Blog do UNASP

História do Brasil: vídeos para entender o Brasil Império

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Aprenda mais sobre o período do Brasil Império através de videoaulas, documentário e séries disponíveis gratuitamente no YouTube.

Estudar a história do nosso país não é apenas importante para poder passar nas provas da escola, no Enem ou nos demais vestibulares. Debruçar-se na nossa história é uma maneira de desenvolver o espírito crítico e a compreensão do poder que você e todos nós temos de transformar o mundo. A história é a ciência do passado e do presente e ela não deve ser encarada como uma simples série de repetições e dados decorados. Na verdade ela deve ser encarada e usada como um instrumento de conscientização e transformação do presente e do futuro.

Por exemplo, o Brasil Colônia foi um período muito importante da história do nosso país. Esses séculos influenciaram a estrutura social e política, que até hoje reflete no nosso cotidiano.

O Brasil Império foi o período da História que teve o seu início com a aclamação do Imperador D. Pedro I, em 1822, e se prolongou até a Proclamação da República, em 1889.

Com a chegada da Família Real, o rei Dom João VI deixou a colônia sul-americana nas mãos do filho, o príncipe regente, Dom Pedro I. Esse período, contudo, foi marcado por uma série de conflitos e revoltas que visavam a abolição da escravatura e a independência do país. O próprio I não durou no poder, por conta de tantos oposicionistas, e abriu caminho para o filho, D. Pedro II, a reger o Brasil.

Com ele, o Brasil chegou, enfim, aos acontecimentos que marcaram o fim do regime escravista. E posteriormente, nos processos que levaram o Marechal Deodoro da Fonseca a proclamar a República, no ano de 1889. (fonte: Click Escolar) 

Quer aprender mais sobre o período do Brasil Império? Como a economia, os principais fatos históricos, a política, a cultura e as suas principais características dessa época? Então, acompanhe a seleção de vídeos logo abaixo.

Aprenda mais sobre o Brasil Império de uma maneira prática e divertida.

[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/eKyBF_Ib_Zg” align=”center”][vc_video link=”https://youtu.be/cb55eVq6oaw” align=”center”][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_video link=”https://youtu.be/xC8Cou-o3OM” align=”center”][vc_text_paragraph]Produzido pelo canal TV Escola a série 500 anos: O Brasil Império na TV mostra, em oito programas, como se sucederam alguns dos principais fatos históricos do Brasil durante o século XIX, desde a chegada da Corte Portuguesa, passando pelas conjunturas e transições políticas, a exploração de terras, a imigração, os problemas e conflitos internos e com outros países; até a Proclamação da República. O legal é que nessa série há encenações com bonecos animados, o que deixa o processo de aprendizado mais lúdico.  Clique aqui para acessar o site da TV Escola. [/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/Z60eHBJ1xjY” align=”center” title=”Ep. 01: A Corte Desembarca na Colônia “][vc_video link=”https://youtu.be/2QLkP2NDhMg” align=”center” title=”Ep. 02. Rebeliões no Império “][vc_video link=”https://youtu.be/r6NzCndY6Pk” align=”center” title=”Ep. 03. O Brasil dos Viajantes “][vc_video link=”https://youtu.be/gHdz9uzVDXA” align=”center” title=”Ep. 04. O Reino do Café”][vc_video link=”https://youtu.be/czQoBxdy_NA” align=”center” title=”Ep. 05. A Capital do Império.”][vc_video link=”https://youtu.be/oo-yGXEnjKg” align=”center” title=”Ep. 06. Guerra do Paraguai.”][vc_video link=”https://youtu.be/OTTN1Y7DGQQ” align=”center” title=”Ep. 07. A Modernidade Chega a Vapor. “][vc_video link=”https://youtu.be/lOYK1xDFiiU” align=”center” title=”Ep. 08. A Abolição.”][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• História do Brasil: vídeos para entender o Brasil Colônia.

• História: descubra quais são as principais áreas de atuação.

• 6 sites para você estudar História para o Enem e vestibulares.

• 4 perfis no Instagram que irão te ajudar a estudar para o vestibular.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também