Blog do Unasp

Voluntariado: uma experiência que vai além do fazer o bem

Você já pensou em fazer voluntariado? Essa prática pode contribuir não só para outras pessoas, como também desenvolver o seu crescimento pessoal e até mesmo dar um up no seu currículo. 

Existem várias ações de caráter social e comunitário feitas com o propósito de ajudar o outro e que não visão o lucro, mas sim o benefício de terceiros. Quem pratica esse tipo de trabalho, os voluntários, não recebem qualquer remuneração, embora o que eles ganham o dinheiro não pode pagar. Afinal, o voluntário é aquela pessoa que contribui em atividades que visam um mundo mais justo e solidário. E não há nada mais gratificante do que fazer um trabalho que envolva não apenas a remuneração, mas sim um ideal. O voluntariado é uma ótima opção por quem busca um projeto também para a vida pessoal.

Os objetivos do voluntariado podem ser os mais variados, desde educação até defesa dos animais e meio ambiente. O mundo hoje está caótico, por isso esses trabalhos fazem uma diferença significativa e beneficiam uma grande parcela de pessoas. Aliás, trabalhos voluntários impactam positivamente a sociedade em geral, mas não só isso, certamente mudam a vida de quem os realiza.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Mas por que ser um voluntário?

Na sociedade que nos encontramos fazer o bem ao próximo e contribuir para o desenvolvimento de alguém ou de uma comunidade surpreendentemente faz a diferença para o desenvolvimento pessoal, pois te leva a reflexão. Entretanto os benefícios não se restringem a isso. Vamos ver agora algumas razões para dispor seu tempo aos trabalhos voluntários.

Encontre sua causa

Afinal, qual seu propósito na vida? O voluntariado pode abrir sua mente e primordialmente te fazer sair da caixinha do seu próprio eu. E além disso encontrar sua causa é descobrir um pouco mais sobre quem você é.

Aprenda algo diferente

O voluntariado pode te ensinar muitas lições, mas também pode te estimular a criar habilidades. Nem sempre fazemos o que já sabemos, muitas vezes, por falta de outros profissionais, aprendemos na prática a realizar novas funções. Podem parecer coisas simples como capinar um quintal, fazer uma sopa, ou ainda quem sabe aprender uma nova língua a partir do contato com nativos de um local e assim descobrir um pouco mais de história e cultura com esse contato.

Exerça cidadania

Os trabalhos voluntários podem atuar em diferentes áreas como: educação, meio ambiente, segurança, defesa dos animais, ação social e etc… Nesse contexto entendemos como promovem direitos e deveres e assim nos fazem exercer nosso papel de cidadão.

Viva uma experiência única

No voluntariado você tem a chance de impactar positivamente a sociedade, mas sem buscar lucros nisso. É sua chance de expandir seus horizontes e ainda enxergar o mundo com outros olhos. O voluntariado é uma experiencia única, como comentado anteriormente, pode mudar não só a vida do outro, mas a sua.

Dê um up no seu currículo

Você pode não saber, mas atualmente experiência com voluntariado é ponto relevante no currículo, podendo ser até critério de desempate numa entrevista de emprego. Pois para o empregador esse quesito agrega características positivas ao candidato que são avaliadas na hora de preencher uma vaga.

Desenvolvimento pessoal

No voluntariado você pode ampliar sua visão social, cultura e até psicológica. Já que você entra em contato com realidades muitas vezes distante da sua, o que normalmente te faz refletir e amadurecer. Além disso, dessa forma você desenvolve seu lado profissional, gera autoconhecimento e é muito provável que você se sinta feliz em fazer o bem pelo outro.

Por que não estudar sobre isso?

Comprometer-se com algum tipo de voluntariado pode ser gratificante e enriquecedor. No entanto o trabalho voluntário, não só envolve uma missão e amor por uma causa, como também requer aspectos mais práticos e gerenciais. Unir a paixão e motivação de colaborar em causas sociais, com a organização e percepção gerencial é uma fórmula que certamente gera bons resultados. Pensando nisso existem cursos e especializações para quem se interessa nessa área. No Unasp encontramos o MBA em Gestão de Voluntariado e Projetos Sociais, que é a distância e o MBA em Liderança e Gestão de Voluntariado que é presencial no campus São Paulo.

Seja um voluntário você também

Como comentamos anteriormente você pode ser voluntário em diferentes áreas como educação, meio ambiente e etc… Se você ainda nem sabe que áreas te interessam no assunto voluntariado, faça o teste. O site Descubra sua Causa disponibiliza um quiz pra te ajudar a descobrir. 

Enfim, após um mergulho sobre o assunto esperamos que tenha gostado e se interessado pelo voluntariado. Afinal de contas o mundo precisa de você!

Mas se ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

 

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!