Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Educação a Distância
Compreensão dos fundamentos legais para o direito público e privado indicados na Constituição Federal. Introdução ao direito do consumidor, à legislação trabalhista, à seguridade social e ao Sistema Tributário Nacional. Manuseio e interpretação do texto legal expresso no Código Civil, no Código de Defesa do Consumidor, na Consolidação das Leis do Trabalho e no Código Tributário Nacional. Aplicação da legislação às organizações, quanto à sua constituição, operação, dissolução, relações trabalhistas e tributárias, em casos concretos no campo da gestão. Consideração da conciliação e da arbitragem como alternativa para resolução de questões empresariais. Compreensão das leis que sustentam políticas afirmativas de inclusão, tais como as direcionadas a afrodescendentes, indígenas e indivíduos com necessidades especiais.
A empresa e sua organização. O papel doengenheiro na administração. Planejamento. Controle. Direção de pessoas. Questões daAdministração do Sec. XXI.
Atividades Complementares I
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Abordagem dos principais conceitos, técnicas e procedimentos contábeis e seus impactos nosrelatórios financeiros e sociais, para compreensão da estrutura de capital e de responsabilidade socialdas organizações.
Compreensão dos conceitos fundamentais de liderança no contexto dos processos de mudança e dasrelações políticas nas organizações. Exercício da liderança em contextos multiculturais e interculturais.Consideração dos direitos humanos e de princípios filosóficos, éticos, morais e seus impactos sobre aação do líder. Aplicação e desenvolvimento das habilidades de liderança na resolução de conflitos econdução do processo decisório organizacional. Uso da negociação nas organizações e transaçõescomerciais.
Atividades Complementares II
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Fatores macro e microeconômicos e suas interações no mercado. Fundamentos da demanda e daoferta no contexto dos agregados macroeconômicos. Desenvolvimento das nações, da maximizaçãodo bem-estar e da sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Tópicos em Gestão
Atividades Complementares III
Estudo da Inovação, e da sua interface com o empreendedorismo numa perspectiva sistêmica, na qual se considerem os seus fundamentos, ferramentas gerenciais de apoio e implicações nas organizações e no processo de desenvolvimento econômico e social.
Conceitos introdutórios. Estatística descritiva. Regressão linear simples e correlação amostral. Introdução à teoria da probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Funções de variáveis aleatórias. Esperança matemática, variância e covariância. Distribuições de variáveis aleatórias discretas e contínuas. Testes de significância: qui-quadrado, F e t.
Abordagem das funções e processos administrativos, no contexto de um ambiente globalizado.Conceito de organização e visões diversificadas de organização. Compreensão de cultura e climaorganizacional e seus impactos sobre o processo decisório com ética e responsabilidade social.
Atividades Complementares IV
3º Semestre
Origem e evolução da gestão da produção, incluindo as modernas abordagens de produção em rede, cadeias de suprimentos e arranjos produtivos locais. Previsão da demanda, planejamento, controle e aplicações possíveis da pesquisa operacional à produção. Avaliação da qualidade e da produtividade.
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Estudo da Inovação, e da sua interface com o empreendedorismo numa perspectiva sistêmica, na qual se considerem os seus fundamentos, ferramentas gerenciais de apoio e implicações nas organizações e no processo de desenvolvimento econômico e social.
Atividades Complementares V
Conceito e estrutura da administração de materiais e da cadeia de suprimentos. Apresentação dosprocessos principais e secundários da administração logística. Conceituação de produto logístico.Avaliação e decisões sobre meios de transporte, custos logísticos e logística reversa. Apresentação demétodos modernos de logística.
Abordagem dos conceitos fundamentais de estratégia empresarial. Modelos de negócios e fatores-chave de sucesso. Análise do ambiente interno e externo da organização. Formulação de objetivos e estratégias. Implantação e controle da estratégia.
Responsabilidade Social Corporativa
Atividades Complementares VI
4º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influência do cristianismo.
Funcionamento dos sistemas de acumulação de custos e análise das relações Custo-Volume-Lucro. A formação do preço de venda, da rentabilidade dos produtos/serviços e a geração de informações para a tomada de decisões gerenciais. Estudo das alternativas de aplicação de recursos face às fontes de financiamentos disponíveis. Controle e uso das várias modalidades de orçamento aplicáveis ao contexto organizacional.
Tópicos em Processos Gerenciais
Atividades Complementares VII
Gestão das Relações de Trabalho
Discussão das variadas configurações organizacionais, em função do porte, relação com outrasorganizações e outras variáveis. Apresentação do conceito e das possibilidades dedepartamentalização. Construção de organogramas e fluxogramas. Estruturação, mapeamento,análise e reformulação de processos de negócios (BPM).
Conceito de sistemas de informação. Apresentação e estudo de sistemas que permitem oarmazenamento, organização e segurança da informação. Estudo dos principais componentes tecnológicos de um sistema de informação, considerando as possibilidades de informatização e suasaplicações nas organizações.
Atividades Complementares VIII