Blog do Unasp

Publicidade e Propaganda: veja o que se estuda durante a graduação

Você está de olho no curso de Publicidade e Propaganda? Então, descubra como ele está estruturado, quais são as principais disciplinas e áreas ensinadas ao longo da graduação.

Provavelmente você já deve ter ouvido sobre o curso de Publicidade e Propaganda ou conhece alguém nessa área, certo?! Isso significa que se você chegou até aqui é porque muito provavelmente essa graduação chama sua atenção.

No entanto, quando chega o momento de escolher um curso de graduação o ideal é que você tenha o máximo de informações sobre a sua futura faculdade e profissão. Para assim, facilitar na hora de fazer a sua escolha final. Ou seja, devemos evitar aquelas ‘surpresinhas’ durante o curso, e para evita-las, precisamos conhecer a estrutura da graduação. Assim como a metodologia, áreas de atuação, objetivos e disciplinas, por exemplo.

Antes de escolher a sua graduação, dê uma olhada nas matrizes curriculares que as faculdades oferecem. Elas darão uma boa pista para descobrir se esse curso combina mesmo com o seu perfil e aspirações pessoais. 

E para te ajudar nesse processo de escolha levantamos algumas informações preciosas sobre o que você estudará durante a faculdade. Ah, aqui vale ressaltar que usamos como base o curso que oferecemos aqui no Unasp. Portanto existem variáveis entre os cursos de diferentes instituições. No entanto de forma geral os cursos possuem muito em comum.

Então vamos lá?

Sobre o curso

O curso de Publicidade e Propaganda do Unasp tem como missão formar profissionais competentes para atuar nas diversas áreas da profissão, incentivando os alunos a explorarem todo o seu potencial criativo. O curso dispõe de laboratórios de computação gráfica, estúdios de TV e rádio, agências de publicidade e produtoras de áudio e vídeo. O que é muito legal para o desenvolvimento profissional!

Tanto aqui no Unasp, quanto em outra faculdade, é aconselhável que você avalie a infraestrutura do curso. Para certificar que você terá à sua disposição laboratórios e equipamentos de ponta. O curso de publicidade é muito prático e é necessário ter os ambientes, materiais e equipamentos necessários para desenvolver as atividades.

Aqui no Unasp, os alunos são orientados a valorizar e respeitar tradições culturais e a se preocuparem com a inclusão das populações marginalizadas através do seu trabalho.

Logo depois de formados os profissionais serão capazes de transmitir conhecimentos, veicular valores e divulgar de forma eficiente e ética. Reforçando assim, as virtudes de produtos, serviços, marcas e entidades, visando à formação de uma imagem positiva.

Se caso você queira assistir ao vídeo mais tarde, para não atrapalhar a sua leitura, você pode clicar aqui e o vídeo irá carregar em outra página 😉 

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Objetivos do curso

Para a graduação em Publicidade e Propaganda, aqui no Unasp, foram estabelecidos alguns objetivos. E são eles:

• Transmitir conhecimentos e veicular valores de modo a assegurar às pessoas o direito de acesso à informação;

• Difundir as nossas tradições culturais, asseguradoras da identidade nacional veiculando também outras formas de expressão que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade;

• Promover a participação na sociedade nacional das populações marginalizadas em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Cultura;

• Atuar de forma eficiente com processos destinados a tornar comuns informações, conhecimentos, atitudes e valores, através da produção e uso de sistemas semióticos e tecnológicos que possam levar à cooperação e ao diálogo;

• Contribuir para a democratização no uso do sistema de comunicação eletrônica do país, no contexto das novas tecnologias e da mobilização da sociedade civil;

• Veicular de forma coerente e responsável as realizações e conquistas da(s) entidade(s) e/ou comunidade(s) à(s) qual(is) servem;

• Divulgar de forma eficiente e ética as virtudes de produtos, serviços, marcas, entidades, visando à formação de uma imagem positiva diante dos meios de comunicação e da comunidade em geral.

Legal né? Certamente os objetivos são parâmetros que embasam e norteiam a graduação. Então dê uma olhada nesses objetivos antes de escolher o curso e instituição.

Competências e habilidades que você irá desenvolver durante o curso

As diretrizes curriculares do curso de publicidade e propaganda variam de uma instituição para outra. Portanto é difícil afirmar com 100% de precisão o que você estudará no decorrer dos cinco anos da graduação.

O ideal, para evitar futuras surpresas desagradáveis, é que você tenha acesso às diretrizes curriculares do curso antes de fazer a matrícula. Desse modo você poderá fazer a sua escolha, em relação em qual instituição estudar, com mais certeza que ela irá suprir as suas necessidades e desejos em relação ao curso.

Aqui no Unasp todos os cursos possuem um Programa de Curso que fica à disposição do aluno para download. Para acessar e baixar basta você ir até a página de cursos, escolher o curso que deseja e o campus da sua escolha. Após isso, você será direcionado para  página do curso e campus escolhido, e então poderá fazer o download de um documento com as diretrizes curriculares. Fácil né?

No entanto, de maneira geral os cursos de publicidade possuem muitas características em comum. Principalmente em relação às competências e habilidades que serão desenvolvidas no aluno no decorrer dos anos da graduação. Assim fica mais fácil estabelecer alguns pontos em comum.

Para atingir o perfil profissional desejado o aluno de publicidade precisa desenvolver/praticar as seguintes competências:

• Ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;

• Realizar pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência, de argumentos etc;

• Definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes;

• Conceber meios de avaliar e corrigir resultados de programas estabelecidos;

• Executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais;

• Realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias;

• Dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades;

• Planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;

• Identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial;

• Identificar a responsabilidade social da profissão mantendo os compromissos éticos estabelecidos;

• Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda.

Embora essas sejam as competências e habilidades da habilitação em Publicidade e Propaganda, no curso também existe as competências gerais de Comunicação Social.

Conteúdos específicos

Vamos conhecer algumas das disciplinas estudadas durante o curso? Então, bóra! A fim de preparar seu coração, fizemos uma lista do que você vai enfrentar pela frente:

• Atendimento Publicitário

• Composto de Marketing

• Convergência e Interatividade Digital

• Direção de Arte

• Economia Política da Comunicação

• Estudo e Planejamento de Mídia

• Interpretação Textual

• Psicologia em Comunicação

• Redação Publicitária

• Sociedade e Consumo

• Técnicas de Apresentação

• Teorias da Comunicação

Legal, né? Para ver a lista completa das disciplinas, você pode baixar o Programa do Curso..

Áreas de atuação

De forma geral, o publicitário é responsável por desenvolver campanhas e projetos para divulgar uma marca. Através de pesquisas de campo o profissional conhece o público e à partir das informações recolhidas começa a criação de uma campanha. O trabalho se desenvolve em cima de suas características, levando em consideração os objetivos da empresa. Além disso, o publicitário cria e defende a identidade da marca, promovendo não apenas os produtos, mas os valores, ideias e conceitos do cliente.

Essas são algumas das áreas que o profissional em Publicidade pode atuar:

• Produção, criação e planejamento publicitário

• Marketing

• Pesquisa de mercado

• Comunicação digital

• Promoção de vendas

• Consultoria

Gostou?

De fato, esse curso é sensacional!  Esperamos que você tenha gostado das novas informações sobre a graduação de Publicidade e Propaganda. Afinal de contas, você vai precisar delas na hora de decidir o que cursar.

Se acaso ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!