Blog do Unasp

Teste vocacional: descubra por que fazer e onde fazer

O teste vocacional consiste em questionários e testes, cujo objetivo é medir as suas características psicológicas em processo de orientação profissional. Entenda mais sobre o assunto e onde fazer o seu teste.

Escolher uma graduação, muitas vezes, é um processo conturbado e cheio de dúvidas. No entanto, você não está sozinho nessa. Ou seja, muitas pessoas também se questionam sobre a futura profissão e suas vocações. Daí surge uma opção para acabar com as dúvidas: o teste vocacional.

Inicialmente, o teste vocacional serve como um meio de auxilio para escolher o curso ou a profissão. Mas também pode servir como um processo de autoconhecimento, que vai além da escolha de uma faculdade. O teste vocacional foi criado justamente para ajudar a combater dúvidas e propor possíveis soluções na hora de fazer uma escolha, seja de graduação ou na carreira.

Como resultado, o teste vocacional surge como um meio de sanar suas dúvidas de uma forma correta e confiável. É o seu mapa pessoal e profissional. Sabendo quais são os passos para chegar no “tesouro”, fica mais fácil de alcançá-lo. 

Mas afinal de contas, o que é um teste vocacional?

O Teste Vocacional é um instrumento ou ferramenta utilizada para identificar atributos pessoais e a compatibilidade do indivíduo com as áreas existentes no mercado de trabalho. Como também alinhar e detectar o seu perfil motivacional.

Além disso, o teste vocacional também é muito utilizado por psicólogos ; em programas de orientação profissional que visam descobrir a vocação do indivíduo.

O que é uma vocação?

Vocação é um indicativo de tendência ou habilidade pessoal que leva a pessoa à exercer uma determinada carreira ou profissão. Dessa forma, a vocação é uma competência interna que estimula o indivíduo para a prática de atividades que estão associadas aos seus desejos, vontade e gostos. Mas, será que o teste vocacional ajuda no encontro da vocação? 

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Teste vocacional resolve?

É normal ficar se perguntando se o teste vocacional vai mesmo ajudar a escolher uma profissão. Bem, ele não é milagroso por si só. É importante salientar que ele é um auxiliador, não uma uma solução completa. 

Portanto, faça!  Você não tem nada a perder e sabemos que pelo menos, o teste pode te dar um norte. Afinal de contas, ele também é uma ferramenta de autoconhecimento.

Os teste vocacionais, na maioria das vezes, possuem diversas perguntas de múltipla escolha que têm por objetivo identificar seus principais traços de personalidade. Além disso, elas também tendem a pontuar seus pontos fortes e seus pontos fracos. 

Daí, com a junção de todas essas características com as outras perguntas do teste, é possível obter algumas informações relevantes sobre sua vocação e carreiras em potencial para você.

Por que fazer um teste vocacional?

Está perdido e não tem ideia do que fazer para escolher um curso? Faça um teste vocacional! Ao fazer um teste de suas aptidões e interesses, você diminui suas dúvidas e deixa de lado as áreas que não tem nada a ver com você. Isso significa que as chances de acertar na escolha do curso aumentam bastante.

Além disso, o teste vocacional também te ajudar na orientação profissional. Ou seja, por meio das suas respostas, o teste aponta em quais áreas de sua formação e experiência você tem mais aptidões. Com isso, de acordo com seu perfil, é possível trabalhar os pontos que você precisa para avançar na carreira.

Temos mais talentos do que imaginamos. Saber quais são eles pode ser, muitas vezes, a peça que falta para alcançar o sucesso profissional ou pessoal. Então, além de mostrar quais as áreas que você mais se identifica para a faculdade, o teste vocacional também pode te mostrar habilidades que podem ser utilizadas na carreira.

Onde fazer o teste vocacional? 

Pensando em te ajudar, criamos com ajuda de especialistas, um teste vocacional que vai direcionar e mostrar seus possíveis próximos passos. Bóra fazer? Clique aqui e faça o seu teste vocacional.

 

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!