Blog do Unasp

3 documentários que todo veterinário deveria assistir

Conheça 03 documentários que todo veterinário deve assistir. E de quebra veja uma lista de filmes sobre animais que vão te fazer aprender e refletir sobre a profissão.

É muito importante que a sociedade compreenda que para construir um ambiente de harmonia e equilíbrio, todos os seres vivos devem ser levados em consideração. Ou seja, a boa relação do ser humano com a fauna, flora e toda biodiversidade do planeta, é imprescindível.

Afinal, para construir um mundo melhor e mais consciente é preciso respeito entre todas as criaturas que habitam o planeta terra. 

Por isso que existem profissionais que dedicam suas carreiras e vidas para cuidar da natureza como um todo. Como os veterinários, por exemplo, que optaram por aprender mais sobre os animais. Atuando em diversos campos, com o propósito de manter a saúde dos animais e o bem-estar animal.

Entretanto, além de preservar a saúde dos animais, o veterinário também atua na preservação da saúde pública. Por exemplo, por meio do controle de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para o homem, e do controle de produtos de origem animal consumidos pela população.

O entretenimento e a medicina veterinária

As produções audiovisuais, sejam filmes, documentários ou reportagens, contribuem e muito para apresentar à sociedade um pouco da realidade dos animais. Como também inspiram profissionais da área, além de contar lindas histórias e propor reflexões essenciais.

Portanto, pensando em apresentar alguns conteúdos sobre essa temática aos veterinários, ou amante da área e dos animais, é que preparamos esse post com a curadoria de alguns documentários.

Além disso, como um bônus, também listamos alguns filmes sobre animais. Vamos conferir?

Documentários que todo veterinário deveria assistir

1 – Veterinários do Futuro (2017)

Veterinários do Futuro (Life At Vet U), é uma produção do Animal Planet e acompanha a rotina de um grupo de estudantes no último ano da graduação. Esse é o ano onde os alunos praticam de forma quase integral, o que aprenderam durante o curso.

Logo no primeiro episódio, um integrante do grupo e futuro veterinário, cuida de Tyler. Um cão de nove anos que passará por um procedimento para remoção de catarata.

Portanto, ao longo da série, é possível acompanhar a evolução profissional dos protagonistas, que aprendem a lidar com os dramas das famílias e seus animais. O registro emociona e ensina através da rotina, dores e satisfação da profissão.

2 – Terráqueos (2017)

Terráqueos é um documentário que teve início através de uma campanha de conscientização pública sobre castração de animais de estimação. O conteúdo levou cinco anos para ser produzido até chegar ao formato de longa-metragem. 

Série da Netflix, Terráqueos ganhou fama por escancarar a relação de dependência dos humanos em relação aos animais; seja como comida, entretenimento, moda ou desenvolvimento científico. De fato, uma reflexão e tanto.

Outro ponto interessante é que a investigação do longa se passa em pet-shops, criatórios de filhotes e abrigos de animais. Além de outros locais como fazendas industriais, no comércio de couro e peles, indústria de esporte e entretenimento e, por fim, na carreira médica e científica. 

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3 – Apenas Cães (2018)

A série documental Apenas Cães também é uma produção da Netflix e conta histórias de pessoas e suas relações com seus cachorros. 

No primeiro episódio, nós espectadores já somos apresentados à uma adolescente que luta contra a epilepsia. Ela conta com a ajuda de Rory, seu cachorro treinado para identificar as crises da jovem e mantê-la protegida.

Sendo uma produção que consegue criar empatia e identificação com o público, Apenas Cães faz um belo trabalho de contar as histórias da relação entre cães e humanos.

BÔNUS:  Filmes sobre animais que todo veterinário deve assistir

Sempre ao Seu Lado

Sempre ao Seu Lado é um longa-metragem emocionante que explora o tema da lealdade dos animais e a amizade entre o homem e o cão. 

Além disso, o filme apresenta uma infinidade de sentimentos que podem surgir na relação entre um humano e seu animal de estimação. O amor certamente é um deles.

Inspirado em uma história real, Sempre Ao Seu Lado é um lindo filme para quem ama animais e mais exclusivamente os cachorros. Só um aviso, é muito provável que você não consiga conter as lágrimas ao assistir. 

Mogli, o menino lobo

Mogli – uma produção da Disney e é uma celebração da natureza e da pureza dos animais. Primeiramente, os humanos abandonam o pequeno menino Mogli, e então, os animais passam a cuidar dele, demonstrando assim que também são nobres e mantém uma boa relação com o ser humano.

Parece irreal, mas fora das telas, já existiram vários casos de criadas por animais. Há um filme que fala sobre um caso do tipo, é o longa metragem espanhol ‘Entre Lobos‘. Ele narra a história real de uma criança que passou 12 anos vivendo entre esses animais.

De qualquer forma, Mogli, apesar de ficção, nos apresenta e nos convida a refletir sobre diversos assuntos. Alguns deles são: se devemos ou não tirar o animais de seu habitat natural para nosso próprio prazer e como pode ser linda uma boa relação com eles.

Já ouviu falar do curso de Medicina Veterinária do Unasp?

O Unasp também oferece graduação em Medicina Veterinária, com aulas teóricas e práticas, onde cerca de 80% dos professores são mestres e doutores.

Além disso, o Unasp possui aproximadamente 30 espécies diferentes de animais para as aulas práticas e mais, o curso já será aberto com avaliação 4 de 5 pelo MEC. O que sinaliza a qualidade da graduação. 

O curso de Medicina Veterinária tem como objetivo formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, preocupados com o meio ambiente e que estejam conscientes quanto à responsabilidade pela saúde animal. 

Além disso, o Unasp campus Engenheiro Coelho conta com uma biblioteca atualizada, salas de aula equipadas e laboratórios para pesquisa empírica. Como também professores experientes e renomados e boas oportunidades de estágio para os alunos.

Está esperando o quê? Saiba mais sobre o curso e venha fazer medicina veterinária no Unasp.

Até a próxima!

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!