Blog do Unasp

Você tem certeza que é isso? Saiba como escolher um curso de graduação.

Business people with question mark on boards

Escolher um curso para prestar é bem mais complicado do que se imagina. Tomar essa decisão não se baseia apenas nos anos investidos na faculdade, mas também no seu futuro, emprego e estilo de vida. Até que é aceitável ter suas dúvidas sobre o que fazer, como e quando, já que a faculdade é algo a longo prazo e requer certa maturidade para tomar a decisão de ingressar em algo que envolve, e muito, o seu futuro.

A opinião de familiares e amigos pesam bastante na hora da decisão. Mas você já parou para analisar quais são as suas verdadeiras motivações para escolher um curso? Tomar decisões precipitadas, sem considerar suas preferências e anseios, acabam em arrependimentos. E para evitar esse tipo de problema é preciso, em primeiro lugar, analisar-se e conhecer mais sobre você.

Você sabe quais sãos suas vocações, habilidades, aptidões, pontos fortes e fracos, também prioridades e o que você pretende se tornar no futuro? Bem, é bom começar respondendo essas perguntas, elas vão ter dar uma base daquilo que você é e pretende se tornar.

1

Quais matérias te interessavam no ensino médio? Pode parecer besteira, mas não é. Analisar suas preferências na escola podem te dar uma dica de qual área é mais interessante para seguir. Pense nas matérias da escola como base, em cada uma delas há ramificações de cursos e carreiras.

Pesquise bastante! Entre em sites especializados, converse com profissionais da área, e se tiver a possibilidade, frequente aulas como ouvinte. Antes de tomar sua decisão tenha embasamento para ter certeza de que o curso escolhido se encaixa no seu perfil.

Converse com seus pais, pergunte o que eles pensam, quais são as possibilidades da sua família tanta financeira como emocional. Defenda seu ponto de vista mas também seja flexível nas tomadas de decisões. A família é muito importante em várias fases da vida, então não negligencie a opinião de seus pais nesse período delicado.

Por outro lado faculdade não é esse martírio todo! Claro que é um grande passo e requer maturidade da sua parte, mas não coloque tanta pressão. Faça sua parte e coloque o resto nas mãos de Deus, temos certeza que ela estará guiando todos os seus passos, se você assim o permitir.

Fonte: Super Vestibular

SalvarSalvar

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.