Blog do Unasp

Vale a pena trancar a faculdade para fazer um intercâmbio?

Será que vale a pena fazer um intercâmbio durante a faculdade? Bem, antes de fazer a sua escolha é preciso analisar os seus objetivos, além do contexto pessoal, profissional e educacional. Você está um pouco confuso? Então, vem cá. Vamos conversar e tentar encontrar a melhor solução para você. 

Por mais que pareça animador e promissor estudar fora, optar por um intercâmbio requer um tanto de cautela e ponderação. Afinal, existe uma linha muito tênue entre fazer uma escolha que pode alavancar a sua vida. Como também fazer uma escolha que na verdade irá atrasar o seu atual progresso. Dessa forma, fazer um intercâmbio pode ser decisivo na vida de qualquer pessoa.

Portanto é preciso avaliar bem e saber se vale a pena ir, quando, como, para onde viajar e o que fazer por lá. Além disso, existem outras dúvidas que permeiam os pensamentos de quem cogita fazer intercâmbio. Investimento financeiro, por exemplo, é uma delas. Outra dúvida comum entre os universitários que planejam estudar fora é: será que vale a pena trancar a faculdade para fazer um intercâmbio?

Por isso, antes de optar por ficar no Brasil e continuar com os estudos aqui, ou fazer intercâmbio, é preciso levantar algumas questões. Como por exemplo, questionar-se sobre os seus objetivos pessoais, profissionais e conhecer as vantagens e possíveis desvantagens de cada decisão. 

Vamos conversar mais sobre trancar a faculdade para estudar fora? E como isso pode ser positivo, desde que seja bem planejado.

Tenha objetivos claros

Trancar uma faculdade para fazer um intercâmbio não deve ser uma escolha pautada apenas pela empolgação de ter uma experiência fora do país. Sim, sabemos que ter novas experiências é bem importante. No entanto, levando em consideração que você deixará uma etapa importante da vida aqui no Brasil em aberto, é preciso ter metas mais altas.

Portanto, o mínimo que se espera é que você vá para outros país entendendo a importância de continuar com os estudos. E que vá com o objetivo de aprender uma nova língua ou aprimorar os conhecimentos e fluência do idioma escolhido. Também existe a opção de fazer um intercâmbio para estudar algo que irá agregar ao seu atual curso de graduação.

Bem, independente do que você vá estudar, é importante aproveitar o intercâmbio para aprimorar o curso que você está trancando aqui no Brasil. Dessa forma, o tempo despendido no intercâmbio será aproveitado para alavancar a sua carreira no futuro.

Além disso, é importante ter em mente que morar fora simplesmente, não fará você aprender um outro idioma. Ou seja, durante esse período é preciso estudar, entrar em uma escola, mergulhar na cultura, conhecer pessoas, se envolver e se dedicar muito para que toda a experiência valha a pena. 

Afinal de contas, fazer intercâmbio não é um processo de osmose, onde estar no local fará com que o aprendizado aconteça. Então, é da sua responsabilidade querer e fazer por onde.

Sendo assim, é importantíssimo ter objetivos claros sobre a sua decisão de morar fora e fazer intercâmbio. Por isso, trace os seus objetivos! Alinhe as suas vontades com as necessidades e prioridades.

Se você optar pelo intercâmbio é melhor se dedicar, mergulhar de cabeça e aprender o máximo possível. Dessa forma, quando retornar, você terá o idioma fluente no currículo e experiências que vão além da vida acadêmica.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

É vantajoso fazer intercâmbio durante a faculdade?

Na nossa opinião, pensando no contexto do mercado de trabalho, vale a pena sim fazer um intercâmbio durante a faculdade. Desde que ele seja um agregador para os seus estudos e que você volte para completar a sua graduação. Dessa forma, esse “ausente” não irá prejudicar em nada o seu futuro profissional. Pelo contrário, os benefícios serão inúmeros, pois essa experiência te fará crescer pessoalmente e enriquecerá o seu currículo.

Tenha em mente que trancar a faculdade não pode e nem deve significar atraso de vida. Na verdade, você deve encarar como um período a mais de estudos e aprendizagem, como se fizesse parte da sua graduação. Um ano ou um semestre a mais de foco na sua construção profissional. 

Além disso, fazer intercâmbio mostrará que você é uma pessoa aberta ao novo, corajosa e movida a desafios, o que é muito positivo para o mercado. Lá no futuro, quando você enviar o seu currículo, as empresas irão gostar de saber dessa sua experiência extra. 

Outro ponto relevante a se considerar é o enriquecimento cultural, que impacta diretamente no seu repertório de aprendizado e experiência pessoal. Sem contar o fato de que aprender uma nova língua é essencial para sobreviver no mercado de trabalho.

Além disso, você sabia que durante o intercâmbio dá para fazer algumas matérias da sua graduação? Em alguns casos é possível fazer disciplinas a distância e em outros, é possível cursar a graduação no país do intercâmbio, em faculdades conveniadas à sua (como é o caso aqui do Unasp). Aí você já mata algumas matérias. 😉

Dessa forma, quando você voltar, retornará sem ter “perdido tempo”, pelo contrário, voltará para o seu curso ainda mais motivado, cheio de novidades e novos conhecimentos.

#PartiuFazerIntercâmbio!

Se você estava na dúvida se valia a pena ou não fazer intercâmbio, saiba que as situações variam de pessoa para pessoa. Mas que de forma geral, costuma ser bem proveitoso.

Não encare esse momento como perda de tempo, e sim, um investimento a médio e longo prazo que fará bem para você, sua vida acadêmica e profissional. E por outro lado não vá morar em outro país de forma despretensiosa. Tenha um plano que alinhe o intercâmbio com as suas metas da faculdade. 

Existem diferentes tipos de intercâmbio: de um mês, seis meses, férias e outros. Então, o ideal é conversar com quem entende do assunto. Por exemplo a coordenação de intercâmbio de sua faculdade ou uma agência especializada no assunto.

Nosso conselho final é: mantenha claro os seus objetivos acadêmicos, pessoais e profissionais, converse com que já passou por essa experiência e esteja aberto às novas possibilidades. 

E claro, aproveite o seu intercâmbio e até a próxima!

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!