Blog do Unasp

Sono: é possível aprender novas habilidades enquanto dormimos?

A ideia de aprender durante o sono é bem animadora, não acha? Imagine como seria bom colocar os estudos em dia e ainda aproveitar para tirar uma soneca enquanto todos as informações novas são aprendidas dentro do nosso cérebro. Portanto, nada defini melhor a expressão, “unir o útil ao agradável”. Mas nem adianta ir se animando muito com a ideia.

A ciência nunca comprovou que é possível aprender habilidades do zero apenas dormindo. Entretanto, para aprender habilidades novas ainda é preciso estar bem acordado.

Apesar disso, o sono é um componente essencial para o processo de aprendizado. “O período em que adormecemos está longe de ser um momento de silêncio cognitivo, que se presta apenas para relaxamento e descanso cerebral”, explica o neurologista Leando Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Com isso, enquanto dormimos nosso cérebro ainda continua trabalhando.

A mente processa memórias durante o sono e há estágios do ciclo do sono em que certas informações são reforçadas.

Sendo assim, quando se trata de aprendizagem e memória há três componentes principais que são ativados em nosso cérebro. A Harvard Medical School detalha-os como aquisição, consolidação e recall. Porém, a aquisição ocorre quando somos apresentados a novas informações; a consolidação envolve a estabilização dessa informação, geralmente em memória de longo prazo; e recordar é a capacidade de acessar as informações no futuro. Então, na verdade não estamos aprendendo habilidades novas enquanto dormimos, apesar de haver um processo de consolidação acontecendo durante o sono.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Desse modo, existem diferentes tipos de memórias que são armazenadas em diferentes estágios do sono. Portanto, os três tipos de memórias que consolidamos no sono são as declarativas (informações baseadas em fatos), emocionais e operacionais (que incluem habilidades como aprender a andar de bicicleta ou tocar uma música).

Dormir bem todas as noites é uma maneira de armazenar todos os dados e processos aprendidos durante o dia.

No caso dos estudos uma boa prática é sempre repassar a matéria do dia antes de dormir. Assim, um estudo publicado na revista “Current Biology” mostrou que indivíduos estimulados a processar informações simples antes de dormir continuam a fazer a tarefa em andamento no cérebro nas fases iniciais do sono. “Os resultados não oferecem respostas definitivas, entretanto mostram que o cérebro é capaz de continuar processando durante os estágios iniciais do sono informações externas (no caso, palavras ouvidas)”, diz o professor de neurologia Benito Damasceno, da Unicamp. “Mas não demonstraram evidência de aprendizado nas tarefas propostas”, frisa o especialista.

No entanto, o melhor opção para aprender um conteúdo ou nova habilidade ainda é o velho método, dedicar-se aos estudos e praticar. Por isso, manter uma vida equilibrada e saudável também é importante, o que significa que dormir bem faz parte do processo de aprendizado.

 

Fontes: BBC Brasil / UOL / Oxford Journals

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!