I ENAIC – Educação Adventista

Temos a alegria de apresentar o I Encontro Anual de Iniciação Científica (ENAIC) da Educação Adventista. O ENAIC de 2021 será realizado por uma parceria entre a Fadba (http://www.adventista.edu.br/), a FAP (https://iap.org.br/) e o Unasp, o que vai contribuir muito para o impacto desse evento sobre a pesquisa que praticamos.

O I ENAIC da Educação Adventista visa promover a divulgação da pesquisa realizada pelos estudantes da graduação e da pós-graduação das três instituições participantes (e de outras instituições), orientada por seus professores, bem como a interação entre os alunos e seus pares. A pesquisa científica tem sido cada vez mais valorizada ao redor do mundo, e o estudante que tem contato com ela amplia os horizontes de oportunidades à sua frente.

Sendo assim,  não deixe de participar do I ENAIC da Educação Adventista!

Informações sobre contato por email

  • Cheque sua caixa de email e o lixo eletrônico para ter certeza de que você não recebeu, por email, nenhum comunicado sobre o I ENAIC da Educação Adventista. Infelizmente, o contato via Even3 pode, muitas vezes, ser considerado como Spam.

Datas importantes

  • I ENAIC da Educação Adventista: 21 de novembro de 2021 das 9h às 16h
  • Datas para submissão de trabalhos livres: 15/07 a 25/10
  • Datas para submissão de TCCs: 15/07 a 07/11
  • Inscrições para ouvintes: 15/07 a 21/11
  • Divulgação do resultado das avaliações: 08/11* (adiado para dia 12/11)
  • Divulgação dos links para as salas de apresentações de trabalhos, transmissões online e outras modalidades do evento: 14/11

Tipos de trabalhos que serão aceitos

  • Pesquisa de campo: trabalhos que coletam novos dados sobre um fenômeno específico e os analisam, a fim de aprofundar o conhecimento sobre alguma área do conhecimento. Nessa categoria, serão também aceitos trabalhos que não coletaram dados ainda, mas apresentam introdução, objetivos e método. Para preparação desse tipo de trabalho, os autores devem se basear no Checklist para avaliação de pesquisa de campo, disponível abaixo, na área de “Documentos para submissão”, pois os avaliadores levarão em conta esses critérios para dar nota ao trabalho;
  • Revisão bibliográfica e/ou documental: trabalhos que analisam e discutem a literatura e/ou os documentos existentes sobre alguma área do conhecimento. Para preparação desse tipo de trabalho, os autores devem se basear no Checklist para avaliação de revisão bibliográfica e/ou documental, disponível abaixo, na área de “Documentos para submissão”, pois os avaliadores levarão em conta esses critérios para dar nota ao trabalho;
  • Relatos de experiência: experiência vivida/realizada pelos discentes no futuro ambiente de trabalho de sua formação profissional (projetos de extensão, iniciação científica, iniciação à docência e prática profissional). Para preparação desse tipo de trabalho, os autores devem se basear no Checklist para avaliação de relato de experiência, disponível abaixo, na área de “Documentos para submissão”, pois os avaliadores levarão em conta esses critérios para dar nota ao trabalho.

Modalidades de submissão e normas de elaboração

  • Resumo simples: Entre 200 e 300 palavras. Deve conter título e palavras-chave (informar de 3 a 6 palavras, separadas por ponto e vírgula). As sessões do resumo devem estar identificadas em negrito: Introdução/contextualização, objetivos, métodos, desenvolvimento/resultados e conclusão/considerações finais (Caso seja um relato de experiência, não é necessário apresentar metodologia).
  • Resumo expandido: entre 1000 e 1500 palavras. Deve ser estruturado com título, resumo, palavras-chave (informar de 3 a 6 palavras, separadas por ponto e vírgula), bem como Introdução/contextualização, Objetivo(s), Método, Desenvolvimento/Resultados, Discussão, Conclusão/considerações finais e Referências (obs.: caso o trabalho seja um “Relato de experiência”, não será necessário apresentar o método).
  • Trabalho de conclusão de curso (TCC)/qualificação de TCC: nessa modalidade, o trabalho poderá ser construído no formato de resumo simples ou de resumo expandido, o que deverá ser definido entre os autores e seus orientadores. No ato da submissão, no entanto, é obrigatório que o trabalho seja devidamente registrado como Trabalho de conclusão de curso (TCC)/qualificação de TCC.

