Blog do Unasp

Descubra como manter um bom relacionamento interpessoal no home office

O relacionamento interpessoal é fundamental para as nossas relações em qualquer esfera. Seja em casa ou no trabalho. Viver em comunidade e relacionar-se, é isso que fazemos. Mas como manter um relacionamento saudável com os colegas estando em home office? Descubra isso e muito logo abaixo.

Provavelmente você já reparou que manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho é um ponto de extrema importância em uma organização. Isso porque com o passar dos anos as empresas compreenderam, cada vez mais, a necessidade de manter uma boa interação com seus públicos, sendo eles internos ou externos. Essa relação entre instituição e demais interessados e colaboradores, é conhecida como comunicação organizacional e está diretamente ligada aos métodos de gestão.

Simplificando o que Maurício Tavares explica em seu livro, Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação: Integrando Teoria E Prática, a comunicação organizacional desempenha um papel relevante dentro da empresa, uma vez que ela é responsável por influenciar, em alguns casos, de modo direto os resultados da organização.

Prova disso é que segundo o último levantamento realizado pelo Project Management Institute (PMI), organização atuante na área de Gestão de Projetos, 76% de 300 empresas brasileiras de grande porte, apontam os problemas de comunicação interna como uma das principais causas de falhas e fracassos em seus projetos.

Ainda de acordo com o especialista da área, Fábio França, o relacionamento interpessoal não pode e nem deve acontecer de maneira isolada. Além disso, é de responsabilidade da organização procurar interagir de maneira consciente, simultânea e contínua com todos os stakeholders. Ou seja, todos aqueles, que de alguma maneira, se interessam e/ou influenciam em menor ou maior grau as atitudes da empresa.

Sendo assim, nutrir bons relacionamentos e focar em dissipar os possíveis ruídos, comunicacionais ou não, entre os colaboradores, é fundamental para que você possa contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional, bem como auxiliar no crescimento de sua empresa e colegas de trabalho.

Relacionamento interpessoal no ambiente profissional

Embora o ser humano não tenha sido criado para viver sozinho e por mais que a necessidade do relacionamento interpessoal esteja presente em nossa vida desde sempre, em muitos casos manter as boas relações pode se tornar um desafio, principalmente no âmbito corporativo.

Vale lembrar que todo indivíduo é um ser extremamente complexo e com infinitas variáveis, ou seja, cada pessoa possui bagagens sociais, emocionais e culturais muito diferentes. Isso tudo influencia e impacta diretamente nossas relações, sejam elas pessoais ou profissionais.

Diante disso, existe uma série de estratégias e normas de conduta para tornar esse relacionamento interpessoal mais assertivo. Para isso, tenha em mente que uma dose de paciência e humildade, muitas vezes, são os melhores remédios para evitar conflitos, intrigas e crises.

Com um relacionamento interpessoal consistente, é possível notar uma melhora significativa no clima organizacional, na satisfação dos colaboradores e até mesmo, na lucratividade da empresa. Além disso, uma equipe engajada e bem entrosada, resulta em vantagem competitiva no mercado e em aumento na produtividade.

Relacionamento interpessoal no home office

Desde que o ano começou, tivemos que rever alguns métodos, adaptar mecanismos, além de criar novas soluções para atender às diversas demandas do mercado. De fato, a atual pandemia alterou de maneira expressiva a nossa rotina. No entanto, com a ajuda da tecnologia, foi possível continuar alguns trabalhos de maneira remota.

E aí entra um ponto interessante! Embora você não esteja fisicamente na empresa ou no escritório, por exemplo, algumas coisas continuam as mesmas e é importante você se atentar a isso. Mesmo que em home office, o compromisso com os prazos, a produtividade e inclusive o relacionamento interpessoal, são situações que permanecem no trabalho a distância.

E para que você possa manter um bom relacionamento interpessoal com seus gestores e colegas de trabalho, separamos algumas dicas pontuais que vão contribuir com seu crescimento e profissionalismo.

1 – Proponha momentos descontraídos

Com o trabalho sendo feito por meio de acesso remoto, o uso de aplicativos e outras ferramentas que permitem a realização de videoconferências tornou-se comum. Entretanto, apesar desses recursos serem utilizados para reuniões oficiais, você pode marcar um “encontro” on-line com seus colegas de trabalho apenas para conversarem, por exemplo.

Outro ponto a ser considerado é a linguagem utilizada nessas ferramentas. Embora a tecnologia nos permita interagir uns com os outros, ainda não temos como saber o tom de voz da pessoa ao ler uma mensagem. Diante disso, ao conversar com seus colegas, utilize uma linguagem clara e objetiva. E sempre que possível e o momento pedir, procure usar os recursos disponíveis de imagem e áudio. Isso fará com que você seja mais pessoal em sua mensagem, além de evitar possíveis mal entendidos.

2 – Se interesse pelas pessoas

É importante lembrar que um bom relacionamento interpessoal vai além do ambiente de trabalho. Sendo assim, procure se interessar de maneira sincera pelas pessoas, buscando conhecê-las mais profundamente. Ao criar esses pontos em comum, será possível desenvolver uma relação mais íntima com seus colegas de trabalho. Vale lembrar que o cenário atual afetou a todos, ou seja, seus parceiros podem estar precisando de você.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os níveis de ansiedade, depressão e estresse, cresceram consideravelmente nos últimos meses. Diante disso, separe um tempo para conversar com seus colegas e procure saber como sua equipe está lidando com a quarentena e o isolamento social.

3 – Dê feedbacks

Como a rotina no home office é um pouco diferenciada, é normal que alguns profissionais sintam-se um pouco mais deslocados em relação as demandas. Por consequência, sentimentos de insatisfação e até mesmo insegurança profissional, podem surgir em alguns momentos.

Caso você seja o responsável por sua equipe, é muito importante que você dê feedbacks aos seus colaboradores. Aproveite o momento para criar um clima confortável e em uma conversa amigável, destaque os pontos fortes e pontue o que precisa ser melhorado. Essa atitude aparentemente simples, faz com que os colaboradores sintam-se parte da equipe e da empresa como um tudo.

Sobretudo, seja gentil

Em suma, o caminho da humildade é sempre indicado! Lembre-se que em toda e qualquer esfera, ser empático, paciente e se colocar no lugar do outro, é fundamental para nutrir um bom relacionamento interpessoal. Portanto, procure manter uma comunicação mais humanizada e seja o mais pessoal possível ao conversar com seus colegas de trabalho.

Embora o cenário não seja um dos mais favoráveis, com pequenas atitudes com essas podemos tornar nosso ambiente um pouco menos pesado.

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!