Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Estudo dos conceitos, gêneros e correntes literárias.
Atividades complementares
Práticas Pedagógicas
A língua e seu contexto social e cultural. Variação e mudança linguística. Concepção de gramática, norma, variação. O português do Brasil. Estudo de gramáticas pedagógicas. Análise dos usos linguísticos considerando os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos na ampliação da competência comunicativa dos alunos no ouvir, na leitura e na produção de textos orais e escritos.
Estudo dos autores representativos dos principais gêneros da antiga literatura greco-romana.
Estudo das teorias linguísticas fundadoras necessárias para a formação linguística do futuro profissional e pesquisador, incluindo as teorias de aquisição da linguagem.
Atividades complementares
Práticas Pedagógicas
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Estudo dos processos fonéticos e fonológicos da língua portuguesa; transcrição fonética com recurso ao alfabeto fonético internacional.
A linguagem no contexto social; língua e variação; mudança linguística; variação linguística e ensino de língua; a abordagem do texto.
Atividades complementares
Prática Pedagógica
A educação e o desenvolvimento do sistema escolar a partir de uma perspectiva histórica, identificando as causas da diversidade de correntes filosóficas e as grandes questões sociológicas da educação escolar, evidenciando a importância da filosofia, da história e da sociologia da educação na constituição do sujeito-cidadão, assim, como legislações educacionais que tratam da educação ambiental, direitos humanos, afro-descendentes e indígenas, inclusão do deficiente e bullying.
Abordagem teórica de crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares manifestadas através da literatura, dentre outros fatores, analisando os conceitos e as origens da diversidade cultural afro-brasileira, objetivando levar o discente a valorizar sua cultura.
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
Atividades complementares
Prática Pedagógica
3º Semestre
Caracterização da Ciência, Religião e Teologia. Discussão das formas possíveis deinteração entre a Religião e a Ciência e o estudo de casos históricos. As visões de mundoe as relações da Bíblia com a Ciência.
Estudo dos processos históricos de formação da língua portuguesa; noções de latim, romanço e galego-português.
Condições de produção, circulação e recepção da literatura portuguesa em consonância com os autores e as obras relevantes de cada período.
Atividades complementares
Prática Pedagógica
Introdução ao estudo da morfologia e da sintaxe da língua portuguesa.
Escolas psicológicas contemporâneas (matrizes do pensamento psicológico). Psicólogos representativos: vida e obra e sua influência na cultura e educação. Análise das diversas teorias da personalidade e suas relações com a construção da identidade do sujeito no mundo pós-moderno com base nos princípios bíblico-cristãos.
Iniciação à semântica e à lexicologia da língua portuguesa, levando em conta as relações entre a sintaxe e a semântica e o ensino de línguas. Estudo dos temas centrais da semântica com base em três correntes teóricas distintas – referencial, mentalista e pragmática. Estudo do léxico; a noção de dicionário em relação à língua e ao discurso; seu alcance e seus limites.
Atividades complementares
Prática Pedagógica
4º Semestre
Estudo da morfologia e da sintaxe da língua portuguesa na perspectiva sócio-pragmática e discursiva, relacionada aos interlocutores e seus papéis sociais, bem como às motivações e propósitos do sujeito em suas práticas orais e escritas de interação. O sistema linguístico, no que se refere à morfologia e à sintaxe, como mais um lugar ou espaço interacional.
Noções de análise do discurso de linha francesa e de pragmática que, dialogando com domínios do conhecimento que tomam a língua em si como objeto (morfologia, fonologia e sintaxe), transpõe os limites da linguística da oração para estudar aspectos linguísticos e extralinguísticos da chamada “linguística transfrástica”. Noções estudadas a partir da análise das condições de produção, circulação e recepção de textos que contemplem os temas da diversidade cultural, do preconceito social, religioso, racial, linguístico, de gênero, etc., provenientes de diversas instâncias discursivas e suas manifestações linguísticas e culturais.
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
Atividades complementares
Prática Pedagógica
Estudo dos principais autores da literatura brasileira no período colonial e de suas respectivas obras.
Os conceitos fundamentais da didática: planejamento, estratégias de ensino e avaliação para a construção de um exercício profissional competente, reflexivo e articulado à construção da cidadania, considerando a importância da educação ambiental, do combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo, e dos direitos humanos. Identificação de formas de utilização pedagógica dos meios digitais para a aprendizagem.
Produção de textos escritos, visando ao desenvolvimento da criatividade e à reflexão sobre o funcionamento e o uso da língua portuguesa. Trabalho com textos livres e de gêneros diferentes como ensaio, poesia, conto, crônica ou romance, tendo em vista não a prática de um gênero isolado, mas sim a própria categoria Texto, em suas estruturas elementares.
