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Entenda como a tecnologia pode influenciar na criatividade

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A cada ano que passa surge mais uma novidade na área da tecnologia. Mas como essas mudanças constantes podem influenciar quando o assunto é a sala de aula?

A tecnologia é capaz de melhorar o aprendizado dos alunos em sala de aula, segundo estudos recentes. Por isso, muitas escolas e universidades têm optado por inserir em suas salas de aula essas inovações tecnológicas. No entanto, nem sempre analisamos como a tecnologia pode influenciar na criatividade. Por isso, pensando em fomentar o tema “tecnologia e criatividade”, listamos alguns momentos e soluções que unem esses dois temas. Afinal, criatividade tem tudo a ver com tecnologia. E vice e versa.

1. Adaptar as aulas às inovações tecnológicas

Os estudantes já estão familiarizados com a tecnologia. Eles sabem como utilizá-la e aproveitar seus benefícios da melhor forma. Portanto, cabe aos professores encontrarem uma maneira para adaptar suas aulas às inovações tecnológicas ajudando, assim, a tornar os alunos mais criativos.

2. Supere desafios

Se você ainda não estiver totalmente familiarizado com a tecnologia, veja isso como um desafio a ser superado. Dessa forma, encontre maneiras novas de aprender utilizando a internet, por exemplo. Isso ajudará você a aprimorar sua criatividade.

3. Criar em grupo

Se eventualmente você tenha dificuldade em aprender como utilizar certos aparelhos tecnológicos, aproveite para pedir ajuda a um colega. Afinal, não há nada de errado em aprender, mesmo quando se é um professor.

Além de ser uma boa chance de facilitar sua interação em grupo, você também poderá aprimorar sua criatividade ao pensar em maneiras de incorporar a tecnologia a projetos escolares. E os professores, como eles podem utilizar a tecnologia a seu favor, para que as aulas se tornem mais criativas?[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

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Confira esses 15 passos

1. Acredite que as tecnologias digitais podem colaborar para promover novas práticas pedagógicas;

2. Entenda como estes recursos podem ser incorporados à rotina escolar;

3. Conheça algumas possibilidades que fazem sentido dentro da sua área de trabalho e se aproprie de algumas ferramentas tecnológicas;

4. Planeje novas estratégias de ensino que tenham o aluno no centro do processo de aprendizado e o professor como mediador da construção do conhecimento;

5. Pense num ensino mais personalizado e numa avaliação direcionada às necessidades de cada aluno. O foco da educação hoje é o desenvolver competências e habilidades dos alunos;

Como a tecnologia pode influenciar na criatividade?

6. Incentive os alunos a pesquisar na internet. Oriente-os a usar palavras-chave e símbolos, e indique bibliografias e sites para que desenvolvam com qualidade o trabalho;

7. Permita que os alunos comparem informações e discutam sobre os temas pesquisados, sinalizando a confiabilidade da informação;.

8. Estimule os alunos a produzir seus próprios textos a partir das pesquisas realizadas na internet e em outras mídias, bem como a mencionar autores e fontes pesquisadas;

9. Motive os alunos a participar de projetos colaborativos, inclusive com estudantes de outras escolas no Brasil e no exterior;

10. Crie ou estimule seus alunos a criarem um espaço virtual exclusivo para produção de trabalhos colaborativos (página no Facebook, perfil no Twitter, blog, etc.);

Sendo assim, torne as aulas mais criativas!

11.  Incentive os alunos a compartilhar seus trabalhos na internet para que qualquer pessoa possa ter acesso, contribuir e fazer críticas;

12.  Valorize o uso de diferentes recursos tecnológicos para produção de trabalhos escolares, como vídeos, fotos, podcasts, blogs, slides, gráficos e banco de dados.

13.  Permita diferentes formas de manifestação e expressão no desenvolvimento dos trabalhos, dando espaço à criatividade e pró-atividade;

14.  Engaje os alunos em tarefas desafiadoras, que façam sentido para suas vidas, que proporcionem o trabalho em equipe e administração do tempo;

15.  Propicie a produção de games, estimulando o raciocínio lógico, com o uso de softwares de programação.

 

Fonte: Universia Brasil, Porvir[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

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