilidades dedepartamentalização. Construção de organogramas e fluxogramas. Estruturação, mapeamento,análise e reformulação de processos de negócios (BPM).
Discussão do conceito de comunicação. Desenvolvimento de habilidades de comunicação.Apresentação das normas e técnicas de comunicação escrita e oral para produção de textos eapresentações no contexto das organizações.
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Conceito e características de recrutamento, seleção e integração. Técnicas de recrutamento, seleção, entrevistas e dinâmicas de grupo. Ética no processo de recrutamento e seleção. Diferenças no processo de recrutamento e seleção de acordo com o contexto e a cultura organizacionais.
Análise das demonstrações financeiras com aplicação dos conceitos de liquidez, retorno, rentabilidade,lucratividade, endividamento e giro dos estoques. Utilização de relatórios contábeis e desustentabilidade para o gerenciamento e tomada de decisões.
Conceituação da avaliação de desempenho e seus propósitos. Desenvolvimento de instrumentos de avaliação e diagnóstico. Discussão de processos e estratégias de recolocação e desligamento de pessoal. Gestão da rotatividade.
Conceitos introdutórios. Estatística descritiva. Regressão linear simples e correlação amostral. Introdução à teoria da probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Funções de variáveis aleatórias. Esperança matemática, variância e covariância. Distribuições de variáveis aleatórias discretas e contínuas. Testes de significância: qui-quadrado, F e t.
Conceito de sistemas de informação. Apresentação e estudo de sistemas que permitem oarmazenamento, organização e segurança da informação. Estudo dos principais componentes tecnológicos de um sistema de informação, considerando as possibilidades de informatização e suasaplicações nas organizações.
3º Semestre
Caracterização da Ciência, Religião e Teologia. Discussão das formas possíveis deinteração entre a Religião e a Ciência e o estudo de casos históricos. As visões de mundoe as relações da Bíblia com a Ciência.
Definição e descrição dos cargos necessários. Construção de um plano de carreira organizacional. Gestão da folha de pagamento, das relações sindicais, dos conflitos trabalhistas, da aplicação de políticas afirmativas de inclusão social, de acordo com a CLT e outras normas. Discussão sobre as implicações da cultura e estrutura organizacionais nos relacionamentos profissionais.
Apresentação e discussão dos conceitos de gestão, planejamento e desenvolvimento de pessoas. Definição dos perfis pessoais desejados, identificação das competências necessárias e elaboração de matriz de competências. Desenvolvimento de lideranças e gerenciamento de processos sucessórios.
Proposição do autoconhecimento e da sensibilidade, de técnicas de dinâmica de grupo e promoção de melhoria nos relacionamentos interpessoais e na formação de equipes.
Conceito e discussão dos tipos de conhecimento. Desenvolvimento e fomento da produção deconhecimento no contexto organizacional, visando a geração de valor e a sustentabilidade sócioeconômicae ambiental. Identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento. Estudo dos sistemasde gestão do conhecimento.
Discussão crítica à respeito da inteligência competitiva nas organizações. Levantamento deinformações sobre a concorrência, abordagens possíveis e ética. Definição e análise dos objetivos emetas da organização. Conceito, identificação e definição de estratégias competitivas. Aplicação decenários econômicos relacionados ao planejamento, à gestão estratégica das empresas e àsustentabilidade socioeconômica e ambiental.
4º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Estudo dos princípios de vida saudável. Promoção da qualidade de vida e segurança no trabalho. Administração do tempo entre vida pessoal, social e profissional.
Compreensão dos conceitos fundamentais de liderança no contexto dos processos de mudança e dasrelações políticas nas organizações. Exercício da liderança em contextos multiculturais e interculturais.Consideração dos direitos humanos e de princípios filosóficos, éticos, morais e seus impactos sobre aação do líder. Aplicação e desenvolvimento das habilidades de liderança na resolução de conflitos econdução do processo decisório organizacional. Uso da negociação nas organizações e transaçõescomerciais.
Fundamentos da psicologia aplicados a análise, diagnóstico e intervenção sobre o comportamento e a interação do ser humano no ambiente organizacional.
Apresentação dos conceitos de empreendedorismo, inovação e criatividade. Desenvolvimento dopensamento criativo. Conhecimento sobre a gestão da inovação. Discussão sobre a interrelação entrecriatividade, invenções, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Estudo do perfil e dascompetências do empreendedor. Apresentação das técnicas de planejamento e de gestão de projetospara novos negócios com ênfase na estruturação e elaboração de um plano de negócios.
Fundamentos da psicologia aplicados a análise, diagnóstico e intervenção sobre o comportamento e ainteração do ser humano no ambiente organizacional.