Blog do UNASP

Carreira em W, descubra como usá-la para conquistar as suas metas

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você sabia que existe um plano de carreira em W? Nunca ouviu falar? Então, descubra aqui o que é e como funciona esse conceito de carreira.

Reflexões que levam em conta o seu futuro profissional são de extrema importância e precisam ser feitas de tempos em tempos. Afinal, é preciso analisar a si mesmo e analisar o mercado para poder tomar decisões em relação ao cenário atual e futuro. E são essas análises que farão você construir uma carreira mais sólida e estratégicas. Há diversas maneiras técnicas de análise que podem ser empregadas nesse processo. Uma delas é a carreira em W que tem um objetivo simples, mas ao mesmo tempo ambicioso: fazer de você um profissional de sucesso.

Em suma, construir um plano de carreira em W é uma técnica que pode ser aproveitada pelos mais diversos tipos de profissionais e adotada também por empresas dos mais variados segmentos do mercado.

Há algum tempo o plano de carreira ficava a cargo principalmente da empresa e do setor de RH. Eram ele que definiam o caminho que o colaborador precisaria trilhar para ascender dentro da organização. Entretanto, com as constantes mudanças que não param de acontecer no mercado, este cenário se alterou bastante.

A partir de agora os profissionais também elaboram seus planos de carreira (como a carreira em W), de forma individual, e, muitas vezes, já chegam com planos prontos nas empresas. Uma vez que desejam constantemente alcançar seus próprios objetivos, não só profissionalmente, mas também no âmbito pessoal. Inclusive espera-se que os profissionais tenham planos definidos em relação ao trabalho.

O que é carreira em W?

De acordo com o Portal IBC, em muitas empresas a hierarquia segue um modelo vertical e unilateral. Nesses sistemas hierárquicos as possibilidades de descobrir novos talentos, criação de novos cargos e ascensões promocionais ocorrem com menos frequência.

Como resultado os colaboradores ficam frustrados e a tendência é que a empresa perca seus maiores talentos para a concorrência. Muitas vezes, o que falta é um plano de carreira que dê aos colaboradores a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e subir degraus importantes em sua vida profissional.

A carreira em W significa um “zig-zag”, onde resumidamente os profissionais podem atuar tanto na frente de liderança quanto na frente técnica. O propósito é tornar o profissional mais versátil, com a capacidade de atuar em diversas áreas.

Com a concorrência do mercado de trabalho é natural que os profissionais queiram diferenciar suas funções e qualidades. Por isso, especializar-se em vários assuntos e procurar áreas diferentes de conhecimento para trabalhar torna-se um diferencial competitivo.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]Idealizado por Roberto Pierre Rigaud o Plano de Carreira em W tem o objetivo de promover a flexibilidade entre os cargos oferecidos nas empresas. Em modelos como o Plano de Carreira em Y, o profissional chega a um determinado ponto em que precisa decidir se segue uma carreira gerencial ou de especialista em determinada área de atuação.

Já no Plano de Carreira em W, o profissional tem a oportunidade de atuar de forma versátil e dinâmica, sendo um líder-técnico, ou seja, aquele que pode liderar uma equipe e ao mesmo tempo desempenhar funções técnicas relacionadas à sua própria área de atuação. Nele, uma função não exclui a outra, pois este leva em conta a interdisciplinaridade existente entre elas, bem como a capacidade e a habilidade do colaborador desempenhar ambas com maestria. Por isso que é tão interessante, é mais abrangente.

Vantagens do Plano de Carreira em W

• Visão sistêmica da carreira;

• aumento da satisfação do colaborador no trabalho;

• colaboradores motivados;

• desenvolvimento de inteligência emocional;

• melhorias nas relações interpessoais.

Quero isso para a minha carreira

Se você acha que o plano de carreira em W tem tudo a ver com os seus objetivos profissionais vale a pena correr atrás disso. Portanto, se você já é gestor de pessoas, tente trabalhar o lado técnico e não pare de se atualizar.

Mas, se você ainda não é gestor de pessoas e trabalha apenas com sua especialidade tente crescer na empresa, para poder administrar as duas funções paralelamente.

Logo, investir no desenvolvimento de competências, enxergar e criar oportunidades, determinar objetivos e fazer uma mentoria profissional, poderá te ajudar a colocar sua carreira em W em ação. E assim, você poderá se tornar um profissional de sucesso.

Que tal experimentar?

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 5 dicas para você planejar o seu desenvolvimento profissional para o ano

• Aprenda a usar a análise SWOT na sua vida profissional

• 4 atitudes que você precisa tomar para crescer na carreira

• Quais são as habilidades mais desejadas no profissional do futuro?[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também