Blog do Unasp

Química: quais são os principais temas que caem no vestibular e Enem

Você já sabe que Química é uma das principais matérias que caem nos vestibulares e Enem, certo? Por isso, é importante saber quais são os assuntos mais recorrentes e que podem ser citados nas provas. Veja só! 

Todo bom estudante já sabe que é essencial saber quais são os assuntos que podem cair nas provas de vestibular e Enem. Afinal, com essas informações fica mais fácil programar os estudos, escolher quais tópicos focar e dedicar-se com mais afinco naqueles que você possui uma certa dificuldade.

Ou seja, tendo temas, tópicos e informações sobre o que estudar, você aproveita mais o seu tempo e foca no que realmente importa. Sendo assim, seu rendimento tende a ser bem maior, o que resultará em um resultado positivo ao final do vestibular.

Já falamos aqui (em outro post) de forma geral quais são alguns dos assuntos mais comuns em vestibulares quando pensamos em Química, lembra? Se não lembra, veja agora:

Química

Gerais:

Cálculos estequiométricos;

Chuva ácida e efeito estufa ;

Deslocamento de equilíbrio;

Ligações entre átomos e entre moléculas (ligações intermoleculares);

PH e Ks (produto de solubilidade);

Pilha e Eletrólise;

Radioatividade;

Substância pura e mistura.

Inorgânica:

Ligações químicas: atenção especial para as forças intermoleculares e sua influência no ponto de ebulição e solubilidade;

Reações inorgânicas; reações de oxidorredução;

Conceito de mol; massa molar; cálculo estequiométrico.

Físico-Química:

Cinética química; Equilíbrio; Eletroquímica, Soluções e Termoquímica.

Orgânica:

Principais funções orgânicas e isomeria;

Reações orgânicas mais importantes (adição, substituição, desidratação de álcoois, esterificação, oxidação de álcoois, polimerização).

No entanto, também é possível aprofundar ainda mais estas áreas. A seguir, listamos 4 temas abrangentes em Química para você estudar praticar. Veja só!

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Energia

Esta é área da Química que estuda o calor das reações químicas, seja ele absorvido ou liberado. Atente-se às questões sobre termoquímica; que estuda a troca e variação de calor nos processos químicos.

Além disso, também é muito importante estudar cálculos estequiométricos, para calcular a quantidade de calor absorvido ou liberado em uma reação química.

Química Orgânica

Os compostos orgânicos estão presentes em diversas situações do cotidiano, em objetos de plástico, fibras de tecidos, frutas, combustíveis, sabonetes, bebidas alcoólicas, e outros. Por isso, o Enem adora este este assunto assunto no caderno de química. Vale a pena coloca-lo na sua agenda de estudos. 

Os compostos orgânicos possuem átomos de hidrogênio (H) e carbono (C), que podem ser representados por um simples traço (_). Estude as principais características dos compostos orgânicos, suas reações químicas, e saiba identificar as funções orgânicas (alcoóis, fenóis, éteres, ésteres, etc.).

Físico-Química

Essa disciplina estuda as propriedades físicas e químicas da matéria, combinando o conhecimento das duas disciplinas. Sendo assim, é muito importante ter conhecimento em Solubilidade, Propriedades coligativas, Termoquímica, Cinética química, Equilíbrio químico, Eletroquímica, entre outros.

Meio Ambiente

Questões do Enem sobre problemas ambientais podem cobrar conhecimentos de Química, Geografia ou Biologia. Isso acontece devido ao impacto que tais contratempos têm para diferentes áreas de estudo.

Por isso, fique atento às reações químicas de chuva ácida, destruição da camada de ozônio (O3), poluição da água e lixo (radioatividade, reciclagem, compostos biodegradáveis, e outros).

Alguns desses tópicos foram retirados do site Geekie Games.

Atenção redobrada

Química, Física e Matemática, são disciplinas que normalmente deixam os vestibulandos de cabelo em pé. Alguns acham os conteúdos complicado, outros não gostam da área. Porém, é preciso lembrar da importância desses assuntos e do uso deles em nosso dia a dia.

Ou seja, mesmo que você não goste, aproveite que agora já sabe a maioria dos temas que podem ser cobrados no vestibular, e comece a estudar. Monte grupos de estudos, peça ajuda aos professores e se prepare da melhor forma.

Portanto, se você já fez algum vestibular, conte aqui nos comentários como estava a parte da prova na disciplina de Química. O que você achou? Caiu algum dos temas citados no post?

Então, para você que ainda vai fazer a prova, bons e estudos!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!