Blog do UNASP

Sistemas de Informação: o que se estuda na graduação?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você acha que Sistemas de Informação pode ser a profissão dos seus sonhos? Então, antes de optar por ela descubra quais são as principais disciplinas, competências e áreas desenvolvidas ao longo do curso. E faça a sua escolha de forma assertiva. 

Sistemas de Informação é uma das mais recentes profissões, e a mais que se desenvolve no mundo. Junto com outras carreiras focadas em tecnologia. Essa é uma área de muito importante para a expansão da tecnologia. E requer aprendizado constante, descobertas e testes. O que você acha? Lhe agrada? Pois bem, se for isso que você quer para sua vida, ou seja, cursar Sistemas de Informação, precisa escolher certo porque esse momento é muito importante para o seu futuro.

E, se você chegou até aqui é porque muito provavelmente a graduação de Sistemas de Informação chama sua atenção, certo? Que bom! Portanto, com o intuito de te ajudar, separamos algumas informações para que você possa conhecer mais sobre a graduação e tirar todas as suas dúvidas antes de fazer a escolha definitiva.

Uma dica importante: antes de escolher a sua graduação, dê uma olhada nas matrizes curriculares que as faculdades oferecem. 

No entanto, precisamos ressaltar que as informações desse post foram retiradas do curso que oferecemos aqui no Unasp. Mas não se preocupe. De forma geral as faculdades possuem cursos bem parecidos entre si. Bem, pelo menos nos objetivos e em algumas matérias que são obrigatórias, independente da instituição.

Sobre o curso

No Unasp, o curso de Sistemas de Informação forma profissionais com sólida base tecnológica e experimental em informática buscando uma visão abrangente dos temas da área. É um curso com ênfase na prática do aluno nos processos de desenvolvimento de software.

Possui laboratórios com equipamentos de última geração, uma fábrica de software onde os alunos desenvolvem protocolos e softwares corporativos em parcerias com empresas da área.

Antes de escolher uma instituição priorize aquelas que oferecem apoio para práticas. Você vai precisar, e muito, de laboratórios equipados e com tecnologia de ponta na área. Sistemas da Informação é um daqueles cursos que não funcionam só na base teórica.

Objetivos do curso

Para a graduação em Sistemas da Informação, aqui no Unasp, foram estabelecidos alguns objetivos.

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Unasp, tem por objetivo a formação de profissionais aptos a propor soluções que atendam às necessidades das empresas e indústrias no que se refere à tecnologia da informação. Sendo assim, estarão projetando, gerenciando e desenvolvendo softwares que apoiem suas atividades fins.

Profissionais para atuação em planejamento, análise, utilização e avaliação de modernas tecnologias de informação aplicadas às áreas administrativas e industriais, em organizações públicas e privadas.

Logo, para atingir este objetivo, um curso de Bacharelado em Sistemas de Informação deve propiciar formação sólida em Sistemas de Informação, básica em Administração de Empresas e abrangente em Ciência da Computação.

Além disso, sempre enfatizando aspectos teóricos e práticos, visando à formação de profissionais para atuação em desenvolvimento tecnológico em Ciência da Computação, com ênfase em gestão e desenvolvimento de sistemas de informação em organizações.

O curso pretende formar profissionais comprometidos com valores ético-cristãos, sintonizados com a moralidade gerencial e integridade administrativa, fundamentais para os tempos atuais, de elevada capacitação técnica, que se adaptem a um mundo em constante mudança

Desse modo,o perfil profissional do egresso e a estrutura curricular do curso desdobram-se alguns objetivos específicos:

•  Constituir-se em um espaço de integração entre o meio acadêmico e a sociedade na área de sistemas de informação;

• Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de sistemas de informação;

• Atender às necessidades regionais e nacionais em termos de formação de recursos humanos na área de sistemas de informação;

• Formação básica em matemática com o objetivo de melhorar a capacidade de raciocínio lógico abstrato e criar uma base teórica para o desenvolvimento de outras disciplinas;

• Formação básica em ciência da computação com o objetivo de criar fundamentação teórica para o desenvolvimento de soluções computacionais para problemas organizacionais; dentre outros.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=FwlqWnnwq6w “][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Competências e habilidades que você irá desenvolver durante o curso

Não podemos afirmar com 100% de precisão o que você estudará no decorrer da graduação em outra instituição. Como já dissemos, as diretrizes do curso de Sistemas de Informação variam de uma instituição para outra.

Aqui no Unasp, por exemplo, todos os cursos possuem um Programa de Curso que fica à disposição do aluno para download. Para baixar, basta ir até a página de cursos, escolher o curso desejado e o campus de sua escolha e depois clicar em Programa do Curso no lado direito da sua tela. Fácil, né?

Competências e habilidades a serem desenvolvidas no curso

• Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão;

• Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou inter-grupais;

• Compreender a dinâmica empresarial decorrente de mercados mais exigentes e conscientes de seus direitos e das novas necessidades sociais, ambientais e econômicas;

• Planejar e gerenciar os sistemas de informações de forma a alinhá-los aos objetivos estratégicos de negócio das organizações;

• Modelar, especificar, desenvolver, implantar e validar sistemas de informações;

• Auxiliar os profissionais das outras áreas a compreenderem a forma com que sistemas de informação podem contribuir para as áreas de negócio;

• Participar do acompanhamento e monitoramento do planejamento e desenvolvimento da estratégia da organização, identificando as possíveis tecnologia existentes, para apoiar e auxiliar nos negócios da empresa; dentre outros.

Conhecimentos Técnicos

• Abstração, representação e organização da informação;

• Conceitos de distribuição da informação e de sistemas;

• Gerenciamento e Controle do processo de informatização e desenvolvimento de sistemas;

• Uso de ferramentas computacionais para aplicação dos conhecimentos; dentre outros.

Essas foram apenas algumas das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante o curso. Para ter acesso ao conteúdo na íntegra, baixe o programa do curso.

Conteúdos específicos

Você sabe quais são as disciplinas estudadas no curso de Sistemas de Informação? Ainda não? Então para ajudar separamos aqui algumas delas pra você saber o que vai encontrar pela frente. Elas, são:

• Algoritmo e Técnicas de Programação

• Sistemas de Informação: identidade acadêmico-profissional

• Cálculo e Álgebra Linear

• Redes de Computadores

• Banco de Dados

• Linguagem de Programação

• Computação Gráfica

• Sistemas Multimídia

• Inteligência Artificial e Automação

E ainda tem um tanto de disciplina legal! Por isso, para ver a lista completa, baixe o Programa do Curso.

Áreas de atuação

O profissional formado em Sistemas de Informação está preparado par atuar em áreas como:

• Projetista de sistemas de informação;

• Analista de sistemas;

• Analista de negócios;

• Gestão de Infraestrutura: rede, web, segurança;

• Gerente de área de sistemas de informação;

• Gerente de Projetos;

• Empresário na área de sistemas de informação;

• Consultor na área de sistemas de informação.

Sistemas de Informação, acho que me encontrei!

Por fim, esperamos que tenha gostado das informações sobre a graduação em Sistemas de Informação. Afinal de contas, você vai precisar delas na hora de decidir o que cursar.

Se acaso ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Ciências Biológicas: descubra as principais áreas de atuação do biólogo.

• Engenharia de Produção: descubra o que você vai estudar na graduação.

• Engenharia Civil: veja o que você vai aprender na graduação.

• Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o que se estuda no curso?[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também