Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Contribuição do pensamento pedagógico na constituição da escola sob o crivo histórico e filosófico com destaque na Educação Brasileira, articulando com os diferentes elementos étnico-raciais da formação brasileira.
Estudos dos fundamentos sociológicos com aplicação nas questões atuais da Educação Brasileira em relação ao sistema escolar, articulado com a visão dos Direitos Humanos e a pluralidade cultural.
Identificação dos processos da escola com a vizinhança na qual está inserida e avaliação dos potenciais e das dificuldades dessas interações, a partir de uma perspectiva filosófica, histórica e sociológica. Análise do proposto em diálogo com as diversas legislações educacionais pertinentes à dimensão socioambiental e de construção da cidadania.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Discussão das principais teorias da Psicologia e suas contribuições para a Educação.
Atividades Integradoras
Práticas Pedagógicas
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Estudo da linguagem em suas manifestações orais, escritas e formas de retextualização. Observação da produção discursiva e textual de alunos do ensino fundamental I e análise com base em teorias do discurso e da linguagem. Produção de relatos de experiência e outros gêneros acadêmicos-científicos a partir do conhecimento teórico prático do uso da língua na norma-padrão e suas variantes.
Escolas psicológicas contemporâneas (matrizes do pensamento psicológico). Psicólogos representativos: vida e obra e sua influência na cultura e educação. Análise das diversas teorias da personalidade e suas relações com a construção da identidade do sujeito no mundo pós-moderno com base nos princípios bíblico-cristãos.
Princípios teórico e práticos do planejamento pedagógico, da avaliação educacional e diferentes estratégias de ensino, relacionando as diferentes formas culturais de ensino, com diálogo especial com as práticas populares ligadas a cultura africana.
Formação da identidade do professor articulando a dimensão do saber, saber-fazer, a dinâmica interpessoal e a atividade reflexiva do trabalho.
Compreensão da instituição escolar como um sistema cultural específico na sociedade moderna, especializado em funções educativas e orientadas dentro de um sistema legal de diretrizes. Abordagem da Leitura e escrita como processos que vão além da instrumentalização do cidadão, mas como principal elemento para a constituição da cidadania.
Atividades complementares
Práticas Pedagógicas
3º Semestre
Caracterização da Ciência, Religião e Teologia. Discussão das formas possíveis deinteração entre a Religião e a Ciência e o estudo de casos históricos. As visões de mundoe as relações da Bíblia com a Ciência.
Estudo teórico-prático sobre a construção e acompanhamento do projeto político pedagógica e estratégico; organização da formação continuada no ambiente escolar. Compreensão do processo de organização curricular, em suas etapas de elaboração, implementação e avaliação.
A legislação educacional, desde a LDB, até às legislações relativas à questão cidadã e articulando-as aos conceitos e práticas da gestão escolar.
Problematiza a avaliação educacional interna e externa com foco na avaliação da aprendizagem na educação infantil e nas séries iniciais
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
Avaliação, exploração e utilização de materiais didático pedagógicos de todos os tipos, bem como locais de sistematização e armazenamento, como bibliotecas, laboratórios, entre outros; análise de livros didáticos e paradidáticos; conhecimento e aplicação do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) construídos dentro de uma perspectiva da gestão escolar.
Atividades complementares
Práticas Pedagógicas
4º Semestre
Introdução aos conceitos e princípios de Criança, Infância na Educação Infantil, em uma visão histórica, filosófica, psicológica e social. Parâmetros de qualidade do atendimento da criança.
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
Concepções da EI. Conceitos e história da infância. Parâmetros Nacionais dequalidade para a EI e os critérios para o atendimento em creches respeitando osDireitos Fundamentais da criança. Organização do tempo e espaço na EI.
Aborda a dinâmica expressiva das linguagens corporal e artística como elementos da infância e sua articulação com a educação infantil.
Apresentação dos conceitos básicos da estatística para a leitura e interpretação de dados (gráficos, tabelas, figuras, mapas, entre outros). Identificação de programas estatísticos e suas funcionalidades. Estudo das características da pesquisa quantitativa.
