Blog do UNASP

Quais as vantagens de colocar seu filho no maternal?

Colocar o filho na escola ainda nos primeiros anos de vida não é para qualquer um. É preciso ter certeza de que esse é o melhor formato de aprendizagem e que aquele ambiente oferece o que a criança precisa. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, veja agora quais as vantagens de colocar o seu filho no maternal.

Ficar longe do filho pode ser mais difícil do que se imagina. Logo nos primeiros anos de idade, a mamãe e a criança tendem a ficar mais apegados, já que essa é uma fase importante para a construção de laços afetivos.

No entanto, para aqueles com uma rotina de trabalho apertada, é preciso confiar seu pequeno à uma outra pessoa ou à uma escola que garanta qualidade de tempo, ensino e dedicação no cuidado.

Na educação, chamamos esse período de Berçário (para crianças a partir de 4 meses) e Maternal (para crianças a partir de 3 anos). Dessa forma, em cada importante etapa de vida da criança é possível atender diversas abordagens de aprendizagem.

Mas entre contratar um profissional ou matricular o pequeno na escola, o que é melhor? Leia o texto e saiba quais as vantagens de colocar seu filho no maternal.

Linha Pedagógica

Fato é que, apesar da pouca idade, a criança já absorve aquilo que entende do ambiente em que vive. Sendo assim, um lugar que traduza os mesmos valores que a família possui é primordial.

Além disso, os princípios de uma instituição dizem muito sobre as metodologias que ela aplica. Confira aqui os métodos de aprendizagem existentes e como eles funcionam.

Infraestrutura

Na hora de decidir, é importante avaliar o que a escola pode oferecer no que se refere a recursos e serviços.

Dessa forma, observe se o local possui bibliotecas, área verde, banheiros adaptados, quantidade certa de auxiliares, etc. 

Esse é um fator essencial para o maternal, já que – nessa fase – a criança aprende muito mais de forma lúdica e depende exclusivamente da ajuda de um adulto para quase todas as tarefas.

Segurança

Ao visitar a instituição, procure observar vidros, degraus, parquinho. Ou seja, tudo o que pode ser perigoso para uma criança. 

Além disso, o mais importante: verifique se a área onde os pequenos ficam é separada dos demais alunos e como eles convivem nesse ambiente.

Preparo profissional

Confiar em quem vai cuidar do seu filho pode ser um desafio. Assim, para se tranquilizar, procure se informar sobre a capacitação de professores e funcionários: formação, anos de experiência e, claro, a maneira como lidam com as crianças.

Um profissional que se torna querido pelo aluno pode influenciar e muito a maneira como este vai se adaptar no ambiente escolar.

Custo

Faz parte de todo o processo de escolha também ponderar os valores. Além da mensalidade tem material escolar, transporte, uniforme, lanche, passeios etc.

Por isso, faça um orçamento pessoal e se organize.

Caso você tenha encontrado a escola dos sonhos, mas ainda acha que vai ficar pesado financeiramente, verifique se a instituição oferece bolsas de estudo ou descontos na mensalidade.

Parceria

Deixar seu filho pequeno com outras pessoas é, certamente, uma das situações mais desafiadoras que os pais podem enfrentar. Sendo assim, é fundamental que haja uma comunicação aberta e acessível entre escola e família.

Papai e mamãe, tomem o tempo de vocês para refletir e fazer a melhor escolha para o seu pequeno, já que esse momento é tão sensível e importante.

Aliás, cada momento dessa fase é único e merece ser cuidado da melhor forma possível! 


Conheça o berçário e maternal do Colégio UNASP.

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]