Obs.: Para todas as modalidades descritas abaixo, é necessário usar o template disponível abaixo, na área de “Documentos para submissão”

Orientações gerais

  • O resumo deverá ser submetido em duas versões: uma versão sem identificação de autorias e outra versão com a identificação dos autores, para que a avaliação seja realizada de modo cego.
  • Todos os trabalhos serão apresentados no formato de apresentação oral (vide orientações sobre apresentação abaixo, na sessão “Critérios e regras para apresentação oral dos trabalhos”).
  • É pré-requisito que, no ato da inscrição do trabalho, o(a) autor(a) submeta uma carta de autorização do(a) orientador(a) para a submissão. Caso contrário, o trabalho não passará por avaliação e será automaticamente rejeitado.
  • Cada trabalho poderá ter, no máximo, 6 (seis) autores, incluindo o(a) orientador(a) da pesquisa. Caso o trabalho tenha co-orientador(a), este(a) deverá estar entre os 6 autores.
  • O envio do trabalho só poderá ser realizado se ao menos um dos autores estiver inscrito no evento.
  • As informações e o conteúdo dos trabalhos inscritos são de inteira responsabilidade dos autores.
  • Os trabalhos são cedidos, sem custo, pelos seus autores ao I ENAIC da Educação Adventista, que poderá publicá-los com menção aos respectivos autores e ao evento, em seus Anais ou em outras publicações.
  • Os trabalhos serão avaliados com base em critérios pré-estabelecidos pelos organizadores do evento, disponíveis em checklists que podem ser encontrados abaixo, na sessão “Documentos para submissão”. Os trabalhos devem ser elaborados levando em consideração esses checklists, e devem utilizar o checklist específico para o tipo de pesquisa. A avaliação vai gerar uma nota final para cada trabalho, e essa nota será utilizada para APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO. Os trabalhos que não apresentarem os critérios mínimos pré-estabelecidos (pelo menos 30 pontos de um total de 50 pontos) SERÃO REPROVADOS.

Obs.: Os TCCs e as qualificações de TCC não passarão por avaliação da comissão do I ENAIC da Educação Adventista.

Critérios e regras para apresentação oral dos trabalhos

  • A sequência das apresentações será divulgada no dia do evento, portanto todos os apresentadores deverão estar online em suas salas durante toda a sessão de apresentações.
  • O link das salas será disponibilizado até dia 14 de novembro de 2021 no site do I ENAIC da Educação Adventista (unasp.br/ciencia/enaic/).
  • A apresentação deverá ser feita em slides (sugerimos que você se previna para possíveis problemas técnicos, armazenando seu arquivo em mais de um local).
  • Os slides deverão seguir o seguinte modelo: o primeiro slide deve conter o nome e logo da Instituição, título do trabalho, nome dos autores e do(a) orientador(a). Os slides seguintes deverão conter os itens Introdução/contextualização, Objetivo(s), Método, Desenvolvimento/Resultados, Discussão e Conclusão/considerações finais, expostos de forma clara e objetiva e bem ilustrados (obs.: caso o trabalho seja um “Relato de experiência”, não será necessário apresentar o método).

Certificado de apresentação de trabalho

  • Serão certificados apenas os trabalhos efetivamente apresentados no evento, o que será verificado através da lista de chamada do docente responsável pela área/sala. O trabalho não poderá ser apresentado por pessoas que não constem como autores;
  • A emissão do certificado de apresentação no evento está vinculada às informações prestadas no momento da inscrição;
  • Será expedido um certificado digital por trabalho, contendo o nome de todos os autores cadastrados, de acordo com a mesma ordem registrada na inscrição, bem como o nome do(s) orientador(es). O arquivo será enviado para o e-mail informado na inscrição.

Certificado de participação como ouvinte

  • Serão certificados apenas os participantes que efetivamente assistirem às apresentações de trabalhos e às palestras, o que será verificado através da lista de chamada do docente responsável pela área/sala.

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