Blog do UNASP

Como organizar uma rotina de estudos fazendo um curso a distância.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ao fazer um curso a distância é preciso organizar-se e estabelecer uma rotina de estudos. Quer começar a sua, mas não sabe por onde? Veja algumas dicas para deixar o seu dia a dia mais fácil de gerenciar.

Organizar uma rotina de estudos não é uma tarefa impossível. Até mesmo para aquelas pessoas que se consideram bem desorganizadas. E quando você faz um curso a distância não tem como fugir, ou você se organiza ou acaba se prejudicando nos estudos.

Começar uma rotina eficaz é só uma questão tempo. Alguns passos são muito importantes como, entender o seu ritmo, criar um cronograma, desenvolver hábitos e estabelecer metas e prioridades. E por mais que no começo soe um pouco complicado, você pega o jeito. É só praticar.

Veja algumas dicas para você ter uma rotina de estudos

1. Estabeleça metas possíveis

Para manter uma rotina organizada de estudos é preciso estabelecer metas e prioridades. Dessa forma você conseguirá visualizar com mais facilidade quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Ao estabelecer metas você evitará distrações e conseguirá entregar os trabalhos e atividades no prazo.

Só não vale inventar uma metas impossíveis de realizar. Evite frustrações, seja racional e estabeleça metas que você pode realizar.

2. Crie um cronograma de estudos

Por conta da liberdade que um curso a distância oferece, é normal acabar relaxando em alguns momentos. Quando isso acontece as atividades acumulam. A procrastinação torna-se uma inimiga e os problemas viram uma bola de neve. Mas não se desespere, é possível conciliar a rotina pessoal com estudos, sim!

Criar um cronograma de estudos irá ajudar você a manter todas as tarefas em dia. E ainda por cima te dará mais tempo para focar em outras tarefas pessoais.

Clique aqui e aprenda a criar um cronograma de estudos.

3. Estude todos os dias

Diferente dos cursos presenciais os cursos a distância são mais flexíveis em relação aos horários de estudos. Você não precisa ir para a faculdade para assistir as aulas, como nos cursos presenciais. No EAD os conteúdos ficam disponíveis para você acessar a qualquer hora. E essa é uma das vantagens do curso a distância. No entanto, por outro lado pode ser uma desvantagem.

Desvantagem por termos a tendência de deixar a maioria das nossas tarefas para depois. Ficar enrolando, você sabe como é? Aí já viu! As tarefas acumulam e acabamos nos desesperando no final do semestre.

Para evitar que isso aconteça, acesse a sua área do aluno todos os dias. Leia os textos das apostilas e os complementares indicados pelo professor. Aproveite para assistir as aulas, para fazer anotações e deixar as matérias em dia.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

4. Desenvolva o hábito de participar dos fóruns online

O fórum é um espaço especialmente reservado para você tirar dúvidas, expor a sua opinião e conversar com os seus colegas e professores. Aproveite essa ferramenta!

Por você não ter o contato pessoal os fóruns são um meio de estabelecer comunicação com outras pessoas, mesmo estando a distância. Não tenha preguiça de escrever e fazer perguntas para os professores.

Imagine que você está na sala de aula. Só que ao invés de levantar a mão e perguntar, você precisa abrir uma caixa de mensagem e escrever. Não guarde as suas ideias e perguntas, exponha-as para a turma. Assim todo mundo participa e aprende mais.

Coloque na sua rotina o hábito de participar dos fóruns periódicamente. 

5. Encontre um horário em que você se sente mais disposto

Você sabe qual é o horário em que você está mais ativo e concentrado? Não? Então repasse mentalmente o seu dia a dia e tente notar quais são esses momentos, melhor ainda, quais são os horários.

Por exemplo, pode ser que você se sinta mais disposto pela manhã. Quando você acaba de acordar e está com a mente descansada. Lá pelas 6:00 até as 08:00 da manhã, por exemplo. Se esse for o caso, é interessante você optar por estudar nesse período. No entanto, caso você se sinta demasiado sonolento de manhã, talvez seja uma boa ideia deixar os estudos para mais tarde. O mesmo vale para o período vespertino e noturno. Há pessoas que se sentem super focadas e motivadas para estudar durante a tarde ou a noite.

Em suma, avalie a sua rotina e encontre o período do dia em que você se sente mais confortável e disposto para estudar. Após detectá-lo procure organizar a sua agenda para conseguir estudar nesse horário.

6. Estabeleça limites na hora de estudar

Ao estudar em casa é muito comum que a vida familiar interfira na acadêmica. Frequentemente perdemos o foco com algum barulho, de alguém nos chamando no outro cômodo ou até acabamos trocando os estudos por uma atividade doméstica.

Se você for parar por cada distração que apareça os estudos não vão render. Sendo assim, estabeleça limites. A hora de estudar é sagrada, você precisa estar focado.

Quando for estudar feche a porta do seu quarto e avise aos seus familiares que você precisa de paz e privacidade. Se esforce para não perder o foco com qualquer barulho da rua. Estabeleça um horário de estudos e atenha-se a ele.

7. Registre as suas horas de estudo

Registrar quantas horas por dia você dedica aos estudos é uma boa iniciativa. Anote em um caderno ou no celular o tempo que você investiu nos estudos. Cada minuto vale. Desde uma leitura no intervalo do almoço, um web conferência que você participou ou uma vídeo aula que você assistiu no ônibus a caminho do trabalho.

Uma vez por semana tire um tempo para avaliar o que você estudou e quanto tempo gastou para fazer as suas atividades do curso. Dessa forma você poderá verificar se investiu o seu tempo da maneira correta ou se precisa melhorar em alguns aspectos. Ao final dessa auto avaliação promova mudanças positivas para a semana seguinte.

8. Armazene os conteúdos da aula na nuvem

É muito desagradável perder um arquivo importante. E quando você faz um curso a distância, infelizmente, é bem comum perder um trabalho ou alguma apostila. São vários os fatores da causa de perdas, pode ser por conta de um vírus, armazenamento incorreto ou você pode acabar deletando algum deles sem querer.

Para evitar esse tipo de situação armazene os seus arquivos na nuvem. Faça duas cópias, uma no seu computador e outra no Dropbox ou Google Drive, por exemplo. Assim, se caso você tiver algum problema com os seus arquivos no computador sempre haverá uma reserva a um clique de distância.

9. Defina prioridades

Abra o seu cronograma de estudos todos os dias e veja quais são as tarefas mais urgentes. Quais são os prazos para a entrega dos trabalhos. Quais são os textos que precisam ser lidos primeiro antes fazer um teste. Quais são as web conferências que você precisa assistir. Enfim, veja o que é preciso ser feito primeiro para evitar que você se prejudique.

Definir prioridades e saber trabalhar com prazos apertados são habilidades que um aluno a distância precisa desenvolver.  

10. Faça as atividades com antecedência

Para evitar estresse e exaustão, tanto física quanto mental, faça as suas atividades com antecedência. A sua rotina de estudos será muito mais agradável se você não deixar os seus compromisso para depois.

 

Concluindo, não é tão complicado criar uma rotina de estudos para um curso a distância. Claro que você vai precisar se esforçar para entrar na linha. No entanto, assim que você tomar o jeito o processo será muito mais fácil e fluído. E as chances de você concluir o curso serão muito maiores. Bóra organizar essa rotina aí?[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também