Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Investigação e reflexão sobre as características pessoais do contador, sua formação e diferencial no mercado de trabalho. Apresentação das possibilidades de carreira e de pós-graduação.
Abordagem dos principais conceitos, técnicas e procedimentos contábeis e seus impactos nosrelatórios financeiros e sociais, para compreensão da estrutura de capital e de responsabilidade socialdas organizações.
Exercício e desenvolvimento do raciocínio para interpretação e resolução de problemas lógicos equestões administrativas, utilizando como ferramentas as operações báscias da matemática,expressões numéricas, frações, equações, inequações, percentuais, teoria dos conjuntos, análisecombinatória e funções. Aplicação de estatística descritiva para análise e interpretação de dados. Usode linguagem gráfica e algébrica.
Exercício e desenvolvimento das habilidades necessárias para a leitura, análise, interpretação eprodução de textos, gráficos e tabelas. Construção da argumentação, tendo como base a observaçãode fatos, a identificação e diferenciação de inferências, pressuposições, avaliações, pontos de vista eopiniões. Caracterização do raciocínio indutivo, do raciocínio dedutivo e identificação de falácias.Apresentação dos princípios da redação científica, com ênfase na indicação de fontes e referências.
Contribuições da filosofia para o surgimento dos sistemas organizacionais. Visão introdutória epanorâmica das grandes correntes filosóficas, tais como as propostas por Hobbes, Locke, Rousseau,Marx e Foucault, e sua influência direta ou indireta no desenvolvimento dos processos, conceitos eteorias pertinentes ao estudo dos fenômenos sociais.
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Atividades complementares
2º Semestre
Abordagem das funções e processos administrativos, no contexto de um ambiente globalizado.Conceito de organização e visões diversificadas de organização. Compreensão de cultura e climaorganizacional e seus impactos sobre o processo decisório com ética e responsabilidade social.
Fundamentos da psicologia aplicados a análise, diagnóstico e intervenção sobre o comportamento e ainteração do ser humano no ambiente organizacional.
Fatores macro e microeconômicos e suas interações no mercado. Fundamentos da demanda e daoferta no contexto dos agregados macroeconômicos. Desenvolvimento das nações, da maximizaçãodo bem-estar e da sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Fundamentos e aplicação da matemática financeira, tais como juros simples, juros compostos, amortização, valor presente líquido, taxa interna de retorno, séries temporais, aplicados a situações comerciais e financeiras. Aplicação à resolução de problemas típicos das atividades mercantis e financeiras das organizações.
Procedimentos relacionados ao registro dos fatos contábeis, às operações de encerramento e o correspondente impacto nas demonstrações contábeis como representação da realidade das organizações empresariais.
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Atividades complementares
3º Semestre
Conhecimento da estrutura das demonstrações financeiras. Análise do custo e identificação daestrutura de capital das empresas. Avaliação de alternativas de investimento. Conhecimento dosistema financeiro nacional e internacional. Aplicação dos conceitos de risco, retorno e liquidez.
Caracterização da Ciência, Religião e Teologia. Discussão das formas possíveis deinteração entre a Religião e a Ciência e o estudo de casos históricos. As visões de mundoe as relações da Bíblia com a Ciência.
Procedimentos que orientam a contabilidade de empresas dedicadas ao comércio. Características comerciais e tributárias relacionadas às operações mercantis, financeiras e com o pessoal, com ênfase nos controles internos.
Estudo da classificação, componentes e métodos de custeio para a formação, apropriação e determinação do custo de um bem ou serviço.
Conhecimento sobre inferências, envolvendo teoria das probabilidades, distribuição normal, amostragem e testes de significância. Compreensão e interpretação de medidas de relacionamento, tais como correlação, regressão, análise de variância. Introdução ao cálculo atuarial para fornecer elementos norteadores de fenômenos administrativos, sociais, econômicos e mercadológicos para a tomada de decisão e avaliação de planejamento estratégico.
Visão da sociologia clássica e suas diferentes teorias e aplicações no ambiente organizacional.Compreensão das relações existentes entre as organizações e a sociedade, incluindo seus valores,cultura, ideologia e interculturalidade, considerando os direitos humanos. Discussão das Relações depoder na perspectiva das interações políticas entre a organização, o indivíduo e a sociedade.
Atividades complementares
4º Semestre
Procedimentos que orientam a estruturação das demonstrações contábeis de acordo com as IFRS.
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
Métodos de custeio para formação e apropriação de custos e preços. Aplicação dos principais mecanismos de acumulação de custos. Análise das relações de custo-volume-lucro, formação do preço de venda e rentabilidade dos produtos/serviços com vistas à tomada de decisões gerenciais. Discussão da dicotomia comprar versus produzir.
Planejamento dos aspectos fiscais e tributários e suas implicações nos procedimentos contábeis. Apuração e escrituração contábil de acordo com os regimes de tributação vigentes no país.
