Blog do Unasp

Uma Lição de Vida: 4 lições que podemos aprender com o filme

O longa-metragem Uma Lição de Vida ou O Aluno (The First Grader -2010) é baseado em fatos reais e é um daqueles filmes para refletir e se emocionar.

Que tal assistir a um filme, que além de ser inspirado em uma história real, é aquele tipo de longa que ensina grandes lições? Prepara a pipoca e o coração a sessão vai começar!

Para começar, vamos contextualizar o momento histórico do filme. 

O Quênia é um país africano que sofreu com a Revolta dos Mau Mau entre os anos de 1952 à 1963. Foi uma época conturbada onde o povo lutou para libertar o país dos colonizadores britânicos, que desde 1888 dominavam a nação. Consequentemente, durante a revolta muitas pessoas foram exiladas, torturadas e mortas. O país ficou em frangalhos, mas teve a sua independência em 1963.

No entanto, as coisas demoraram a voltar ao normal. Em diversos setores, como a educação por exemplo. Afinal, somente cerca de quarenta anos após o final da guerra é que programas de escolarização e educação para crianças e adultos foram implantadas no país.

Uma Lição de Vida – Um pouco sobre o filme

O filme Uma Lição de Vida conta a história de Maruge, sobrevivente de guerra e que aos 84 anos aprendeu a ler e escrever em uma escola primária. Existem dois personagens principais: o Sr. Maruge (interpretado por Oliver Litondo) e a professora Jane (interpretada por Naomie Harris).

A trama começa com um anúncio do governo sobre a oportunidade da educação para todos. No entanto, a campanha foi criada para as crianças do país. Uma vez que o foco era as crianças poucos adultos se interessavam pelo tema. Só que aí que entra Maruge. Um senhor de idade desejoso por estudar e que interpretou o anúncio do governo como uma possibilidade de aprender a ler. Afinal, a educação era PARA TODOS.

A partir daí ele busca meios de ingressar em uma escola, sendo rejeitado diversas vezes por conta da sua idade. Até que ele bate à porta da escola professora Jane, que após algumas ressalvas decide ensiná-lo junto com os demais alunos.

Durante o filme somos levados a vivenciar junto com o Sr. Maruge lembranças dolorosas, ameaças das autoridades e moradores da região; que não concordavam e aprovavam que um adulto estudasse com crianças de apenas 6 anos de idade.

Embora isso possa ser um problema do ponto de vista de algumas pessoas e instituições, trazendo uma forte discussão em nossos dias; Maruge lutou até o fim para aproveitar cada momento de aprendizado que poderia ter.

A professora possui um papel fundamental na vida do Maruge, pois é ela quem o incentiva, dá suporte a apoio para que ele realize seu sonho. É quase impossível não se emocionar com o filme que traz como mensagem principal, a importância da educação numa realidade dura, como a vida de milhares de quenianos.

O filme ressalta a importância da busca pelo direito de estudar. 

Colocando na ponta do lápis, o filme também fala sobre poder, política, liberdade, inclusão e exclusão. Além do preconceito, ignorância, consequências da colonização/guerras e outras reflexões sobre diferentes aspectos individuais. Interessante, não é mesmo?

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Mais de Uma Lição de Vida

No filme Uma Lição de Vida, podemos tirar alguns ensinamentos valiosos, como:

1 – Persistência

Maruge foi persistente ao frequentar a escola, fazendo com que a distância, comentários maldosos e covardias sofridas não se tornassem um empecilho para ele.

Independente da escola não oferecer as melhores condições de espaço físico e materiais necessários, ele foi com o que mais importava: vontade!

Isso significa que ele foi firme e continuou com seus esforços pessoais perante aos obstáculos. 

2 – Perseverança

Alinhado à persistência, a perseverança requer flexibilidade e novas alternativas para buscar soluções quando os desafios aparecem. É a arte de solucionar o problema.

Por causa da sua perseverança,  Maruge superou os obstáculos sociais, as críticas e maus tratados. Além disso, quando a escola não quis recebê-lo por conta do uniforme e materiais, ele deu um jeito de conseguir o que era exigido.

3 – Superação

Apesar da idade,Maruge quebrou diversos preconceitos e paradigmas. Enfrentou membros da comunidade e políticos  que não estavam satisfeitos com a sua atitude e vontade de aprender. Ao mesmo tempo, para ele foi uma superação, depois de tantos anos, começar um novo projeto de vida. O que para muitos pode parecer o fim, por causa da idade avançada, para ele era um recomeço.

4 – A importância da Educação

A importância da educação é retratada durante o filme inteiro, na verdade é o que baseia a história. Hoje, todos entendemos o valor do estudo, do conhecimento e o bem que eles nos trazem, podendo mudar nossas vidas. No entanto, não temos uma noção real da dimensão dessa importância.

Ao assistir o filme é quase impossível não sentir-se grato por podermos ler e escrever. Por termos acesso à educação.

Que tal assistir ao filme?

Não vou contar tudo sobre o longa-metragem, já dei até uns spoilers. Portanto deixo agora o trailer do filme, para dar aquele gostinho. Espero que vocês gostem e que assistam!

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!