Blog do Unasp

Como é a rotina de um profissional que trabalha em Rádio?

Você já se perguntou como é a rotina de quem trabalha em uma rádio? Descubra logo abaixo quais são as profissões e funções dos profissionais que atuam nesse meio de comunicação.

Um dos meios de comunicação mais antigos do mundo, o rádio, têm passado por algumas mudanças nos últimos tempos. Essas mudanças começaram com a chegada da TV e hoje avançam por conta da Internet. 

No entanto, apesar das mudanças e adaptações, esse canal continua forte, comunicando e informando a milhares de pessoas diariamente. Ou seja, o tempo não fez o rádio enfraquecer, e sim, melhorar para alcançar novos objetivos, públicos e espaço no dia a dia dos ouvintes.

No rádio a informação é crucial, e de fato, ela é considerada um direito das pessoas, além de uma ferramenta para compreender e interagir com a realidade. 

Por isso, o rádio é tão importante, porque consegue levar à população informações e prestação de serviço, além de músicas, cultura e entretenimento. 

Dessa forma, esse meio de comunicação é fundamental para a sociedade, sendo capaz de causar uma possível transformação social individual e coletiva. Logo, os profissionais que trabalham em uma rádio possuem uma grande responsabilidade.

Portanto, para entender melhor como funciona a rotina do profissional que trabalha em uma rádio; e quais as formações necessárias para o desempenho das funções principais, preparamos esse post. 

Vamos conversar?

Rotina de quem trabalha no rádio 

O rádio evoluiu e se fortaleceu, abrigando profissionais com formação em diferentes áreas. Por esse motivo, hoje em dia, há diversos profissionais de diferentes áreas que trabalham em uma rádio. E não apenas radialistas, como é comum supor. 

Portanto, profissionais formados em Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Administração, Sistemas de Informação, Música também encontram esse espaço na área.

Veja abaixo algumas das funções e atribuições diárias, além da formação normalmente exigida para atuação desses profissionais.

Roteiro

No rádio, geralmente é o profissional formado em Jornalismo que desempenha essa função. Entre as atribuições está escrever os textos para os programas que vão ao ar e de conteúdos audiovisuais. 

Além disso, é o roteirista que cria roteiros para entrevistas, materiais institucionais, programas especiais e faz levantamento de notícias.

Comercial

Essa área de atuação dentro do rádio é focado em vendas. Todas as parcerias, publicidade, mídia e receita, são atribuições dessa função.

Portanto, geralmente, são profissionais formados em Publicidade e Propaganda que desempenham esse tipo de serviço.

Promoção

Equipe responsável pelas promoções, brindes e ações pontuais da marca.

O objetivo é proporcionar aos ouvintes uma boa experiência através de promoções com ingressos para teatro, shows e outros. Geralmente, é uma área que profissionais formados em RTV e Publicidade, atuam.

Produção

Normalmente, esta função é desempenhada pelo profissional formado em RTV. 

Aqui o profissional garante que todo o “backstage” de uma gravação ou programa ao vivo, esteja conforme o esperado e necessário.

Portanto, toda a infraestrutura, material de apoio, objetos, cenários, equipamentos, pessoal, suporte técnico e logístico para as gravações, é responsabilidade do produtor.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Operação

Essa função também é feita geralmente pelo profissional formado em Rádio e TV. Logo, é esse profissional que tem a técnica e opera os equipamentos como câmeras, gravadores, microfones, holofotes e outros aparatos.

Programação

São os profissionais de programação os responsáveis por agendarem as músicas, comerciais e breaks, durante a programação do rádio.

Portanto, é um trabalho de muita responsabilidade. Geralmente, essa função é desempenhada pelo profissional formado em Rádio e TV.

Edição

No intuito de priorizar a qualidade das produções e das músicas, o profissional responsável em edição é muito importante também.

Geralmente essa função é desempenhada pelo profissional formado em RTV ou música. O objetivo é tratar o produto bruto, melhorando o áudio e a imagem, além de fazer a finalização para ir ao ar. 

Locução

A locução é feita pelos locutores, ou seja, pelos profissionais que usam a voz como meio de trabalho. Eles comunicam, informam e dão tom à marca. Normalmente, são profissionais formados em música e outras artes.

Marketing

Time responsável pelas estratégias de marca, comunicação externa e interna, publicidade, eventos, e propagandas. Portanto, na maioria das vezes, os profissionais atuantes nesta área são formados em Publicidade e Marketing.

TI

Devido às tecnologias e aparatos eletrônicos, o profissional de TI, é muito importante para o funcionamento do rádio.

Além disso, ele também dá suporte no escritório e também nos estúdios. Normalmente, os profissionais atuantes nessa área, são formados em Sistema de Informação.

Artístico

Departamento responsável pela qualidade musical e cultural da rádio. São eles que entram em contato com artistas, cantores e produzem conteúdo áudio-musical para o rádio.

Dessa forma são profissionais formados em Música, Publicidade e RTV, os responsáveis pela área.

Administradores

O próprio nome já diz. São os executivos e gerentes das diferentes áreas de atuação da rádio. Então, profissionais formados em Administração são os mais indicados para o cargo.

Fazendo carreira no rádio

Diferente do que muitos podem achar, o rádio é uma boa opção se você quer trabalhar em algumas das áreas que citamos. 

Ou seja, além de aprender e desenvolver muito o seu lado profissional e carreira, você ainda vai estar curtindo uma boa música.

Quer saber mais sobre essa área ou tem alguma dúvida? Escreva pra gente aqui nos comentários.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Por isso, coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!