Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Estudo do desenvolvimento do pensamento administrativo desde os antecedentes históricos até aabordagem contingencial. Apresentação dos fundamentos, ideias e principais elaboradores dasteorias da administração e suas implicações no mundo organizacional.
Conceitos do gerenciamento de pessoas dentro do ambiente organizacional. Identificação e contratação de talentos no mercado; Desenvolvimento e estruturação de conhecimentos, habilidades e atitudes nos colaboradores; Levantamento, planejamento e desenvolvimento das competências; Elaboração de programas de remuneração.
O conceito de Educação a Distância e o histórico dessa modalidade de ensino, a importância das tecnologias de informação e comunicação e as formas de trabalho no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Discussão dos conceitos fundamentais de liderança nos processos de mudança nas organizações. Desenvolvimento das competências de um líder.
Estudo de Probabilidade e suas distribuições. Variáveis aleatórias. Introdução à teoria da Amostragem e suas técnicas. Inferência Estatística: processos de decisão, teoria da estimação, testes de hipóteses e análise de variância. Aplicação da estatística para a análise de fenômenos administrativos, sociais, econômicos e mercadológicos para a tomada de decisão.
Discussão do conceito de comunicação. Desenvolvimento de habilidades de comunicação.Apresentação das normas e técnicas de comunicação escrita e oral para produção de textos eapresentações no contexto das organizações.
2º Semestre
Estudo da classificação, componentes e métodos de custeio para a formação, apropriação e determinação do custo de um bem ou serviço. Fundamentos da matemática financeira, suas características, termos e formas de cálculo. Aplicação à resolução de problemas típicos das atividades mercantis e financeiras das organizações.
Funcionamento dos sistemas de acumulação de custos e análise das relações Custo-Volume-Lucro. A formação do preço de venda, da rentabilidade dos produtos/serviços e a geração de informações para a tomada de decisões gerenciais. Estudo das alternativas de aplicação de recursos face às fontes de financiamentos disponíveis. Controle e uso das várias modalidades de orçamento aplicáveis ao contexto organizacional.
Aspectos teóricos, práticos, legislativos, estruturais, e o funcionamento do mercado de capitais no Brasil e em nível internacional.
Abordagem dos principais conceitos, técnicas e procedimentos contábeis e seus impactos nosrelatórios financeiros e sociais, para compreensão da estrutura de capital e de responsabilidade socialdas organizações.
A iniciativa privada e o direito do consumidor, tendo como base as instituições do direito público e privado, a Constituição Federal, o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor. Estudo da legislação e sua aplicação às organizações empresariais, quanto à sua constituição, operação e dissolução.
3º Semestre
Conceito de sistemas de informação. Apresentação e estudo de sistemas que permitem oarmazenamento, organização e segurança da informação. Estudo dos principais componentes tecnológicos de um sistema de informação, considerando as possibilidades de informatização e suasaplicações nas organizações.
Novos paradigmas da Era Digital, o mix de comunicação online, mudanças no relacionamento empresa x cliente, particularidades da comunicação e marketing online, e-relacionamento, aplicações de táticas digitais, best practices de ações online nos setores público e privado. Panorama e perspectivas do mercado/cenário nacional de internet. Soluções para diversos stakeholders. Customização Cultural de WebSites. Relevância do conteúdo em marketing digital.
Origem e evolução da gestão da produção, incluindo as modernas abordagens de produção em rede, cadeias de suprimentos e arranjos produtivos locais. Previsão da demanda, planejamento, controle e aplicações possíveis da pesquisa operacional à produção. Avaliação da qualidade e da produtividade.
Discussão do conceito de segmentação. Identificação de segmentos de mercado, dimensionamentodos segmentos de mercado, escolha de mercado-alvo. Decisões sobre produto, preço, canais demarketing e comunicação integrada de marketing para sustentação do posicionamento. Aspectoséticos e legais nas decisões de marketing, considerando questões de inclusão socioeconômica e desustentabilidade ambiental.
Abordagem contemporânea da administração de materiais e do patrimônio e suas conexões com a produção e a venda. Pesquisa operacional e estrutura logística aplicadas na gestão de compras e de estoques. Controles de transporte e armazenagem integrados ao sistema de suprimento.
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
4º Semestre
Estudo da Inovação, e da sua interface com o empreendedorismo numa perspectiva sistêmica, na qual se considerem os seus fundamentos, ferramentas gerenciais de apoio e implicações nas organizações e no processo de desenvolvimento econômico e social.
Estudo da Inovação, e da sua interface com o empreendedorismo numa perspectiva sistêmica, na qual se considerem os seus fundamentos, ferramentas gerenciais de apoio e implicações nas organizações e no processo de desenvolvimento econômico e social.
Abordagem dos conceitos fundamentais de estratégia empresarial. Modelos de negócios e fatores-chave de sucesso. Análise do ambiente interno e externo da organização. Formulação de objetivos e estratégias. Implantação e controle da estratégia.