Ementa: Construção da identidade profissional como educador infantil com objetivo de compreender o seu papel e o desenvolvimento de habilidades necessárias para o exercício profissional, levando em conta a formação do graduando quanto à consciência da importância da educação ambiental, do combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo e dos direitos humanos
Atividades complementares
Práticas Pedagógicas
5º Semestre
Estudo das concepções da aquisição da linguagem e do processo sócio-histórico e cultural da alfabetização, articulados ao desenvolvimento das práticas pedagógicas que promovam o letramento do cotidiano e literário na formação do leitor/escritor crítico, consciente e comprometido com a sociedade.
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Fundamentos e subsídios aos processos de construção de noções espaço temporais e suas implicações para a organização do ensino de história e geografia.
Aborda os conceitos fundamentais da Aritmética e da Geometria Euclidiana como conteúdo do ensino básico, a partir de uma compreensão conceitual das operações básicas e as formas geométricas comuns.
Orientação de Estágio I
Investigação sobre pesquisas no campo da educação. Levantamento de tipos de pesquisa possíveis na educação. Articular o levantamento sobre pesquisa com a prática docente.
Atividades complementares
Estágio Curricular Supervisionado
6º Semestre
Fundamentação teórica para a elaboração de projetos. Construção de um projeto para ser aplicado.
Estudo sobre estilo de vida, qualidade de vida e promoção da saúde, desde uma perspectiva bíblica. Relação entre Meio ambiente, Sustentabilidade e boa qualidade de vida. Conscientização sobre hábitos de vida saudável e sustentável. Análise da posição Adventista do Sétimo Dia sobre questões ambientais e de saúde.
Apresenta as metodologias do ensino de história e geografia com o objetivo de trabalhar a formação da cidadania, o respeito a diversidade e as diferentes culturas.
Apresenta os conceitos básicos do pensamento lógico-matemático e métodos e técnicas para o ensino da Matemática, destacando o uso de metodologias ativas e lúdicas.
Orientação de Estágio II
Atividades complementares
Elaboração de TCC
Estágio Curricular Supervisionado II
7º Semestre
Estudo da ética cristã à luz da perspectiva bíblica e sua relevância para a humanidade no contexto multicultural contemporâneo.
Auxílio na Definição da Área e Tema. Elementos de composição do Projeto, suarelevância e utilidade na atividade de pesquisa. Como identificar Material para aRedação do Trabalho. Aspectos Lingüístico-Discursivos do Texto. Exame dasPerspectivas da Pesquisa. Acompanhamento da Produção do Projeto, do ponto de vistatécnico. Desenvolvimento de habilidades para apresentação oral de trabalho acadêmico.
Ementa: Apresenta metodologia de Ciências com foco na compreensão da natureza, no respeito ao meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais, articulado com as propostas de um educação e responsabilidade ambiental.
Orientação de Estágio III
Atividades complementares
Elaboração de TCC
Estágio Curricular Supervisionado
8º Semestre
O curso oferecerá condições para que o estudante possa situar a filosofia cristã no âmbito das filosofias contemporâneas. Argumentar-se-á que a Visão Cristã Teísta do Mundo é a melhor alternativa para a vida em geral.
Planejamento e avaliação da práxis social educativa em espaço não formais de educação, tais como: Ongs, classes hospitalares, brinquedotecas, museus, entre outros, articulado com as questões da cidadania e a pluralidade cultural.
Apresenta a formação histórica e social da EJA e metodologias para o ensino do jovem e do adulto.
Público Alvo da Educação Especial e de estratégias de ensino na Educação Inclusiva
Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – e a questão da pessoa com surdez: aspectos clínicos, educacionais e culturais. Conversação em Libras. Lingüística das línguas espaços-visuais e suas implicações para o ensino-aprendizagem de línguas para surdos. O intérprete da Libras no contexto escolar e questões sobre o letramento de alunos surdos bilíngües e/ou oralizados. A intervenção do professor e propostas de ensino na educação de surdos. Tradução e Interpretação de músicas e narrativas em Libras/Português e Português/Libras
Atividades complementares
Elaboração de TCC
Estágio Curricular Supervisionado IV