Blog do Unasp

Gramática: quando e como usar o ponto e vírgula na redação?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Se você ainda tem dúvidas de como usar o ponto e vírgula no seu texto ou na redação para o vestibular, continue lendo este post e descubra a forma correta de aplicar esta acentuação.

É comum vermos o ponto e vírgula sendo aplicado de forma errada, ou seja, em frases e colocações que não necessariamente precisam dele. Além disso, há uma certa confusão de quando ele é necessário ou não.

Em relação a sua definição, o próprio nome já diz: ponto e vírgula. Então, esse é um sinal de pontuação intermediário entre o ponto e a vírgula. Ele não é apenas “uma pausa mais forte que a da vírgula e menos que a do ponto”. Sendo assim, um caminho mais simples e fácil de entender, é: o ponto e vírgula é responsável pela enumeração de orações, itens, termos. Ponto e vírgula também é essencialmente utilizado como enumerador no texto.

Por isso, para fazer você entender melhor o uso, separamos alguns exemplos práticos e relevantes que irão te ajudar na hora de escrever sua redação. Vamos ver?

Estruturas coordenadas

O uso do ponto e vírgula é diferente do uso da vírgula. A vírgula interna é utilizada para separar frases onde o conteúdo pertence à mesma ideia.

Já o ponto e vírgula é utilizado, em uma de suas funções, para separar estruturas coordenadas, ou seja, que não se dependem. Trechos, frases ou palavras podem receber esse sinal.

“Em São Paulo, faz frio; em Minas Gerais, sol.”[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Veja mais exemplos!

Textos argumentativos

“No Campeonato Brasileiro, os jogos acontecem na quarta-feira; na Copa do Brasil, os jogos são aos domingos.”

Enunciados enumerativos

“Infelizmente é comum encontrar muitos resíduos em alto mar, como:

1 – Plástico;

2 – Vidro;

3 – Metal;

4 – Entulhos.

Fatos

“Collor, FHC, Lula, Dilma; esses foram os últimos presidentes do Brasil; Bush, Clinton, Obama; já estes foram os últimos presidentes dos Estados Unidos da América.”

Ponto e Vírgula, agora deu para entender? 

Viu só como não é difícil empregar o ponto e vírgula? Portanto, se atente a essas regras e não erre na hora de escrever a sua redação.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

• Como criar e manter uma rotina de estudos para o Enem e vestibulares

• Passei no vestibular e vou estudar longe de casa! E agora?

• 4 perfis no Instagram que irão te ajudar a estudar para o vestibular

• Língua Portuguesa: faça o simulado e pratique para o vestibular do Unasp.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]