Blog do UNASP

Quer ser um engenheiro? Conheça os novos cursos de engenharia do Unasp!

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

hardhat and blueprint on desk, with architect in background

Deseja ser um engenheiro? Saiba, nesse post, um pouco mais sobre os três novos cursos de engenharia inaugurados pelo UNASP escolha o que se encaixa melhor com o seu perfil!

O UNASP agora possui quatro cursos de engenharia: Engenharia de Produção, Engenharia da Computação e Engenharia Agronômica. Na faculdade de engenharia o profissional é formado para colocar em prática conhecimentos científicos, a fim de produzir novas utilidades. Sendo assim, o engenheiro estuda um problema e planeja uma solução. Mas também verifica a possibilidade técnica e financeira dessa solução e, finalmente, coordena a produção.

Por isso, neste post, apresentamos um pouco sobre o curso de engenharia, e as especialidades  ofertados pelo UNASP, para que você conheça mais sobre esta profissão!

Para os interessados, o UNASP está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo Nacional 2016 desde o dia 09/09/2015 e estará realizando a prova no dia 18 de Outubro (18/10/2015). Para maiores informações clique aqui.

Engenharia de Produção – UNASP campus EC 

Um dos primeiros novos cursos de engenharia que vamos aprensentar encontra-se num mercado competitivo e globalizado, o mesmo procura por profissionais que façam a diferença. Por isso, o Engenheiro de Produção lida com sistemas integrados a produção de bens e serviços. Mas especificamente, lida com a matéria prima, com informações, recursos financeiros, mão de obra especializada, equipamentos e instalações. É algo amplo que vai desde os fornecedores até o cliente final.

Assim, a importância desse profissional nas empresas é ligada a capacidade em solucionar problemas de forma global. Portanto, ele pode propor soluções otimizantes. Essa é uma das características do Engenheiro de Produção sobre as outras engenharias. Esse curso de engenharia funciona no campus de Engenheiro Coelho.

O que fazem os Engenheiros de Produção:

  1. Revisam programas de produção, especificação de engenharia, fluxos de processo e outras informações para entender os métodos e atividades nas manufaturas e serviços;
  2. Descobrem como produzir partes ou produtos, ou prestar serviços, com máxima eficiência;
  3. Desenvolvem sistemas de controle para fazer planejamentos financeiros e análises de custos mais eficientes;
  4. Promulgam procedimentos de controle de qualidade para resolver problemas de produção ou minimizar custos;
  5. Trabalham com os consumidores e com a gerência para desenvolver padrões para projetos e produção;Projetam sistemas de controle para coordenar atividades e planejamento de produção para certificar que os produtos atenderão os padrões de qualidade;
  6. Comunica-se com os clientes sobre as especificações do produto, com os fornecedores sobre compras, com os gerentes sobre capacidade de produção, e com os times sobre o status do projeto.
  7. Ainda, os engenheiros de produção aplicam suas habilidades para diferentes situações desde manufatura até administração de negócios. Por exemplo, eles projetam sistemas para:
  8. Movem partes pesadas dentro das fábricas;
  9. Fazem os produtos da empresa chegarem aos consumidores, inclusive encontrando a forma mais rentável de localizar as fábricas;
  10. Avaliam o quão bem as pessoas desempenham seu trabalho.

No entanto, a versatilidade permite ao Engenheiro de Produção se engajar em atividades que são úteis para uma variedade de negócios, governos ou ONGs. Por exemplo, eles podem se empenhar na gerência da cadeia de suprimentos para ajudar as empresas a minimizar custos de estoque ou conduzir atividades de garantia de qualidade para ajudar as empresas a manterem seus consumidores satisfeitos.  E ainda, trabalhar no crescente ramo de gerenciamento de projetos já que as indústrias estão procurando controlar custos e maximizar a eficiência.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Engenharia de Computação – Unasp campus SP

Durante o curso de Engenharia de Computação o aluno adquiri conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na produção de novas tecnologias. Nesse período, ele também vê disciplinas na parte de computação, tanto no desenvolvimento de software como na construção de computadores, integrando esses conhecimentos para desenvolver funcionalidades para a população.

Entretanto, o mercado de trabalho desse profissional é muito amplo. Por isso, ele pode trabalhar em desenvolvimento, projeto de rede, gerência de tecnologia de informação e em áreas específicas da engenharia, como telecomunicação e elétrica. Contudo, esse é um profissional bem requerido no mercado de trabalho.

O curso de Engenharia da Computação, oferece forte vocação ao empreendedorismo. Assim, o aluno é bastante incentivado a produzir e patentear produtos. Ainda, durante o curso, o aluno cria uma start up, um novo produto e provavelmente irá abrir a sua própria empresa. A grande maioria dos alunos desse curso tem esse perfil. Esse curso de engenharia é ofertado no campus de São Paulo.

O que fazem os Engenheiros de Computação:

  1. Desenvolvem sistemas de software;
  2. Projetam e desenvolvem computadores;
  3. Produzem novas máquinas e equipamentos computacionais para diversos setores;
  4. Planejam e gerenciam a qualidade do software;
  5. Gerenciam, operam e realizam a manutenção de sistemas de redes de computadores;
  6. Desenvolvem métodos e ferramentas da engenharia de software;
  7. Implantam sistemas integrados de redes de computadores.

Engenharia Agronômica – UNASP campus EC

O último dos três novos cursos de engenharia do UNASP é Engenharia Agronômica. Durante esse curso, o aluno estuda temas como produção de animais, produção vegetal, mecanização agrícola, combate a pragas, composição do solo, irrigação, adubo, melhoramento, clima, sustentabilidade e negócios.

Por isso, o curso de engenharia agrícola possui um grande carga horária de aulas práticas, no campo, onde os alunos põem a mão na terra. Para isso, as faculdades contam com laboratórios de química, física, melhoramentos de sementes, produção e processamento de alimentos e microbiologia. Além disso, muitas faculdades são verdadeiras fazendas-escolas, como é o caso do UNASP.

O que fazem os Engenheiros Agrônomos?

  1. Ele utiliza seus conhecimentos para aumentar a produtividade dos produtos agrícolas, cuidando do controle das pragas ou da renovação da terra;
  2. Estuda e aplica melhores métodos de adubação, de irrigação, de produtos que matem micróbios e ervas daninhas da lavoura;
  3. Opera também ações no sentido de recuperação da terra diante de interferências naturais e do homem;
  4. Dedica-se à zootecnia, lidando com a melhoria de gerações animais, ou contribuindo para cuidados ligados à saúde como alimentação, vacinação, manejo dos produtos depois do abate.

Fonte: Blog da Engenharia

Gostou de conhecer os novos cursos de engenharia do UNASP? Então, dá uma olhadinha no nosso site e confere lá outros cursos ofertados pela faculdade!

Leia também:

 

 

 

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também