Blog do UNASP

Mudanças no mercado de trabalho, veja como sobreviver a elas.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Transformações e mudanças são comuns, ainda mais devido à tecnologia e a velocidade da informação. Isso afeta também o mercado de trabalho. Descubra como se adaptar e sobreviver às novas exigências que surgem todos os dias. 

A tecnologia e a velocidade das informações têm causado grandes mudanças no cenário do mercado de trabalho, setores e ocupações das indústrias. Dessa forma, novos negócios estão surgindo e empresas antigas se tornando obsoletas. As mudanças na maioria das vezes são boas, pois trazem inovações, facilidades e eficácia.

No entanto, se o profissional não se adaptar a essas mudanças, o mercado de trabalho também pode transformar a função deste, ultrapassada. Além disso, a força de trabalho, assim como nossa base de conhecimento, estão evoluindo em ritmo cada vez maior e em uma quantidade inimaginável.

Portanto, se o profissional quiser sobreviver e triunfar no mercado de trabalho é preciso se adaptar às mudanças e repensar o seu modo de atuar, seus conhecimentos e suas habilidades.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você, profissional, consiga sobreviver às mudanças no mercado de trabalho.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Mudanças e mais mudanças. Como sobreviver?

A seguir, você verá dicas para sobreviver a esse momento, se adaptar ao mercado e garantir seu emprego. Além disso, é importante saber que não existe uma receita mágica, mas algumas práticas são essenciais para o profissional que deseja destacar-se e aproveitar as mudanças para crescer. 

Entenda as mudanças 

Tudo muda o tempo todo e já devíamos estar acostumados com isso. Estratégias e tarefas mudam, conhecimentos e formas de fazer também mudam. Além disso, o mercado em geral enfrenta mudanças frequentes.

Dessa forma, o primeiro passo é entender a mudança e o por quê de ela acontecer. Aceitar o que precisa e deseja mudar, fará você alinhar os seus pensamentos e atitudes em prol dos aprendizados desse momento e começará a enxergar uma oportunidade.

Equilibre suas emoções

Depois de entender que mudanças acontecem e aceitar que esse momento pode ser oportuno para sua carreira, aprenda a lidar com suas emoções.

Ou seja, é claro que nesse  momento você vai estar com a cabeça a mil, sentindo muitas coisas ao mesmo tempo, como medo e frustração.  

Então, saber lidar com situações de estresse, por exemplo, é fundamental. Portanto, não deixe que suas emoções te desequilibrem. Tire um tempo para respirar, pensar no que está acontecendo, converse com alguém e até mesmo um psicólogo

Se adapte com agilidade

Estamos acostumados a trabalhamos num processo de rotinas e quase nenhuma flexibilidade. São trabalhos fixos e pouco maleáveis na função e nas ideias.

No entanto, neste período de mudanças, agir com agilidade e criatividade é um diferencial. É Preciso saber se adaptar e redefinir estratégias.

Entenda que os profissionais capazes de se adaptarem às novas transformações, construindo e aprendendo novas habilidades e se desenvolvendo, terão mais oportunidades no mercado de trabalho.

Faça do tempo, seu aliado 

Gerencie seu tempo. Precioso como ele só, o tempo não pode ser desperdiçado de forma consciente. Não estamos falando em pressão e produtividade em menos tempo. Estamos falando de metas e responsabilidades.

Ou seja, use seu tempo definindo metas para você e seu trabalho. Sendo assim, defina prioridades para não ficar apagando incêndios. Além disso, desenvolva sua capacidade de discernimento e aprenda a identificar o que é importante e o que é urgente. Administrando então, o seu tempo.

Criatividade e Atualização constante 

Aprender coisas novas ou aprimorar conhecimento deve ser um estilo de vida a vida toda. Então, no trabalho principalmente, manter-se atualizado você também sua empregabilidade em alta e diminui a ansiedade de perder seu emprego. Além de se tornar referência no que faz.

Outra maneira de se destacar é sendo criativo. Ou seja, as pessoas que são capazes de desenvolver e exercitar a criatividade, são as mesmas que terão muitas oportunidades no mercado de trabalho, seja no emprego atual ou num novo momento.

Além disso, a curiosidade e o pensamento criativo e estratégico, são poderosos motores de novos conhecimentos e inovações. Portanto, já são habilidades imprescindíveis para as empresas e para quem quer sobreviver às mudanças.

Tudo pronto para enfrentar as mudanças?

Esperamos que essas dicas te ajudem a se adaptar no novo mercado de trabalho que passa por tantas mudanças e pode nos pegar de surpresa, não é mesmo?

Por isso, é bom entender que  mundo está cada vez mais rápido, complexo e tecnológico. Logo, faz-se necessário profissionais ágeis, eficientes e prontos para se desenvolverem, adaptarem e fazerem a diferença no mercado atual e do futuro, driblando as mudanças atuais.

Então, a gente quer saber: você já passou por algo parecido? O que precisou fazer para superar as mudanças e conquistar seu espaço? Comente aqui no post.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também