Blog do UNASP

Saiba como o trabalho voluntário pode dar um “UP” na sua carreira.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você já pensou o quanto pode ser gratificante doar o seu tempo nas férias para ajudar os outros? E se você conseguisse um lugar para praticar suas habilidades? Ou já imaginou poder se destacar num processo seletivo por ter ricas experiências? Essas ideias são possíveis caso se aventure a fazer trabalho voluntário.

Que tal viajar para um país onde não há muita tradição no turismo, onde não haverá shoppings, nem parques temáticos e que você ainda terá que acordar cedo e trabalhar duro?! Isso mesmo, TRABALHAR seriamente! Para alguns isso pode ser um cenário de “programa de índio”, mas para outros isso é o roteiro perfeito de férias! Isso porque, um novo formato de viagem está surgindo, é o chamado turismo voluntário, também conhecido como “voluntourism “.

O conceito básico é oferecer o trabalho voluntário com objetivo de ajudar alguma causa significativa durante a viagem, ou seja, é uma ideia de amplificar o turismo consciente, quando se pensa em realizar algo pelo destino que está visitando.

Esse tipo de atividade garante diversos benefícios. Muitos deles serão incorporados ao currículo e também ao desenvolvimento pessoal.

Quer saber quais são essas vantagens? Acompanhe este texto a seguir e conheça cinco benefícios que um trabalho voluntário pode trazer para sua vida pessoal e profissional.

1. Oportunidade de aprender com outras pessoas.

Quem disse que tudo que você vai aprender na vida serão seus pais e professores que vão ensinar? No trabalho voluntário você tem a chance de expandir seu conhecimento com outras pessoas, inclusive fora do seu meio social.

Por exemplo, você está cursando Arquitetura e no local onde você faz trabalho voluntário existe um profissional de Ciências Contábeis que vai dar a você noções de finanças.

Desta forma, será possível ter a oportunidade de conhecer algum assunto que provavelmente você nunca na vida teria a chance de aprender.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

2. Obter experiência dentro da área de atuação.

Muitos estudantes que estão quase terminando a faculdade ou que já não sabem lidar somente com a teoria, deveriam pensar em procurar um trabalho voluntário. Isso porque durante este serviço você pode encontrar alguma vocação dentro da sua área.

Sendo assim, você pode escolher algo no seu ramo. Praticando os conceitos que você aprende em sala de aula vai ser bastante compensador para sua carreira.

3. Aumentar as chance de arrumar um emprego.

O mercado de trabalho cada vez mais competitivo faz com que qualquer experiência a mais seja decisiva para a contratação. Aqui no Blog nós te ajudamos a saber o que você precisa para ser o profissional que o mercado desejaSaiba mais. 

No caso do trabalho voluntário essa experiência é de grande peso pois uma vivência nas reais dificuldades enfrentadas por pessoas de culturas diferentes te ajuda a trabalhar em equipe. Além da facilidade em lidar com pessoas.

O motivo é que as empresas têm dado preferência a candidatos engajados em um projeto voluntário. Pois as corporações sabem que voluntários têm mais desenvoltura para lidar com imprevistos, conseguem ser proativos e são mais determinados.

Essas características enchem os olhos das empresas. Desse jeito, ter uma experiência de trabalho voluntário no currículo ajuda a se destacar diante dos demais concorrentes.

4. Melhorar o networking.

O trabalho voluntário também pode ampliar a sua rede de contatos. Isso ocorre porque os locais dessa área atuam com pessoas de diversos setores.

Além do mais, não tem como não fazer um trabalho voluntário sem conquistar novos amigos. Com tanta gente que você vai lidar é impossível não ter alguém que vá se identificar com você.

5. Aprimorar a sensibilidade e empatia.

Quando se é um voluntário a maneira de sentir o mundo não é mais a mesma. Com isso, você consegue aprimorar sua sensibilidade para entender os problemas sociais.

Neste processo de sensibilização ocorre a prática de empatia. Você consegue melhorar a sua capacidade de escutar as dores dos outros e poder se colocar no lugar das pessoas. O desenvolvimento pessoal vai ser algo realmente enriquecedor durante essa experiência.

Esses são alguns dos benefícios que você pode obter ao fazer trabalho voluntário. Não é difícil encontrar alguém que precisa de ajuda. Existem diversas organizações não-governamentais e instituições que precisam de apoio “voluntárioque podem estar perto de você.

Curtiu a ideia de passar férias bem diferentes e viver a experiência de ajudar a quem precisa e ainda conhecer um lugar fora dos destinos tradicionais do turismo de massa? Então essa pode ser uma maneira mais simples de conseguir fazer isso, com ajuda desses especialistas em fazer o bem!

Como funciona?

Ao acessar o site da Volunteer Vacations você escolhe o destino que deseja viajar. Cada um dos projetos oferecidos no site é parceiro de uma ONG diferente. Ou seja, você tem inúmeras opções de trabalho. O site vai dar toda consultoria sobre como é o trabalho e o que é preciso para ir naquele destino (como a necessidade de vacinas e vistos). Ainda tem todas as instruções de como será seu cotidiano quando estiver por lá. Enfim, eles montam junto com você o planejamento da viagem voluntária. Saiba mais pelo site.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Assine a newsletter do blog!” subtitle=”Receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

 • 10 sites que vão te ajudar a economizar na hora de viajar;

 • Governo Federal disponibiliza gratuitamente acesso a eventos culturais e viagens interestaduais para estudantes;

• Pequenas atitudes que podem trazer mudanças;

• 7 métodos comprovados pela ciência para você ser mais feliz.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também