Blog do Unasp

Arquitetura: Inspire-se em 7 projetos de telhado verde.

O telhado verde é uma técnica muito usada na arquitetura sustentável, com o objetivo principal de trazer benefícios para o meio ambiente ao plantar árvores, folhagens, gramas e outras plantas nas coberturas de residências, edifícios e até indústrias.

Os telhados verdes garantem isolamento térmico e acústico aos ambientes internos, além de atribuir novas funções como um espaço de lazer, descanso e jardinagem. Os impactos positivos para o meio ambiente também são um ponto a ressaltar nesse tipo de projeto. Para inspirar os futuros (e atuais) arquitetos separamos alguns projetos inspiradores que possuem como características principal a escolha do telhado verde.

1- Seascape Retreat

Andrew Patterson é o arquiteto neozelandês responsável pelo projeto da Seascape Retreat. O local escolhido para a construção, que é uma espécie de pousada, é a Península de Banks, nascida de restos de erupções vulcânicas e localizada em uma ilha no Sul da Nova Zelândia. A casa conta com três quartos, uma sala de estar, um hall de entrada e um banheiro. O telhado verde destaca a inserção do refúgio com a natureza. A vegetação da montanha cobre o telhado de maneira contínua, dando a sensação de união e continuidade.

telhado verde

telhado verde

2- Edifício Casa América

O número 279 da Avenida América, um local tranquilo e arborizado na cidade de Porto Alegre/RS, foi escolhido pelos arquitetos Daniel Billig, Guilherme Nogueira, Maurício Rissinger e Tiago Fritzen, para abrigar um edifício residencial enxuto e contemporâneo. Com seis apartamentos distribuídos em 748 m2 de área construída. No último pavimento, foi projetado um espaço de lazer e descanso. O terraço vegetado possui tecnologia que dispensa rega diária e maiores manutenções, graças à contínua presença de água e nutrientes em sua base.

telhado verde

telhado verde

3- Casa MM 

A Casa MM é pautada pela questão climática. Todos os ambientes têm ventilação priorizada por meio de portas camarão de madeira – brises-soleil que podem ser inteiramente abertos e filtram a entrada de luz natural para o interior da residência.  O teto verde também funciona como isolante térmico, pois ameniza a incidência do sol que é acentuada pelos outros materiais utilizados na construção, como a madeira nas laterais e o concreto nas extremidades. O projeto é do arquiteto Marcio Kogan.

telhado verde

telhado verde

Está gostando do post?

Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email!

4- Casa RD

Com linhas minimalistas  a Casa RD privilegia a funcionalidade e sobriedade. Localizada em Brasília (DF), a residência preza por características como charme e conforto. O projeto é assinado pelos arquitetos arquitetos Filipe Monte Serrat e Manuela Dantas, em parceria com Camilo de Lannoy.

telhado verde

telhado verde

5- Casa HLM

A construção projetada pelo escritório Bá fica a 30km da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Hoje a casa é uma residência no campo, enxuta, minimalista e dinâmica. O telhado verde dá mais sustentabilidade ao projeto. Feito com 18 cm de água constante abaixo da grama para não precisar regar com regularidade.

telhado verde

telhado verde

6- Casa 63

A Casa 63, localizada em São José dos Campos, interior de São Paulo, foi idealizada pelo escritório paulista Sonne Müller Arquitetos. Feita em estrutura metálica, a residência está dividida em seis módulos e em dois pavimentos. O lote que comporta o programa da casa tem, ao todo, 470m². O telhado verde é um espaço reservado também para uma horta.

telhado verde

7- Condomínio Baleia

A permeabilidade contígua entre interior e exterior e a fusão privilegiada com a paradisíaca praia da Baleia, na cidade de São Sebastião, São Paulo, não restringem a privacidade desejada em cada unidade. O terreno desalinhado orienta a implantação das casas, suavemente separadas pelos jardins verticais nos muros cegos. Projeto feito pelo arquiteto Raphael França.

telhado verde

telhado verde

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.