Compreensão dos fundamentos legais para o direito público e privado indicados na Constituição Federal. Introdução ao direito do consumidor, à legislação trabalhista, à seguridade social e ao Sistema Tributário Nacional. Manuseio e interpretação do texto legal expresso no Código Civil, no Código de Defesa do Consumidor, na Consolidação das Leis do Trabalho e no Código Tributário Nacional. Aplicação da legislação às organizações, quanto à sua constituição, operação, dissolução, relações trabalhistas e tributárias, em casos concretos no campo da gestão. Consideração da conciliação e da arbitragem como alternativa para resolução de questões empresariais. Compreensão das leis que sustentam políticas afirmativas de inclusão, tais como as direcionadas a afrodescendentes, indígenas e indivíduos com necessidades especiais.
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
Atividades complementares
5º Semestre
Formação dos indicadores econômico financeiros, a partir das demonstrações contábeis, para a análise e avaliação do desempenho empresarial.
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Desenvolvimento das etapas de construção do projeto de pesquisa do trabalho de conclusão de curso, de acordo com as normas da instituição e da ABNT.
Aspectos teóricos, práticos, legislativos, estruturais, e o funcionamento do mercado de capitais no Brasil e em nível internacional.
Conceito de sistemas de informação. Apresentação e estudo de sistemas que permitem o armazenamento, organização e segurança da informação. Estudo dos principais componentes tecnológicos de um sistema de informação, considerando as possibilidades de informatização e suas aplicações nas organizações.
Estágio Curricular Supervisionado
Evolução do pensamento contábil, dos critérios de avaliação e mensuração dos componentes patrimoniais e dos elementos de resultado.
6º Semestre
Aplicação da contabilidade em situações societárias complexas envolvendo participações em coligadas e controladas, tendo em conta o processo de globalização, as inovações tecnológicas, as práticas contemporâneas de gestão e as exigências de mercado para o processo decisorial.
Execução dos aspectos teóricos, metodológicos e práticos da pesquisa para a composição do Trabalhode Curso.
Estudo sobre estilo de vida, qualidade de vida e promoção da saúde, desde uma perspectiva bíblica. Relação entre Meio ambiente, Sustentabilidade e boa qualidade de vida. Conscientização sobre hábitos de vida saudável e sustentável. Análise da posição Adventista do Sétimo Dia sobre questões ambientais e de saúde.
Conhecimento e aplicação das várias modalidades de orçamento nas organizações. Controle dosrecursos em face do planejamento corporativo e limitação de recursos. Estudo das alternativas deaplicação de recursos face às fontes de financiamentos disponíveis.
Apresentação das técnicas de planejamento e de gestão de projetos para novos negócios com ênfase na estruturação e elaboração de um plano de negócios.
Leitura e interpretação de textos técnicos relativos a área de negócios em lingua inglesa. Identificação e análise linguística a partir do texto.
Elaboração de TCC
Estágio Curricular Supervisionado
7º Semestre
Estrutura necessária para planejamento e controle, sua função e sua relação com os sistemas de informação e as ligações com os processos e políticas da organização.
Estudo da ética cristã à luz da perspectiva bíblica e sua relevância para a humanidade no contexto multicultural contemporâneo.
Articulação dos conceitos e da prática contábil adquirida ao longo do curso, mediante a utilização de recursos informáticos, que incluem sistemas computacionais de contabilidade e simulador empresarial, com o foco principal no registro de operações típicas e na elaboração das demonstrações contábeis correspondentes.
Revisão, apresentação e depósito do Trabalho de Curso.
Conceitos, fundamentos, tipos, normas, mecanismos de controle da auditoria. Abordagem prática da auditoria, compreendendo: planejamento, processos, papéis de trabalho, avaliação de controles, revisão e emissão de relatórios.
Elaboração de TCC
Estágio Curricular Supervisionado
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
8º Semestre
Estudo dos aspectos que caracterizam a perícia contábil como atribuição exclusiva do contador; das normas, regulamentos e legislação correspondentes; dos procedimentos necessários ao cumprimento da função de perito-contador e à produção do laudo e parecer periciais, bem como as características básicas da arbitragem e avaliação de avarias patrimoniais.
Estudo de temas relevantes e atuais de natureza interdisciplinar que estejam alinhados com a evolução natural do programa do curso.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Contabilização das operações típicas da administração pública e evidenciação da ação governamental mediante a elaboração, execução e controle orçamentário.
Articulação dos conceitos e da prática contábil, adquirida ao longo do curso, mediante a utilização de sistemas computacionais de contabilidade e simulador empresarial, com foco na tomada de decisão fundamentada na análise das informações contábeis fornecidas a partir do ambiente empresarial interno e externo.
Entender a religiosidade como um fenômeno humano inerente. Compreender a importância da formação religiosa como um diferencial na vida pessoal e profissional. Conscientizar os estudantes quanto à sua inserção na história e cultura afro-brasileira e indígena. Perceber a demanda por profissionais cujo perfil inclua a formação religiosa.
Estágio Curricular Supervisionado