Blog do Unasp

5 razões para fazer um MBA Executivo em Controladoria.

Quer saber mais sobre o MBA Executivo em Controladoria, e como ele pode acrescentar na sua vida profissional? Comece por aqui.

O MBA executivo em Controladoria deve ser feito por quem está procurando preparar-se para executar o planejamento, a coordenação, a direção e o controle das atividades de curto, médio e longo prazo, executadas nas áreas de Planejamento, Controladoria e Finanças da empresa em que trabalha.

Essa é uma área relativamente recente da gestão financeira. A controladoria nasceu da necessidade das empresas em monitorar de maneira constante os seus processos, no que diz respeito ao tráfego de dinheiro dentro da organização.

Tendo como público alvo graduados em Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia o curso de MBA executivo em Controladoria, habilita o profissional, por exemplo, a gerar relatórios, auxiliando a tomada de decisões dos gestores de cada área. Como também, levantar informações importantes e criar documentos que servirão para a tomada de decisões da diretoria da organização.

Conversamos com Anselmo Carrera Maia, Coordenador do MBA Executivo em Controladoria do UNASP e listamos 5 razões para se fazer o curso:

1. Alta demanda por especialistas em finanças:

Profissionais especializados nesta área são essenciais para alavancar as empresas que se preocupam em manter ou aumentar a sua sustentabilidade financeira. O cenário de desenvolvimento econômico mundial abre grandes possibilidades de atuação para os especialistas em finanças.

Segundo o coordenador, um “bom gestor financeiro, que constrói uma sólida carreira ao longo do tempo, passa a ser requisitado por inúmeras empresas — inclusive por aquelas que são abertas no Brasil a cada ano. Além disso, a própria crise econômica que afeta o Brasil — e boa parte do mundo — pode ser um fator que, embora desagradável em todos os sentidos, pode abrir portas para os profissionais da área de Finanças”, explica.

Afinal, com os efeitos da crise, as empresas estão buscando especialistas para formular planos de reestruturação financeira, organizar planejamento tributário e controle de custos.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

2. O controle financeiro é fundamental para a sobrevivência da empresa.

Segundo Carrera, toda empresa, seja qual for o seu porte e segmento de atuação, deve ficar especialmente atenta à necessidade de manter um sistema de controle financeiro rápido, seguro e eficaz: Como o próprio nome sugere, essa área está baseada no controle. Ainda que, em muitos contextos, essa palavra tenha uma conotação negativa, no cenário empresarial ter controle das coisas é uma virtude. Pense na empresa como um carro. Desgovernado, é um perigo!”. 

Essa observância constante dos padrões é fundamental para que a organização saiba se as metas do planejamento estratégico estão sendo atingidas — e para que os gestores tenham mais agilidade para mudar de direção, caso seja necessário. Isso pode evitar perdas de grandes somas de dinheiro, como pode também otimizar os ganhos.

3. Variedade de áreas de especialização em Finanças.

Se você está interessado na área de Controladoria, O mercado pode ser muito versátil. Confira as principais áreas de atuação em que o profissional com MBA em Controladoria pode atuar:

  • empresas privadas;
  • empresas públicas;
  • organizações não governamentais;
  • empresas de contabilidade;
  • auditoria;
  • consultoria financeira.

Veja as diferenças entre MBA e Pós-Graduação clicando aqui

4. Potencial de crescimento pessoal e profissional.

“São muitas as oportunidades que o profissional com especialização em Finanças pode ter ao longo da carreira. O mercado tende a valorizar os gestores financeiros que vão muito além das tarefas pertinentes ao cargo. Em outras palavras, os profissionais que adquirem certa reputação e rica experiência na área de Finanças, levando em conta também os aspectos de personalidade — liderança, comunicação, poder de negociação etc. —, podem conquistar cargos elevados no mundo dos negócios”, diz.

5. Salário para os especializados na área. 

Normalmente, as posições de nível de entrada já oferecem um bom salário. Além disso, muitas empresas oferecem bônus de participação semestral ou anual. A média salarial de um gestor financeiro no Brasil, segundo a Catho (Site Brasileiro de classificação de empregos), é de R$ 6.660,00.

No UNASP, o MBA Executivo em Controladoria é presencial, com duração de 18 meses e carga horária de 400 horas. As aulas terão início dia 15 de Abril de 2018. Para mais informações, clique aqui.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!