Blog do Unasp

Saúde – Alimentos campeões em sódio

Na semana passada, fizemos um post falando sobre alguns alimentos que ajudam você a eliminar o sódio do organismo (confira o post completo aqui). Hoje, vamos falar sobre alguns alimentos que são campeões em sódio, e que podem ser muito prejudiciais para a sua saúde.

Uma pesquisa feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou um alto teor de sódio em grande parte dos alimentos vendidos no país. O estudo foi feito com base na análise de 26 tipos de produtos, como bolachas e frios, e dos grupos analisados, apenas cinco apresentaram níveis do ingrediente considerados adequados para o consumo. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão máxima de sódio deve ser de dois gramas diários, o equivalente a cinco gramas de sal. O brasileiro consome 12 gramas de sal por dia, mais do que o dobro do recomendado pela OMS.

Confira a lista desses alimentos:

1) Queijo Parmesão

Parmesan

O produto campeão em teor de sódio, de acordo com o levantamento, é o queijo parmesão ralado: uma média de 1.981 miligramas por 100 gramas do produto. Já o queijo em pedaços teve uma média de 1.402 miligramas de sódio por 100 gramas de alimento. A pesquisa da Anvisa chegou a encontrar produtos com 3.052 miligramas de sódio em 100 gramas do queijo.

2) Macarrão instantâneo

 

miojo

Em segundo lugar está o macarrão instantâneo, com 1.798 miligramas por 100 gramas do produto. A pesquisa da Anvisa chegou a encontrar produtos com 2.160 miligramas de sódio em 100 gramas do macarrão.

3) Mortadela

Mortadela

A mortadela tradicional apresentou uma média de 1.303 miligramas de sódio por 100 gramas de alimento. O teor de sódio da mortadela de frango também foi alto: 1.232 miligramas por 100 gramas do produto.

4) Maionese

maionese

Na maionese, a média de sódio por 100 gramas de produto é de 1.096 miligramas.

5) Bolachas e biscoitos 

bolachas4

Bolachas e biscoitos de vários tipos apresentaram altos níveis de sódio. A média do nutriente em biscoitos de polvilho foi de  1.092 miligramas a cada 100 gramas do produto e, em biscoitos de água e sal, 741 miligramas por 100 gramas de bolacha. O programa de redução de sódio da Anvisa estabeleceu que os biscoitos salgados atinjam, no máximo, 699 miligramas por 100 gramas do alimento.

6) Salgadinhos de milho

salgadinho-milho-lanche-gordura-20121016-size-620

O produto apresentou uma média de 779 miligramas de sódio por 100 gramas de salgadinho. O programa de redução de sódio da Anvisa estabeleceu que os salgadinhos atinjam, no máximo, 747 miligramas por 100 gramas do alimento.

7) Hambúrguer bovino

22012013103834New YorkA Anvisa identificou que o produto tem, em média, 701 miligramas de sódio por 100 gramas de hambúrguer.

8) Batata frita

2183315-7871-rec

Cada 100 gramas do alimento leva, em média, 624 miligramas de sódio.

O macarrão, assim como bolachas e salgados de milho, integram o programa de redução de sódio de produtos processados no país, feito pelo Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação. A redução programada é considerada tímida por muitos nutricionistas e entidades ligadas ao direito do consumidor. Pois, mesmo com a mudança, produtos vão continuar com alto teor de sódio, ou seja, o brasileiro continuará consumindo muito mais do que o recomendado. Mas, uma redução drástica traria problemas para empresas e as pessoas poderiam achar estranho o sabor, e um dos motivos principais é que, o sódio é importante na conservação dos alimentos. A autorregulamentação pode ser muito boa, mas os padrões precisam ser adequados, é o que podemos ver em pedaços do mesmo produto com teores diferentes de sódio, como no queijo parmesão: a diferença entre produtos chega a ser de 13,7 vezes. Por isso, é sempre importante ler o rótulo das embalagens.

Em todos os casos, nada como uma alimentação saudável, com os alimentos que Deus preparou para nós, não é mesmo?!

 

Fonte: Revista Veja

Imagens: Pesquisa Google

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.