Blog do UNASP

Tutores em EAD: qual a importância desses profissionais?

A educação a distância, também conhecida como EAD ganhou espaço ao longo de sua jornada no Brasil e hoje é uma das formas mais procuradas de aprendizado.  Porém, muitos ainda questionam a importância de um tutor EAD. Na maioria das vezes é a dúvida sobre a necessidade da existência desse profissional para o bom funcionamento de um EAD. A resposta é certa – sim, esse é um profissional fundamental.

Qual o papel do tutor?

O papel do tutor EAD deve ser sempre considerado igualmente ao de um professor de educação presencial. É ele quem irá organizar o fluxo de conhecimento, além de ensinar, tirar dúvidas dos alunos, etc…

Ser tutor é o mesmo que ser professor, dedicar-se a ensinar algo que saiba às pessoas que querem aprender ou aperfeiçoar seu conhecimento. É justamente por isso que um tutor deve ter notório conhecimento sobre um assunto para poder estar apto a trabalhar nessa modalidade de aprendizado. Tanto que para isso existem cursos preparatórios que têm o objetivo de qualificar pessoas como tutores a distância, trabalhando na concepção de Educação a Distância, suas metodologias e estratégias de ensino no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Como todo professor, o bom tutor é aquele que deve estar sempre atento ao seu aluno. Deve estimular no mesmo a capacidade de se expressar, o contato com ele, seja para tirar dúvidas ou para ouvir uma reclamação sobre a disciplina ou metodologia. Acima de tudo, o tutor tem o papel de mostrar os caminhos do aprendizado.

Devido ao ambiente em que trabalha inserido, algumas características devem ser desenvolvidas. Um bom tutor é mediador; incentivador; facilitador; instigador do conhecimento.

O que é preciso para se tornar um bom tutor em EAD?

Para ser um tutor de EAD, a flexibilidade de atendimento é a arma principal para obter-se sucesso. Se, no modelo presencial, o professor vive no mesmo ambiente físico do aluno; dessa forma, podendo tirar as dúvidas e passando conhecimento durante um determinado período de tempo, o tutor de EAD não pode ficar preso a apenas duas horas de aula diariamente. Não precisa ficar integralmente a disposição do aluno e do grupo, mas é sempre muito importante que responda às necessidades apresentadas pelos seus aprendizes por no máximo, 06 horas após receber uma mensagem, por exemplo.

O profissional tem que ir além de montar o material de estudo e tirar as dúvidas dos alunos. Como um bom professor ele deve ser dinâmico, criar equipes de estudo, estimular a interação entre os alunos por meio de fóruns, chats ou outras ferramentas. O ideal é criar um ambiente mais semelhante à sala de aula tradicional, pois ajuda os estudantes a não achar que estão sozinhos no mundo virtual. Interação e um bom ambiente, mesmo que virtual, é essencial.

Em resumo, o perfil de um tutor em EAD  é ser capar de exercer duas atividades importantes: a de informar, esclarecendo as dúvidas que os alunos têm, e a de orientar, ou seja, garante apoio nas diversas dificuldades que os estudantes têm e na promoção do estudo e aprendizagem autônoma.

Se sua vontade é fazer um curso EAD e ter um tutor, fique tranquilo e não se preocupe mais, o UNASP tem um curso a distância especialmente criado para suas necessidades. Confira em nosso site e mãos à obra em seus projetos!

Curtiu saber mais sobre essa profissão?

Torne-se um Tutor em EAD! Clique aqui e saiba mais.


Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]