Blog do UNASP

3 documentários que todo veterinário deveria assistir

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Conheça 03 documentários que todo veterinário deve assistir. E de quebra veja uma lista de filmes sobre animais que vão te fazer aprender e refletir sobre a profissão.

É muito importante que a sociedade compreenda que para construir um ambiente de harmonia e equilíbrio, todos os seres vivos devem ser levados em consideração. Ou seja, a boa relação do ser humano com a fauna, flora e toda biodiversidade do planeta, é imprescindível.

Afinal, para construir um mundo melhor e mais consciente é preciso respeito entre todas as criaturas que habitam o planeta terra. 

Por isso que existem profissionais que dedicam suas carreiras e vidas para cuidar da natureza como um todo. Como os veterinários, por exemplo, que optaram por aprender mais sobre os animais. Atuando em diversos campos, com o propósito de manter a saúde dos animais e o bem-estar animal.

Entretanto, além de preservar a saúde dos animais, o veterinário também atua na preservação da saúde pública. Por exemplo, por meio do controle de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para o homem, e do controle de produtos de origem animal consumidos pela população.

O entretenimento e a medicina veterinária

As produções audiovisuais, sejam filmes, documentários ou reportagens, contribuem e muito para apresentar à sociedade um pouco da realidade dos animais. Como também inspiram profissionais da área, além de contar lindas histórias e propor reflexões essenciais.

Portanto, pensando em apresentar alguns conteúdos sobre essa temática aos veterinários, ou amante da área e dos animais, é que preparamos esse post com a curadoria de alguns documentários.

Além disso, como um bônus, também listamos alguns filmes sobre animais. Vamos conferir?

Documentários que todo veterinário deveria assistir

1 – Veterinários do Futuro (2017)

Veterinários do Futuro (Life At Vet U), é uma produção do Animal Planet e acompanha a rotina de um grupo de estudantes no último ano da graduação. Esse é o ano onde os alunos praticam de forma quase integral, o que aprenderam durante o curso.

Logo no primeiro episódio, um integrante do grupo e futuro veterinário, cuida de Tyler. Um cão de nove anos que passará por um procedimento para remoção de catarata.

Portanto, ao longo da série, é possível acompanhar a evolução profissional dos protagonistas, que aprendem a lidar com os dramas das famílias e seus animais. O registro emociona e ensina através da rotina, dores e satisfação da profissão.

2 – Terráqueos (2017)

Terráqueos é um documentário que teve início através de uma campanha de conscientização pública sobre castração de animais de estimação. O conteúdo levou cinco anos para ser produzido até chegar ao formato de longa-metragem. 

Série da Netflix, Terráqueos ganhou fama por escancarar a relação de dependência dos humanos em relação aos animais; seja como comida, entretenimento, moda ou desenvolvimento científico. De fato, uma reflexão e tanto.

Outro ponto interessante é que a investigação do longa se passa em pet-shops, criatórios de filhotes e abrigos de animais. Além de outros locais como fazendas industriais, no comércio de couro e peles, indústria de esporte e entretenimento e, por fim, na carreira médica e científica. 

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3 – Apenas Cães (2018)

A série documental Apenas Cães também é uma produção da Netflix e conta histórias de pessoas e suas relações com seus cachorros. 

No primeiro episódio, nós espectadores já somos apresentados à uma adolescente que luta contra a epilepsia. Ela conta com a ajuda de Rory, seu cachorro treinado para identificar as crises da jovem e mantê-la protegida.

Sendo uma produção que consegue criar empatia e identificação com o público, Apenas Cães faz um belo trabalho de contar as histórias da relação entre cães e humanos.

BÔNUS:  Filmes sobre animais que todo veterinário deve assistir

Sempre ao Seu Lado

Sempre ao Seu Lado é um longa-metragem emocionante que explora o tema da lealdade dos animais e a amizade entre o homem e o cão. 

Além disso, o filme apresenta uma infinidade de sentimentos que podem surgir na relação entre um humano e seu animal de estimação. O amor certamente é um deles.

Inspirado em uma história real, Sempre Ao Seu Lado é um lindo filme para quem ama animais e mais exclusivamente os cachorros. Só um aviso, é muito provável que você não consiga conter as lágrimas ao assistir. 

Mogli, o menino lobo

Mogli – uma produção da Disney e é uma celebração da natureza e da pureza dos animais. Primeiramente, os humanos abandonam o pequeno menino Mogli, e então, os animais passam a cuidar dele, demonstrando assim que também são nobres e mantém uma boa relação com o ser humano.

Parece irreal, mas fora das telas, já existiram vários casos de criadas por animais. Há um filme que fala sobre um caso do tipo, é o longa metragem espanhol ‘Entre Lobos‘. Ele narra a história real de uma criança que passou 12 anos vivendo entre esses animais.

De qualquer forma, Mogli, apesar de ficção, nos apresenta e nos convida a refletir sobre diversos assuntos. Alguns deles são: se devemos ou não tirar o animais de seu habitat natural para nosso próprio prazer e como pode ser linda uma boa relação com eles.

Já ouviu falar do curso de Medicina Veterinária do Unasp?

O Unasp também oferece graduação em Medicina Veterinária, com aulas teóricas e práticas, onde cerca de 80% dos professores são mestres e doutores.

Além disso, o Unasp possui aproximadamente 30 espécies diferentes de animais para as aulas práticas e mais, o curso já será aberto com avaliação 4 de 5 pelo MEC. O que sinaliza a qualidade da graduação. 

O curso de Medicina Veterinária tem como objetivo formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, preocupados com o meio ambiente e que estejam conscientes quanto à responsabilidade pela saúde animal. 

Além disso, o Unasp campus Engenheiro Coelho conta com uma biblioteca atualizada, salas de aula equipadas e laboratórios para pesquisa empírica. Como também professores experientes e renomados e boas oportunidades de estágio para os alunos.

Está esperando o quê? Saiba mais sobre o curso e venha fazer medicina veterinária no Unasp.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 07 filmes para você estudar e entender mais sobre a Guerra Fria

• Filmes e documentários para estudar Filosofia e Sociologia para o Enem

• 8 filmes que todo, atual ou futuro, profissional de saúde deve assistir

• 9 músicas para entender a ditadura militar no Brasil[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também