Blog do Unasp

Como estipular prazos e vencer a procrastinação diária

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Xô, preguiça! Saiba como vencer a procrastinação em poucos passos e se veja livre do mal que impede um bom rendimento nos estudos e no trabalho.

A procrastinação não acontece apenas nos ambientes acadêmicos. Ela também ocorre no trabalho, em casa, em projetos pessoais, no esporte e em mais uma porção de áreas da vida. Tornando-se uma ameaça para quem busca resultados satisfatórios em projetos pessoais e profissionais.

Para você entender um pouco melhor, a procrastinação é a mania de adiar uma tarefa ou afazer; é deixar para amanhã; deixar para depois; outra pessoa pode fazer; não vou me preocupar com isso agora; e por aí vai.

Ou seja, a procrastinação em definição é: comportamento de adiar tarefas importantes que precisam ser realizadas. Dessa forma, a mente do procrastinador, encontra desculpas para realizar essas tarefas depois.

Além disso, a procrastinação tem certos graus que começam geralmente com pequenas tarefas que vão sendo deixadas de lado, e se agrava com adiamento de tarefas importantes, afazeres, compromissos e grandes responsabilidades. Mas como dar um chega pra lá, nisso?

Prazos e objetivos

A mente humana trabalha bem quando possui um objetivo a ser alcançado. Essa é uma técnica bastante utilizada para quem quer vencer a procrastinação.

Isso significa que você pode relacionar a realização da tarefa com algo que você busca. Ou seja, se você precisa praticar uma atividade física, mas está com preguiça, pense na sua saúde e como é importante manter-se saudável e o quanto de dinheiro vai economizar em remédios (porque não vai ficar doente facilmente).

Por isso, mudar o ponto de vista pode deixá-lo mais motivado. Então, todas as vezes que você precisar fazer algo de que não gosta ou sente-se inseguro, procure relacionar essa tarefa a um dos seus objetivos mais importantes.

Resolva as tarefas mais fáceis primeiro

É comum deixarmos para depois até as coisas mais fáceis. No entanto, busque eliminá-las o mais rápido possível, seja lavar um prato ou enviar um e-mail de trabalho.

Quando realizamos as tarefas mais simples e fáceis primeiro, nos sentimos motivados a resolver problemas maiores e mais difíceis e isso ajuda a não procrastinar.

Depois, mantenha foco nas tarefas importantes

Com o pensamento vitorioso de ter resolvido problemas pequenos, mantenha a cabeça e gaste sua energia para realizar as tarefas mais importantes. Foco é essencial nesse processo.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Pensamento positivo

Busque os pensamentos positivos. Eles dão motivação para continuar. Sendo assim, evite os negativos e tudo o que puxa para baixo sua criatividade, inspiração e vontade de realizar.

Mude o ambiente

Não está conseguindo render ou terminar suas tarefas? Mude de ambiente. Se está no escritório, leve o notebook para uma outra sala ou varanda que tenha ar puro. Experimente um novo ambiente para finalizar seus afazeres.

O ambiente influencia muito em nosso rendimento. Dessa forma, trocar de local, mesmo que por alguns instantes, é um respiro para mente e abre caminho para o lado criativo e de resolução de problemas.

Defina recompensas

Desafie-se e ganhe por isso. A cada tarefa realizada ou procrastinações vencidas, presenteie-se; você merece! Seja algumas horas de descanso ou uma viagem de recompensa. Estimule seu cérebro a realizar tarefas e ganhar com isso.

Cheque sua agenda

Checar a agenda diariamente é um exercício de fiscalização. É como se você visse se cumpriu tudo o que precisava e o que você ainda precisa fazer para terminar.

Por isso, crie o hábito de riscar o que já fez e escrever o que precisa ser feito. Essa atividade vai ter dar uma visão de tudo o que está fazendo, concluindo e os novos trabalhos. Além disso, coloque prazos para solucionar cada problema.

Ou seja, quando trabalhamos com prazos, nos sentimos motivados a terminar e quando mais cedo terminamos, melhor significa o rendimento, não é mesmo?

Xô, procrastinação!

Depois dessas dicas, esperamos que você também consiga vencer a procrastinação e garantir um melhor resultado para suas tarefas, trabalhos, estudos ou outros afazeres.

E se você já tem hábitos que ajudam a combater a procrastinação, deixe sua dica aqui nos comentários e compartilhe suas experiências. Afinal, nada como uma ajuda de quem já venceu a procrastinação!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

• Saúde emocional: 08 atitudes que vão deixar o seu dia tão melhor!

• Saúde emocional: aplicativos para você aprender a lidar com as emoções.

• Sua rotina pode melhorar infinitamente com essas 10 atitudes.

• 7 Atitudes que vão te ajudar a aliviar o estresse do cotidiano.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]