Blog do UNASP

Regente de coral: o que faz e o que é preciso para ser um?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ao ver um coral cantando é comum que haja uma pessoa à frente fazendo gestos. Por acaso alguma vez você se questionou qual era o papel do regente? Descubra!

Quem fica a frente de um coro é o chamado regente. Mas primeiramente vamos entender, o que é regência?

No contexto geral, regência é a arte de transmitir a um conjunto instrumental ou vocal o ritmo e a expressão de uma música. Portanto, o regente é a ligação entre o compositor da obra musical e os instrumentistas ou cantores. Nesse sentido é como se fosse um triângulo constituído por compositor – regente – músicos. Da mesma forma, mas de maneira específica, Regência coral é a arte da condução e controle de coros.

Mas e aí, por que ele fica à frente do coral?

Então, a posição do corpo do regente à frente da orquestra ou grupo musical influi seriamente na execução da música. Dessa maneira, o regente deve conservar uma atitude de autoridade e de respeito diante dos seus coristas e seus gestos devem ser vistos por qualquer integrante do conjunto, salvo que ele é essencial para o ritmo e expressão da música.

Como a regência em si é transmitida pelas mãos, geralmente a direita marca os tempos do compasso ao mesmo tempo que a esquerda indicará as entradas e a dinâmica. No entanto, a arte da regência engloba aspectos amplos de conhecimento musical, cultura geral, habilidades interpessoais e de coordenação motora, e acima de tudo a capacidade de inspirar cantores a darem o seu melhor no trabalho do coral.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]Certamente um dos principais objetivos do trabalho em um coral é uma boa apresentação pública. Mas para que isso possa ser alcançado são necessários excelentes ensaios. E ali é que o regente deve ser um músico e líder inspirador. Dessa maneira, o sucesso do ensaio passa pela preparação do regente coral, isto é, muito antes que este faça o primeiro ensaio.

Qualidades fundamentais para ser um regente

Sociabilidade

É necessário saber se relacionar com o grupo. Isto é, habilidade de compreender outras pessoas. Dessa maneira, saber lidar com às mudanças de humor dos outros, ao mesmo tempo perceber sentimentos, motivações e preocupações dos outros. Além disso, entender que o coral exerce uma função social.

Ser líder

Ser líder é orientar e guiar pessoas. Assim como motivar e incentivar. E além disso ser uma inspiração, um modelo.

Inspirar o grupo

Cada voz de um coral é como um instrumento. Por isso é necessário dar a eles a satisfação e o prazer de estar envolvido com a música.

Amar a atividade

Amar o que faz é importante em todas as profissões e nessa não é diferente. No entanto o regente deve transparecer para os coralistas isso, para que eles também amem aquela atividade.

Regência coral no Unasp

A atividade de coral está em crescimento e, por consequência, as oportunidades de trabalho para os regentes. Por isso o Unasp oferece um curso de Pós-Graduação em Regência Coral. O curso tem o propósito de oferecer continuação à etapa acadêmica musical; além disso, contribuir para a formação mais consistente dos profissionais da música e ao mesmo tempo que o canto coral em escolas, igrejas, empresas e em outras instituições.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

 Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também