Blog do Unasp

5 tendências inovadoras de marketing digital para 2020

Para o próximo ano algumas tendências de marketing digital já foram traçadas com base no ritmo do mercado. Saiba quais são elas e saia na frente! 

É inegável como o meio online cresceu nos últimos anos, o Marketing Digital é um ótimo exemplo disso. Todas as estratégias que envolvem essa área, seja para vendas ou relacionamento, têm se desenvolvido de forma extraordinária e seguindo as tendências do mercado. 

Atualmente as empresas que não se adaptam aos meios digitais estão propensas ao desaparecimento. Por isso que é tão importante que a gestão esteja atenta à essas mudanças e alinhem o seu negócio com as melhores estratégias para continuarem presentes no mercado.

As tendências apontam ideias e rotas que vão guiar os caminhos dos profissionais em 2020, principalmente quando o assunto é marketing digital. Entretanto, é importante lembrar que nem sempre essas tendências se confirmam ou ganham força, porém são tendências inovadoras e que têm tudo pra dar certo!

Com o propósito de trazer algumas ideias do que serão tendências em 2020, com foco no Marketing Digital, é que preparamos esse post. Apresentaremos conceitos, propostas e, até mesmo, ações a seguir. 

Tendências de marketing digital para 2020

1 – E-mail mais próximo e humano

Uma das estratégias mais antigas do meio online, considerada a rainha dos conteúdos, não morreu e em 2020 será ainda mais usada de forma estratégica. 

Isto é, o formato e-mail mkt e newsletter ganha força com muito conteúdo relevante, promoções e relacionamento. Salienta-se que a estratégia é personalizar ainda mais esses contatos, transformando a linguagem de acordo com cada cliente e seus gostos.

Portanto, quanto mais pessoal for, mais universal vai ser, e mais humana a voz da marca será. Independentemente do número de pessoas que recebem, o modo como foi escrito vai parecer uma conversa e representará uma intimidade única

Ou seja, o segredo está na humanização. Embora seja um conteúdo que irá ser enviado para muitas pessoas, as mensagens são recebidas individualmente. Então, vale a pena personalizar. Com toda certeza invista em um e-mail mais pessoal e íntimo!

2 – LinkedIn fomentando o diálogo

A plataforma do LinkedIn tem crescido de forma significante. Portanto, saber como aproveitar essa rede social da melhor forma possível é fundamental. 

A questão da humanização também é uma tendência para oLinkedIn. Dessa forma, os posts devem estar presentes de fato no dia a dia da rede e dialogando com o público.

Compartilhe conteúdo e conhecimento, mostre suas expertises, marque presença e dialogue sempre. Essa ferramenta deve ser um local para o compartilhamento de ideias, experiências e histórias de sucesso.  

Além disso, mostrar domínio sobre assuntos, expertise e entendimento vai tornar a sua marca mais relevante. Invista no público profissional, estreitando o relacionamento e fomentando o diálogo com admiradores da empresa e possíveis novos clientes e colaboradores.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3 – Podcast, um novo amigo

A voz, o seu uso e o uso dos recursos sonoros foram uma tendência neste ano e continuam sendo em 2020. É perceptível o crescimento da plataforma Podcast humanizada, visto que ela se tornou um meio de aprender e compartilhar conhecimento como se tivesse conversando com um amigo.

Essa intimidade gera um resultado orgânico incrível, a médio e longo prazo. Por isso, precisa ter paciência para colher os resultados. Além disso, é um excelente formato que oferece conteúdo valioso às pessoas sem pedir nada em troca, sendo um cenário perfeito para mostrar autoridade sobre o seu mercado. 

4 – Marketing empático

O Marketing pode ser considerado como o conjunto de estratégias realizadas para alcançar um objetivo, seja ele, venda, reconhecimento de marca, relacionamento e promoções, por exemplo.

Sendo assim, uma tendência para 2020 é transformar essas estratégias em algo mais palpável, íntimo e empático. Então, mais uma vez, a humanização entra em cena, visto que ela é uma necessidade atual no mercado. Recomenda-se menos promessas e mais verdades; menos empurrar de goela abaixo e mais tempo para o cliente comprar o que deseja.

Dessa forma, o indicado é deixar o cliente no tempo dele. Ou seja, sem invadir o seu espaço. Humanizar é lembrar que existem pessoas do outro lado também, uma vez que devemos acompanhar a geração vigente. Empresas mais humanas vencerão.

5 – Marketing Digital evoluindo

O Marketing Digital tem se consolidado, porém, ainda há muito o que evoluir. Uma tendência para 2020 é as marcas pensarem mais como publishers. Ou seja, construa, faça parcerias ou junte esforços na mídia. Além disso, diferencie o conteúdo e crie algo realmente diferenciado em qualidade, linguagem e formato.

Agindo assim a empresa terá mais possibilidades de ser bem sucedida, mantendo um relacionamento duradouro com seus clientes e outras marcas, crescendo cada vez mais. Outro ponto é alinhar o pensamento digital às ações físicas, inovando ainda mais nas ativações de marca e experiência positiva dos parceiros e clientes.

Aplicando as tendências e ideias

2020 está chegando e você pode se surpreender com as inovações que estão por vir. Portanto, se atente às tendências e boas ideias para que possa colocar em prática e conseguir um melhor resultado para o seu negócio.

Em quais tendências do Marketing Digital você acredita? Acredita em alguma que não está na lista, por quê? Compartilhe com a gente aqui nos comentários.

Até a próxima!

 

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!