Blog do UNASP

Educação a Distância: conheça mais sobre esta opção de ensino no Brasil

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

blog 1

A Educação a Distância é uma nova alternativa para adquirir um diploma de nível superior, com horários e turnos flexíveis para estudar. Nesse post, você vai conhecer um pouco mais sobre essa modalidade de ensino!

A partir de 2005, quando os diplomas de alunos formados em cursos a distância tornaram-se equivalentes aos cursos presenciais, o ensino a distância teve um forte crescimento. Dessa forma, em média, 20% dos brasileiros optam por essa modalidade de ensino, pela flexibilidade nos horários das aulas e valores acessíveis.

Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, escolher a Educação a Distância ou EaD não é moleza! O interesse, o esforço e a disciplina do aluno são fatores essenciais para um bom aproveitamento e conclusão do curso.

Aliás, em todo o Brasil são oferecidos mais de 2200 opções de carreira aprovadas pelo MEC. Com a conclusão do EaD, os recém-formados podem realizar pós-graduação, mestrado e doutorado.

Ainda assim, se você não tiver condições financeiras para arcar com os custos, o ProUni oferece aproximadamente 38 mil bolsas de estudos destinadas ao ensino a distância.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

De acordo com o MEC, entre 2007 e 2012, os alunos dos cursos da Educação a Distância alcançaram notas melhores do que universitários com aulas presenciais!

Não há um modelo único de Educação a Distância, os programas podem apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagem e recursos educacionais e tecnológicos. Assim, o próprio modelo do curso é que vai definir os dias presenciais, obrigatórios por lei. Do mesmo modo qu os estágios, práticas laboratoriais de ensino, trabalhos de conclusão de curso, entre outras estratégias adotadas pelo programa.

Todavia, a grande maioria dos cursos funcionam com uma plataforma na internet, onde os alunos acessam as aulas com adição de apostilas ou livros. Mas, em todos os pólos, onde ocorrerem os encontros presenciais, estão os professores tutores para tirar as dúvidas que eventualmente apareceram sobre o conteúdo das aulas. Entretanto, em relação ao sistema de avaliação, normalmente muda de instituição para instituição, mas mais de 58% delas usam provas escritas e presenciais.

Oportunidades que a Educação a Distância oferece no mercado de trabalho

O aproveitamento dos cursos online pelo mercado de trabalho costuma ser muito boa. Normalmente, a preocupação das empresas é com a instituição em que o candidato se formou, e não com a modalidade. Porém, o mais importante é o candidato conseguir aplicar todo o conhecimento adquirido na prática do trabalho.

No entanto, fique atento na hora de escolher um curso na Educação a Distância! É preciso verificar a qualidade dos cursos e procurar referencias sobre as instituições. Qualquer instituição de ensino pode oferecer Educação a distância apenas com o reconhecimento específico junto ao MEC.

Portanto, visite o pólo presencial mais perto da sua cidade para checar as condições do local. Consquentemente, procure conhecer melhor quem realizou algum curso a distância nessa instituição. Se essa pessoa falar que está não está estudando muito e que está levando na boa o curso, não faça! Como já dissemos, um curso na Educação a Distância requer muito estudo e dedicação do aluno.

Por isso, dá uma passadinha no site do MEC, e confira mais afundo as instituições que possuem o credenciamento, e outras informações sobre educação. E para quem ainda não sabe o UNASP oferece opções de cursos em pós-graduação a distância, ficou interessado? Então clica aqui e descubra mais.

 

Leia também:

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também