Blog do Unasp

Vida saudável… Só que não!

eat-more-sandwichNosso corpo é formado pela comida que ingerimos, e cada parte dele requer uma nutrição.  Por isso, devemos escolher o alimento que tenha os elementos necessários para o organismo, e é por isso que a fome não é o melhor guia. Maus hábitos com a alimentação pode ser muito prejudicial a saúde, e a enfraquece em vez de fortalecer. Não podemos ser guiados com segurança pelos hábitos da sociedade, pois grande parte das doenças são causados pelos erros populares com referência ao regime alimentar. Não acredita? Então, vamos dar um exemplo clássico: McDonald’s. Confira:

Em 2003, o cineasta americano Morgan Spurlock passou 30 dias se alimentando exclusivamente no McDonalds: café da manhã, almoço e jantar.  O filme Super Size Me documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica. Durante seu experimento, Spurlock chegou a consumir em média 5.000 kcal, que é o equivalente a 6,26 Big Macs, e durante esses 30 dias ganhou 11 quilos, problemas no fígado, difusão erétil e depressão. Em seguida a exibição desse documentário a fim de melhorar sua imagem, a rede de fast food McDonald’s foi obrigada a reformular seu cardápio no mundo inteiro, incluindo assim, alimentos saudáveis nos famosos combos, como frutas e saladas.

Confiram o documentário completo:

Em 10 de abril de 2010, oito anos depois desse documentário, a fotógrafa de New York, Sally Davies, resolveu registrar fotografias diárias do processo de decomposição de um McLanche Feliz (pão com hambúrguer e uma porção de batatas fritas). Ela deixou o lanche em um ambiente natural da sua própria casa, e não em uma geladeira. Com o passar do tempo, a fotógrafa ficou espantada que o sanduíche e as batatinhas continuavam com a mesma aparência, não mostravam sinais de alteração, como se fossem de borracha ou isopor.

No dia 10 de abril de 2012, dois anos depois – PASMEM! – estava tudo igualzinho ao primeiro dia, a única mudança se deu com o pão do hambúrguer, que partiu em alguns pedaços por causa do ressecamento.

mcdonalds dia 1

mcdonalds 2 anosFotos: Acervo Pessoal/ Sally Davies

Ela continuou registrando por mais um ano, e você pode acompanhar todas as fotos no seu flickr. Em uma entrevista que deu para a agência espanhola de notícias EFE, ela relata: “Não consigo acreditar que se passaram dois anos desde o dia em que o comprei. E continuarei fotografando o hambúrguer até que ele se desintegre, o que pode custar o resto da minha vida”.

Pergunto, que qualidades nutricionais pode ter um alimento que não apodrece, nem se corrompe com o passar do tempo?

Assista essa animação, que utiliza de muito humor,  sobre a vida dos animais selvagens se comessem fast food. Confira:

Para sabermos quais são os melhores alimentos, devemos estudar o plano original de Deus para o regime alimentar do homem. Pois, foi Ele quem criou o homem e conhece bem suas necessidades (Leia Gênesis 1:29 e Gênesis 3:18).

Mas, devemos ficar atentos pois, nem todas as comidas saudáveis são igualmente adequadas a nossas necessidades em todas as circunstâncias.  “Nossa comida deve ser de acordo com a estação, o clima em que vivemos e a ocupação em que nos empregamos” (Ellen White – Ciência do Bom Viver). Alimentos que podem ser usados por pessoas que utilizam muito de esforço físico não são próprios para aquelas que trabalham com uso intenso da mente.

É como dizem por ai, você é aquilo que come.

 

Fontes: Wikipedia McDonald’s, Wikipedia Super Size Me, Veja, Amor Pela Fotografia

SalvarSalvar

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.