Blog do Unasp

Vestibular e Enem: descubra quanto tempo você deve dedicar aos estudos

Você sabia que existe um tempo ideal para se dedicar aos estudos? Entenda melhor sobre agora!

Já percebeu que sempre que nos referimos ao tempo que precisa ser dedicado aos estudos, sempre existem opiniões divergentes? Ora alguns dizem que é preciso dedicar 6 horas de estudos, ora 4 horas, outrora passamos para 8 horas, ou até mesmo 10!

Às vezes parece meio surreal dedicar muito tempo aos estudos, ainda mais quando você precisa dar conta de outras tarefas. Obrigações que também demandam tempo. No entanto, é preciso encontrar um tempo para os estudos. Até mesmo para quem dedica-se à escola e cursinhos de pré vestibular. Será que também é preciso saber quanto tempo dedicar ao estudo dos conteúdos? A resposta é sim! 

O quanto você deve dedicar, independente da sua realidade, a gente vai descobrir logo a seguir. 

Tempo de qualidade

Primeiramente, antes que comecemos a discutir sobre o tempo certo para dedicar-se aos estudos, precisamos entender que existe uma diferença entre tempo longo e o de qualidade.

Responda-me, do que adiantaria dedicar-me 8 horas diretas de estudo sendo que a minha capacidade de absorção sem pausas é apenas de 2 horas? Não funcionaria, certo? Pois não estaria aprendendo absolutamente, ou quase, nada. Por isso, antes de determinar o tempo certo para estudos, você deve levar em consideração alguns pontos:

  • Qual o tempo que você tem disponível para dedicar a esta tarefa?;
  • Por quanto tempo você consegue estudar antes da sua mente entrar em puro cansaço? (seu limite);
  • Qual é o seu período mais produtivo? Manhã, tarde ou noite?;
  • Qual o seu padrão de distração? Ou seja, de quanto em quanto tempo você dá uma pausa nos estudos para “espiar” as redes sociais, conversar com alguém, entre outras coisas?;
  • Quais assuntos você possui mais facilidade para assimilar? E os que geram dificuldade?

Com essas perguntas respondidas você irá entender melhor como funciona atualmente a sua capacidade de absorção nos estudos. Lembrando que sempre podemos aprender e ensinar ao nosso cérebro a se adaptar ao que queremos e precisamos.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Afinal, qual o período certo?

Vamos deixar claro que procurar pela “lei do menor esforço”, ou seja, de que fazendo o mínimo pode se conquistar algo, não vai ser possível aqui. Já que, como foi explicado anteriormente, o tempo dedicado aos estudos precisa ser de qualidade para ter bons resultados.

Mas chegando no X da questão, a recomendação do professor William Douglas é que cada estudante/candidato tenha um tempo dedicado baseado no máximo que consegue aguentar. Então, se você conseguir passar mais horas estudando ótimo, mas se não, também não existe problema. O importante é qualidade para se obter um excelente rendimento! Se por exemplo em sua rotina você só consegue ter 2 horas disponíveis por dia, então use-as bem. Monte sua uma rotina e livre-se das distrações. Precisa de pausas durante os estudos? Faça! É importante que você se conheça e dedique-se conforme as tuas forças. 

Mas se você for daqueles que busca um número para se dedicar como parâmetro, espero que não seja motivado pela lei do mínimo esforço, recomendo que use algum período disponível do seu dia por quase inteiro. Sendo de 4 a 5 horas efetivas, ou seja, sem distrações, apenas puro foco e estudos.

Tempo de estudos e revisão

Por fim, antes de realmente finalizarmos, há um ponto importante a ser ressaltado. Além dos estudos, precisamos dedicar um tempo bom para revisar o conteúdo das matérias. Existe uma proporção muito fácil de ser aplicada para isto: cerca de 20% a 30% do seu tempo de estudo precisa ser usado para revisão. Portanto, se você dedicar 4 horas de estudo por dia durante 5 dias na semana, terá um total de 20 horas líquidas semanais, e destes serão necessários 4 horas para revisão por semana. Lembre-se também de resolver as provas dos anos anteriores dentro do seu tempo de estudo. Isso te ajudará a conquistar a aprovação tão desejada.

 

Bons estudos e boa sorte. Classe dispensada!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!