Blog do Unasp

Qual é a diferença entre Economia e Ciências Contábeis?

Você está na dúvida entre Economia ou Ciências Contábeis? Descubra a seguir um pouco mais sobre cada uma destas profissões, suas diferenças e particularidades. E assim, faça a sua escolha de forma mais assertiva. 

Escolher o curso que vai virar sua futura profissão, não é tão simples quanto parece. No entanto, existem fatores que podem contribuir com o momento da escolha. Como por exemplo, conhecer um pouco mais sobre as suas opções, o que será estudado no decorrer dos estudos e como será o mercado de trabalho. Esse é o caso para quem está em dúvida entre Economia ou Ciências Contábeis. Entender sobre cada um dos cursos e futuras carreiras irá te ajudar na hora de tomar uma decisão.

Portanto, se você gosta de trabalhar com finanças e números, mas ainda está em dúvida sobre qual curso desta área escolher, não se preocupe. Para te ajudar, diferenciamos os dois cursos: Economia e Ciências Contábeis. Afinal, pode ocorrer uma confusão entre as duas opções. Elas não são a mesma coisa.

Esperamos que você possa analisar qual graduação combina mais com o seu perfil e com o seu objetivo de carreira.

Então, vamos lá? Descubra agora as diferenças e características entre os cursos e escolha o seu!

Economia

Ciências Econômicas ou popularmente conhecida como Economia, é o curso e área que lida com o gerenciamento da parte econômica e financeira de uma empresa.

Sendo assim, o economista estuda a gestão financeira, analisa o mercado, a produção, distribuição e consumo de bens e serviços, o comportamento do consumidor, as mudanças financeiras e políticas.

E então, através dessas análises, o profissional identifica oportunidades e traça estratégias de mercado e posicionamento local e global para a empresa. Ou seja, uma baita responsabilidade!

Na grade curricular do curso é possível encontrar matérias como:

• Antropologia

• Comércio Internacional

• Contabilidade

• Direito

• Economia Política

• Economia Quantitativa

• Estatística

• Formação Econômica do Brasil

• História

• História do Pensamento Econômico

• Política

• Sociologia, dentre outras.

No mercado de trabalho você encontrará vagas de emprego em bancos, empresas privadas, setor público e mercado financeiro em áreas como:

• Análise econômica;

• Planejamento estratégico;

• Assessoria em plano de negócios.

Além disso, a carreira acadêmica também é uma opção, podendo-se, após cursar mestrado e/ou doutorado. E dessa forma, dar aulas em faculdades e fazer pesquisas acadêmicas na área econômica.

O perfil do profissional economista deve alinhar conhecimentos gerais e específicos econômicos, histórico e político às soluções e capacidades técnicas capazes de serem aplicadas ao contexto e realidade do Brasil e do mundo.

Ou seja, fazer leituras dos cenários econômicos do trabalho é o mínimo. Sendo assim, entender taxas de juros, inflação, câmbio, políticas fiscais e monetárias é necessário.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Ciências Contábeis

Ciências Contábeis é o curso/profissão que busca formar profissionais com capacidade e talento para organizar a vida financeira de uma empresa e realizar o planejamento e a gerência contábil de instituições.

Ou seja, o profissional desta área é indispensável para uma empresa. O contador trabalha com questões financeiras, econômicas, tributárias e patrimoniais.

Isso significa que dentre algumas atividades diárias, ele coleta, organiza e analisa dados; elabora planilhas de custos e lucros, de pagamentos de funcionários; recolhe taxa e tributos; identifica fragilidades e define onde deve conter gastos ou investir.

A grade curricular do curso de bacharelado em Ciências Contábeis possui algumas matérias básicas, como:

• Auditoria Contábil

• Ciências Sociais

• Contabilidade Geral, Internacional e Tributária

• Direito Empresarial e do Consumidor

• Economia

• Estatística

• Gestão de recursos

• Matemática

• Teorias da Administração, dentre outras.

Já o mercado de trabalho é amplo nesta área, pois toda empresa necessita de um contador. E, além das empresas públicas e privadas, o contador pode optar em ser um profissional autônomo tendo seu próprio escritório prestando serviços e consultoria.

Dessa forma, a área de Ciências Contábeis pode abranger setores como: Tributação, Recursos Humanos, Gerência Financeira e Perícias Judiciais e Contábeis.

Estar por dentro das leis contábeis e tributárias do país, tendo senso de responsabilidade e ética, são características de um bom contador. Isso significa que estar alinhado com questões financeiras, tributárias, econômicas, contratuais e patrimoniais de uma empresa, é fundamental.

Além disso, o profissional contábil precisa estar atento e ligado na vida financeira da companhia, pois qualquer erro ou deslize pode representar um prejuízo enorme. Por isso, ser organizado e saber tomar decisões vai ajudar muito esse profissional.

Escolha o seu!

Mesmo sendo da mesma área de estudo, os cursos de Economia e Ciências Contábeis tem suas diferenças e peculiaridades, não é mesmo?

Por isso, agora que você já possui algumas informações sobre as diferenças entre eles, analise qual faz mais o seu estilo e faça sua escolha. E caso você tenha alguma dica ou história para contar sobre os cursos, é só escrever nos comentários logo abaixo.

Boa escolha, bons estudos e até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!