Blog do UNASP

Descubra como o estresse pode trazer benefícios para a sua vida

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Estresse é uma reação do organismo que envolve componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais. Hoje queremos que você pense no estresse de uma maneira diferente e não apenas como um dos grande vilões da vida moderna. Você vai se surpreender, mas o estresse tem lá seus benefícios.

O que é estresse? 

Portanto, o estresse como uma reação do organismo que envolve componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais, costuma ocorrer quando é necessário que seu corpo e mente se adaptem a um evento que costuma ser mais intenso e importante. No entanto, ele pode ser tanto negativo quanto positivo. Por exemplo, quando você precisa preparar-se para uma prova importante da faculdade ou, quem sabe, responder uma pergunta difícil na entrevista de emprego. Por isso, essas e outras situações são estressantes porque te colocam em um nível de exigência muito grande.

O estresse negativo ocorre quando você ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. Sendo assim, o organismo fica cansado, perde nutrientes e a energia mental fica reduzida. Por isso, a produtividade e a capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. Então, a qualidade de vida sofre danos e você pode até adoecer.

Agora, o estresse positivo é quando você está na fase inicial do processo, quando o nosso corpo e mente dão aquele alerta. Assim, o organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, fazendo você produzir mais. Portanto, é a fase da produtividade! Porém, cuidado. Porque ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo e continuar saudável.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Qual o nível de estresse ideal?

Dessa forma, o nível de estresse ideal seria aquele bem manipulado. Ou seja, quando você conseguir manejar o estresse e gerenciar a fase de alerta de modo eficiente, alternando entre estar em alerta e sair de alerta.

Segundo o neurocientista Bruce McEwen, professor da Universidade Rockefeller, em Nova York. Por isso, é fundamental para a nossa sobrevivência. Quando sentimos que o mundo vai desabar o cérebro nos prepara para reagir ao desastre. Daí, ficamos prontos para tomar decisões com mais rapidez, guardar informações que podem ser decisivas e encarar desafios e perigos.

Segundo McEwen há 3 níveis de estresse: o bom, o tolerável e o tóxico. Entretanto, no nível extremo de estresse, as células do hipocampo perdem conexões com outras áreas do cérebro e se encolhem. Isso prejudica, por exemplo, o armazenamento da memória. Por isso, sentimos que ficamos meio estúpidos quando passamos por muito estresse. É como se o cérebro parasse de funcionar e não processasse mais informação. Desse modo, não há dúvida sobre os malefícios  quando esse ponto é atingido.

Para aproveitar  melhor do nível, é preciso ter um estilo de vida saudável, alimentação balanceada, fazer exercícios físicos, dormir bem, evitar o consumo de álcool, não fumar, ter boas relações com as pessoas. Então, se o corpo funcionar bem, viveremos sob o bom estresse. Discutir os problemas também pode ajudar. O ideal é não fugir, mas saber lidar bem com as situações adversas e tirar o melhor de cada uma delas.

Que tal tentar?

Leia também:

 

 

Fonte: Super Interessante[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também