Blog do Unasp

Como a pós-graduação pode reposicionar você no mercado de trabalho

Reposicionar-se no mercado é um importante fator para conseguir sobreviver a ele. Já que o mesmo vive em constante atualização. Descubra como o simples ato de cursar uma pós-graduação pode te ajudar a ser um profissional mais desejado.

Sabemos que houve um tempo em que a graduação era o suficiente para você conseguir se destacar no mercado. Acontece que este ponto de vista, como tudo na vida, acabou passando por transformações e mudando não só a forma como funciona, mas as suas exigências. Hoje em dia, com a graduação um pouco mais acessível a todos (o que é algo bom), conquistar o ponto de destaque em um mar de pessoas prontas para o mercado, exige de nós alguns passinhos a mais. E é isto que a pós-graduação consegue nos oferecer. 

Você é uma marca

Talvez você tenha aberto este conteúdo pois está quase saindo da faculdade e gostaria de entender melhor as opções de estudos, inclusive se a pós neste momento seria a melhor opção. Ou quem sabe você já está trabalhando a algum tempo, mas sente que precisa aprimorar alguns conhecimentos. É possível também que o desemprego tenha te abraçado e você percebeu que uma especialização poderia ser a saída. A verdade é que independente da situação em que você se encontra, trabalhar um reposicionamento é essencial para a sua carreira. 

“Mas o que é reposicionar no mercado?”

Bem, no contexto de marca o reposicionamento é o “status” que a mesma tem perante o mercado. E nós somos igualmente marcas, por isso precisamos trabalhar em nosso branding pessoal. Ou seja, fazer o “público” entender quem você é e o que tem a oferecer. Quais os seus valores e como uma conexão contigo pode beneficiar ambos os lados.  

“E como fazer isto?” 

Um dos pontos é compreender o que você tem a ofertar para o mercado, e é aqui que o curso de pós-graduação entra. Como mencionado anteriormente, possuir apenas a graduação já não é mais uma garantia. Cada vez mais as pessoas estão buscando cursos para agregar ao seu currículo. E vai desde atividades e cursos que tenham ligação com a sua área, até as que você acredita não ter. Vale MBAs, mestrados, doutorados, especializações e por aí vai. o Importante é não se contentar com o que possui de conhecimento acreditando já ser suficientemente ótimo. 

Agora vamos conferir como a pós-graduação, seja ela stricto ou lato sensu, oferece-nos esse reposicionamento necessário em 3 pontos básicos. 

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

1. Profundidade

Ser visto como persistente é algo extremamente positivo. Quando possuímos uma pós na área que escolhemos atuar como consequência somos vistos igualmente como profissionais determinados.

Isso porque você escolheu para e se dedicar a aprofundar seus conhecimentos naquele ponto, ao invés de entender superficialmente. Inclusive, além de se tornar especialista, suas habilidades profissionais são desenvolvidas, e ainda existe a chance de descobrir novas competências. 

2. Atualização

Anteriormente comentamos sobre a questão do mercado estar em constantes mudanças. Para acompanhá-lo é necessário estar sempre se atualizando. Isso porque com o avanço da tecnologia e velocidade de informações, muitas das profissões e empresas estão tornando-se obsoletas.

Para evitar que isto aconteça com você, é necessário estar em constante atualização do currículo, algo possível através da pós-graduação. É também preciso aprender a coexistir com esses avanços e compreender como eles influenciam em nossas carreiras.  

 

3. Networking 

Por fim, se existe um ponto que ajuda muito a trabalhar o reposicionamento pessoal, é a rede de contatos que você possui. Dentro da pós-graduação você terá contato com pessoas de áreas semelhantes, alguns mais estabilizados que outros no mercado, e também os seus professores que já são especialistas no mercado. Com isto, terás acesso a outras visões e conteúdos diferentes vindos de cada vivência. 

 

Além disso, o contato pode oferecer igualmente aquela chance de indicação para uma contratação ou trabalho. Uma vez que atualmente tem-se feito cada vez mais comum ingressar em empresas através de indicações. Muitas vezes isto ocorre pois as mesmas não abrem ao público a sua busca por um novo profissional. Então busque realizar excelentes conexões. 

Conclusão

Como foi possível ver, sem estar atualizado é impossível sobreviver ao mercado. Trabalhar para se reposicionar com uma nova roupagem pode abrir portas para novas contratações e também para descobertas sobre nossas habilidades e vontades. Afinal, se o mercado muda, é porque os humanos igualmente vivem em mudanças. 

E aí, qual será a sua próxima pós-graduação?

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!