Blog do Unasp

Tá na hora de organizar! 7 dicas para colocar seus estudos em ordem

Study_lib_mall09_4337

Manter uma rotina de estudos é muito importante na hora de preparar-se para o vestibular. É preciso levar em conta que quanto antes melhor! Não adianta estudar em cima da hora. Fazer um cronograma e estudar com prazos estipulados ajuda a reter o conteúdo e ainda por cima sobra um tempinho para relaxar e se diverti.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a organizar seus estudos e aumentar a sua produtividade.

1- Não deixe para depois

Procrastinar é adiar, deixar algo para depois, no bom português, enrolar! Evite ao máximo deixar tudo para depois. Escolha um horário para estudar todos os dias. Fuja das distrações, desligue a TV, não entre nas redes sociais e evite ao máximo lugares barulhentos. Na hora de estudar não dê desculpas, sente e coloque a cara nos livros.

2- Seja organizado

Escolha um espaço para estudar e mantenha tudo bem organizado. Na hora de estudar é importante que não haja muitas coisas jogadas e espalhadas na mesa, além de atrapalhar o foco você acaba perdendo tempo tentando encontrar os materiais necessários no meio da bagunça.

3- Revise a matéria do dia

Adquirir o hábito de estudar diariamente, revisando o conteúdo visto em aula, evita acumular matérias e o conteúdo fica mais fácil de ser compreendido.  Reforçar a matéria do dia vai te ajudar a memorizar e você não vai precisar se esforçar muito, já que o conteúdo ainda está fresquinho na mente.

4- Escreva à mão

Muitas pesquisas já mostraram que a escrita à mão é mais eficiente que a digitação quando se trata de estudar. Isso acontece porque os movimentos feitos pelo seu corpo são completamente distintos para cada letra que você escreve, enquanto no computador tudo funciona da mesma maneira. Isso significa que suas redes neurais são ativadas durante o processo de escrita, facilitando a fixação do conteúdo.

5- Matéria extra

Não se contente com o básico, busque sempre outros conteúdos para complementar as matérias que você estuda. A internet está repleta de sites, canais no youtube e blogs que dão uma ajuda extra. Inclusive nós demos algumas dicas de sites que vão te ajudar a estudar e enriquecer o repertório educacional, clique aqui para ler o post completo.

6- Faça anotações

Os professores costumam fazer comentários importantes durante a aula, nem tudo que você precisa aprender está apenas nos cadernos de estudos, por isso anote o máximo possível. Faça também suas considerações e tente colocar em suas palavras o conteúdo estudado, a compreensão costuma ser bem mais fácil usando essa técnica.

7-  Utilize cores

Utilize cores para separar as disciplinas que você aprende na escola. Essa é uma ótima forma de organizar os seus estudos e não se perder no meio de tantas anotações. Você pode comprar post-its coloridos para sinalizar as páginas.

Agora é hora de arregaçar as mangas e botar a cabeça para funcionar. Bons estudos pessoal!

 

Fonte: Universia Brasil

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.