Blog do UNASP

Quer economizar? Confira 6 dicas para o salário render mais

Educação financeira é uma prática muito simples, porém, não é comum para nós aqui no Brasil. Poucos são os que sabem administrar bem seu dinheiro, fazer investimentos e economizar para realizar sonhos.

Muitos gastam mais do que ganham, caem na sedução dos cheques especiais e cartões de crédito, além das ferramentas que ao invés de serem úteis para sua organização econômica, acabam sendo vilões do seu dia a dia.

Sendo assim, para ajudar, o blog do UNASP traz 6 dicas para que você possa organizar melhor seus planos e garantir um futuro financeiro mais seguro, mesmo que seja um tempo de mais curto prazo:

Organize suas finanças pessoais:

Você pode usar um aplicativo (app) para te ajudar a fazer esta tarefa. Existem muitos a disposição na web. Neles você pode anotar separadamente suas contas e visualizar a porcentagem de custos/ despesas você tem em cada segmento da sua vida – lazer, alimentação, moradia, estudos.

Procure otimizar seu salário:

Aproveite cupons, faça cashback, use descontos. Hoje o método mais comum de compras e o mais prático é o cartão de créditos. Ao invés de fazer dívidas nele, não seria mais interessante obter vantagens?

Desta forma, você pode diminuir os gatos com algumas coisas e assim você pode economizar melhor o salário.

Limite seus gastos:

O método chamado de 50-30-20 é bastante funcional para este fim, ele consiste em dividir suas despesas em três categorias: 50% em gastos essenciais, 30% em gastos pessoais e 20% em investimentos. Porém, com a realidade atual inflacionária, muito não conseguem investir parte do salário, a dica é reservar pelo menos 10%.

Para alguns não vai parecer muito, mas no final de um ano, por exemplo, você já pode ter alcançado uma reserva bacana.

Coloque suas faturas com vencimento próximo ao dia do pagamento:

Isso faz com que você se lembre dos compromissos que tem, evita de ser inadimplente, e principalmente, você para de pagar juros e ter aborrecimentos por esquecer de pagar algo.

Acompanhe regularmente suas entradas e saídas:

Não importa que se num Excel ou numa caderneta na ponta do lápis, nunca deixe de ter uma planilha onde você identifica e acompanha o que entrou e saiu para você. Essa dica é importante para ter controle sobre o que compra e gastar apenas aquilo que está disponível.

Monte uma reserva de emergência: muitas vezes passamos por algum imprevisto que pode ser um carro quebrado, um cano estourado em casa ou um equipamento que de repente, vamos precisar para executar no trabalho. Ter na conta ou em poupança uma reserva emergencial ajuda muito nessas horas. Você não pode comprometê-la sempre, mas pode criar o hábito de pagar certas coisas que não são habituais a vista e se livrar do compromisso em suas entradas e saídas, por exemplo.

Com todas essas dicas você pode se tornar uma pessoa tranquila, com calma financeira e mais bem suprida, basta ter disciplina e organização. E se você gosta do mercado financeiro, aproveite a oportunidade, reserve sua graninha e conheça os cursos do UNASP. Deve ter um que se encaixa no seu bolso e na sua vida! Até breve.


Deixe um comentário

Veja também