Blog do Unasp

Voluntariado: uma experiência que vai além do fazer o bem

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você já pensou em fazer voluntariado? Essa prática pode contribuir não só para outras pessoas, como também desenvolver o seu crescimento pessoal e até mesmo dar um up no seu currículo. 

Existem várias ações de caráter social e comunitário feitas com o propósito de ajudar o outro e que não visão o lucro, mas sim o benefício de terceiros. Quem pratica esse tipo de trabalho, os voluntários, não recebem qualquer remuneração, embora o que eles ganham o dinheiro não pode pagar. Afinal, o voluntário é aquela pessoa que contribui em atividades que visam um mundo mais justo e solidário. E não há nada mais gratificante do que fazer um trabalho que envolva não apenas a remuneração, mas sim um ideal. O voluntariado é uma ótima opção por quem busca um projeto também para a vida pessoal.

Os objetivos do voluntariado podem ser os mais variados, desde educação até defesa dos animais e meio ambiente. O mundo hoje está caótico, por isso esses trabalhos fazem uma diferença significativa e beneficiam uma grande parcela de pessoas. Aliás, trabalhos voluntários impactam positivamente a sociedade em geral, mas não só isso, certamente mudam a vida de quem os realiza.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Mas por que ser um voluntário?

Na sociedade que nos encontramos fazer o bem ao próximo e contribuir para o desenvolvimento de alguém ou de uma comunidade surpreendentemente faz a diferença para o desenvolvimento pessoal, pois te leva a reflexão. Entretanto os benefícios não se restringem a isso. Vamos ver agora algumas razões para dispor seu tempo aos trabalhos voluntários.

Encontre sua causa

Afinal, qual seu propósito na vida? O voluntariado pode abrir sua mente e primordialmente te fazer sair da caixinha do seu próprio eu. E além disso encontrar sua causa é descobrir um pouco mais sobre quem você é.

Aprenda algo diferente

O voluntariado pode te ensinar muitas lições, mas também pode te estimular a criar habilidades. Nem sempre fazemos o que já sabemos, muitas vezes, por falta de outros profissionais, aprendemos na prática a realizar novas funções. Podem parecer coisas simples como capinar um quintal, fazer uma sopa, ou ainda quem sabe aprender uma nova língua a partir do contato com nativos de um local e assim descobrir um pouco mais de história e cultura com esse contato.

Exerça cidadania

Os trabalhos voluntários podem atuar em diferentes áreas como: educação, meio ambiente, segurança, defesa dos animais, ação social e etc… Nesse contexto entendemos como promovem direitos e deveres e assim nos fazem exercer nosso papel de cidadão.

Viva uma experiência única

No voluntariado você tem a chance de impactar positivamente a sociedade, mas sem buscar lucros nisso. É sua chance de expandir seus horizontes e ainda enxergar o mundo com outros olhos. O voluntariado é uma experiencia única, como comentado anteriormente, pode mudar não só a vida do outro, mas a sua.

Dê um up no seu currículo

Você pode não saber, mas atualmente experiência com voluntariado é ponto relevante no currículo, podendo ser até critério de desempate numa entrevista de emprego. Pois para o empregador esse quesito agrega características positivas ao candidato que são avaliadas na hora de preencher uma vaga.

Desenvolvimento pessoal

No voluntariado você pode ampliar sua visão social, cultura e até psicológica. Já que você entra em contato com realidades muitas vezes distante da sua, o que normalmente te faz refletir e amadurecer. Além disso, dessa forma você desenvolve seu lado profissional, gera autoconhecimento e é muito provável que você se sinta feliz em fazer o bem pelo outro.

Por que não estudar sobre isso?

Comprometer-se com algum tipo de voluntariado pode ser gratificante e enriquecedor. No entanto o trabalho voluntário, não só envolve uma missão e amor por uma causa, como também requer aspectos mais práticos e gerenciais. Unir a paixão e motivação de colaborar em causas sociais, com a organização e percepção gerencial é uma fórmula que certamente gera bons resultados. Pensando nisso existem cursos e especializações para quem se interessa nessa área. No Unasp encontramos o MBA em Gestão de Voluntariado e Projetos Sociais, que é a distância e o MBA em Liderança e Gestão de Voluntariado que é presencial no campus São Paulo.

Seja um voluntário você também

Como comentamos anteriormente você pode ser voluntário em diferentes áreas como educação, meio ambiente e etc… Se você ainda nem sabe que áreas te interessam no assunto voluntariado, faça o teste. O site Descubra sua Causa disponibiliza um quiz pra te ajudar a descobrir. 

Enfim, após um mergulho sobre o assunto esperamos que tenha gostado e se interessado pelo voluntariado. Afinal de contas o mundo precisa de você!

Mas se ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

 

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

 Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]