Atividades complementares
Prática Pedagógica
5º Semestre
Estudo dos principais autores da literatura brasileira na era nacional e de suas respectivas obras.
Estudo do conceito, origens, manifestações e qualidade da literatura infanto-juvenil. Análise de alguns autores e suas obras.
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Atividades complementares
Estágio Curricular Supervisionado
Estudo de métodos e abordagens no ensino da língua portuguesa. Elaboração e execução do planejamento didático-docente de língua materna e de literatura de sua metodologia de ensino, bem como o uso dos recursos didáticos atuais que podem ser úteis ao magistério.
Pesquisa, análise e produção de material didático: livros, softwares, videoaulas e outras mídias para instrumentalização do trabalho docente.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Atividades complementares
Estágio Curricular Supervisionado
6º Semestre
Estudo de métodos e abordagens no ensino da língua portuguesa. Elaboração e execução do planejamento didático-docente de língua materna e de sua metodologia de ensino, bem como o uso dos recursos didáticos atuais que podem ser úteis ao magistério.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Estudo sobre estilo de vida, qualidade de vida e promoção da saúde, desde uma perspectiva bíblica. Relação entre Meio ambiente, Sustentabilidade e boa qualidade de vida. Conscientização sobre hábitos de vida saudável e sustentável. Análise da posição Adventista do Sétimo Dia sobre questões ambientais e de saúde.
Atividades complementares
Estágio Curricular Supervisionado
Estudo dos aspectos metodológicos para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, e análise de métodos e técnicas de pesquisa, visando a detalhar e implementar o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, com o acompanhamento do docente orientador.
Estudo das relações e dos contatos entre a literatura, especialmente a poesia, e a teologia.
Noções básicas da teoria da argumentação, suas técnicas e implicações. Domínio do conhecimento que toma como objeto não apenas a língua (sua gramática: morfologia, fonologia e sintaxe), limitada ao estudo da frase, mas seu uso no universo da doxa, no espaço retórico, detendo-se sobre aspectos extralinguísticos e propondo uma forma alternativa de considerar a linguagem. Teoria polifônica da argumentação. Outros mecanismos argumentativos.
Atividades complementares
Estágio Curricular Supervisionado
7º Semestre
A legislação educacional, desde a LDB, até às legislações relativas à questão cidadã e articulando-as aos conceitos e práticas da gestão escolar.
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Atividades complementares
Estágio Curricular Supervisionado
Estudo da contribuição das teorias do texto e das respectivas estratégias linguísticas e sociocognitivas de compreensão/construção de sentidos do texto, com base nos fatores de textualidade para a formação do profissional da linguagem em geral e para o ensino de línguas.
Elaboração das etapas iniciais do Trabalho de Conclusão de Curso, com acompanhamento de docente-orientador, com base nas teorias estudadas e na prática vivenciada em estágio curricular supervisionado.
Atividades complementares
Estágio Curricular Supervisionado
8º Semestre
Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – e a questão da pessoa com surdez: aspectos clínicos, educacionais e culturais. Conversação em Libras. Linguística das línguas espaços-visuais e suas implicações para o ensino-aprendizagem de línguas para surdos. O intérprete de libras no contexto escolar e questões sobre o letramento de alunos surdos bilíngues e/ou oralizados. A intervenção do professor e propostas de ensino na educação de surdos. Tradução e interpretação de músicas e narrativas em libras/português e português/libras.
Introdução à literatura comparada. As origens e as definições da literatura comparada. Delimitação do campo de trabalho da literatura comparada. Os campos de pesquisa e das abordagens da literatura comparada. A articulação dos principais problemas da literatura comparada. Pensamento de Mihail Bakhtin e Iuri Lotman numa perspectiva da literatura comparada.
Entender a religiosidade como um fenômeno humano inerente. Compreender a importância da formação religiosa como um diferencial na vida pessoal e profissional. Conscientizar os estudantes quanto à sua inserção na história e cultura afro-brasileira e indígena. Perceber a demanda por profissionais cujo perfil inclua a formação religiosa.
Atividades complementares
Elaboração de TCC
Estágio Curricular Supervisionado
Abordagens teóricas e práticas a respeito das diversas formas de inclusão: social, cultural e étnica. Noções de direitos humanos. Estudo do preconceito linguístico e das formas de superá-lo.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Coordenação pedagógica e acadêmica, em grupo e individualizada da realização da pesquisa, produção do texto científico para a conclusão do curso. Estrutura de diferentes modalidades na apresentação do trabalho: monografia, artigo científico, portfólio, trabalho experimental (projetos práticos), segundo o regulamento de TCC da instituição.
Atividades complementares
Elaboração de TCC
Estágio Curricular Supervisionado