Blog do UNASP

Teoria musical: conheça 3 sites para aprender mais sobre o tema

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Para ser um bom músico, instrumentista ou cantor é preciso ter uma boa base de teoria musical. Pensando nisso, listamos alguns sites que podem te ajudar a estudar sobre o assunto. 

A teoria musical é uma das coisas mais importantes para quem trabalha com música. Seja lá qual for a sua atual área de atuação, ou futura área de atuação, a teoria musical é a base que sustenta a sua profissão. Por isso que aprender mais e conhecer todos os segredos da teoria musical e dos elementos que envolvem o universo da música é essencial para os profissionais. 

Há quem diga que para trabalhar com música, tocar um instrumento ou cantar, é preciso ter dom. Até um certo nível, sim. No entanto, a música também é uma habilidade que pode, e deve, ser desenvolvida através de dedicação, gosto e prática. Portanto, independente do seu atual nível musical, se houver dedicação e o estudo assíduo da teoria aliada à prática os resultados só tendem a melhorar. 

Outro ponto positivo é que a internet possibilitou a democratização do ensino musical. Consequentemente, hoje em dia, muitas pessoas, conseguem ter acesso à aulas e dicas para aprender sobre o assunto sem ao menos sair de casa ou investir muito dinheiro. Atualmente existem sites e canais que ensinam instrumentos, técnicas vocais e apresentam novos recursos para tais atividades.

Por isso, pensando em te ajudar, listamos 3 sites que ensinam a teoria musical. É só dar uma olhada abaixo, clicar nos links e estudar mais sobre o assunto. 😉[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Sites para aprender sobre Teoria Musical 

1. Prime Cursos

A plataforma Prime Cursos é um site que oferece uma porção de opções de cursos online. Além disso, um ponto positivo é que ele oferece diversas opções para diferentes áreas, e boa parte delas são gratuitas e com certificado, como é o caso do curso de Teoria Musical.

No curso de teoria musical, é possível ter uma ideia geral do universo da música e tudo o que compõe esse estudo. Consequentemente você aprenderá sobre os elementos musicais, como intervalos, escalas, cifras e acordes, bem como fazer uma leitura musical. Além disso, você também aprenderá a como escrever partituras.

2. Descomplicando a música

Quer descomplicar a música ou a teoria musical? Então, visite esse site.

De forma didática e dividido por módulos, o curso contém tudo que um iniciante precisa para saber sobre história e a teoria da música. O conteúdo vai desde escala musical até fazer e aplicar uma harmonização com cadências, por exemplo.

Outro ponto interessante são os testes em forma de quiz. Então, para testar os conhecimentos, ao final de cada módulo, é possível fazer uma avaliação através dos jogos e ainda reforçar o que foi aprendido.

Também é possível ter acesso à um pacote com videoaulas. Nessa opção, o aluno tem um acesso, com login e senha, à um painel onde estão todos os vídeos explicativos sobre os assuntos do curso.

3. Coursera

O Coursera é uma plataforma que também oferece diversos cursos, tanto gratuitos como pagos. No entanto, alguns cursos podem ser em inglês, como o curso “Fundamentals of Music Theory“, criado pela Universidade de Edimburgo.

Os cursos de teoria musical possuem conteúdos programáticos fundamentais e básicos para entender, analisar, ouvir e escrever uma música ocidental, por exemplo. Além disso, eles ainda ainda fornecem materiais para que você aprenda sobre ritmo, escalas, formas, harmonia básica e demais elementos.

Afinando seus conhecimentos

E aí, pronto para afinar seus conhecimentos com os cursos de teoria musical? Se você é apaixonado por música, quer aprender mais ou sente que precisa aprimorar a teoria dessa área, não deixe de dar uma olhada nesses cursos.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• 5 motivos para fazer a pós em Educação Musical

• Música: veja o que você vai estudar durante a graduação

• Música: quais são as principais áreas de atuação de um músico?

• 5 motivos para fazer uma pós em Liderança em Música e Adoração[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também