Blog do UNASP

Publicidade e Propaganda: veja o que se estuda durante a graduação

Você está interessado(a) no curso de Publicidade e Propaganda? Descubra logo abaixo quais são as principais matérias, áreas e competências ensinadas no decorrer da graduação.

Quando chega o momento de escolher um curso de graduação o ideal é que você tenha o máximo de informações sobre a sua futura faculdade e profissão. Para assim, facilitar na hora de fazer a escolha final. E se você chegou até aqui é porque muito provavelmente você está de olho no curso de Publicidade e Propaganda, certo?


A princípio é normal procurar quais são as áreas de atuação, como funciona o mercado de trabalho e qual o perfil do profissional. Em suma, costumamos focar a nossa atenção no futuro. Queremos ter um vislumbre do que seremos se estudarmos determinado curso. E tá tudo certo! Precisamos mesmo ter essa ideia de futuro, até porque essa será a nossa projeção e meta pessoal e profissional.

No entanto, também é preciso ter outras informações para fazer a melhor escolha. Como por exemplo, saber o que você irá aprender no decorrer do curso. E ainda, quais são as principais matérias e quais são as habilidades e competências que o curso irá desenvolver no aluno.

Portanto, antes de escolher a sua graduação, dê uma olhada nas matrizes curriculares que as faculdades oferecem. Elas darão uma boa pista para descobrir se esse curso combina mesmo com o seu perfil e aspirações pessoais. 

E para te ajudar nesse processo de escolha levantamos algumas informações preciosas sobre o curso.

Olha só!

Sobre o curso

O curso de Publicidade e Propaganda do Unasp tem como missão formar profissionais competentes para atuar nas diversas áreas da profissão.

Aqui, incentivamos os alunos a explorarem todo o seu potencial criativo! O curso dispõe de laboratórios de computação gráfica e estúdios de TV e rádio. Além disso, também temos agências de publicidade e produtoras de áudio e vídeo.

Todos os laboratórios e agências são importantes. Afinal, eles colaboram com o desenvolvimento profissional e possibilitam colocar a teoria na prática.

Tanto aqui no Unasp, quanto em qualquer outra instituição, é aconselhável que você avalie a infraestrutura do curso. Para certificar-se que você terá à sua disposição laboratórios e equipamentos de ponta.

O curso de publicidade é muito prático, portanto, é necessário ter os ambientes, materiais e equipamentos necessários para desenvolver as atividades práticas.

Competências e habilidades que você irá desenvolver durante o curso de Publicidade e Propaganda

As diretrizes curriculares do curso de publicidade e propaganda variam de uma instituição para outra. Por isso, é difícil afirmar com 100% de precisão o que você estudará no decorrer dos quatro anos da graduação.

O ideal, para evitar futuras surpresas desagradáveis, é que você tenha acesso às diretrizes curriculares do curso antes de fazer a matrícula. Dessa forma, você poderá fazer a sua escolha, – em relação a qual instituição estudar -, com mais certeza que ela irá suprir as suas necessidades e desejos em relação ao curso.

Aqui no Unasp todos os cursos possuem um programa de curso que fica à disposição do aluno para download. Para acessar e baixar basta você ir até a página de cursos, escolher o curso que deseja e o campus da sua escolha. Após isso, você será direcionado para  página do curso e campus escolhido, e então poderá fazer o download de um documento com as diretrizes curriculares. Fácil né?

No entanto, de maneira geral os cursos de publicidade possuem muitas características em comum. Principalmente em relação às competências e habilidades que serão desenvolvidas no aluno no decorrer dos anos da graduação. Assim fica mais fácil estabelecer alguns pontos em comum.

Competências e habilidades que você desenvolverá no curso

Para atingir o perfil profissional desejado o aluno de publicidade precisa desenvolver e praticar as seguintes competências.

1. Ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes.

2. Realizar pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência e de argumentos.

3. Definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes.

4. Executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais.

5. Realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias.

6. Dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades.

7. Planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado. Envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto.

8. Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda.

Embora essas sejam as competências e habilidades da habilitação em Publicidade e Propaganda, no curso também existe as competências gerais de Comunicação Social.

Conteúdos específicos

Vamos conhecer algumas das disciplinas estudadas durante o curso? Lembrando que há muitas outras matérias, separamos apenas algumas delas.

1. Atendimento Publicitário;

2. Composto de Marketing;

3. Convergência e Interatividade Digital;

4. Direção de Arte;

5. Economia Política da Comunicação;

6. Estudo e Planejamento de Mídia;

7. Interpretação Textual;

8. Psicologia em Comunicação;

9. Redação Publicitária;

10. Sociedade e Consumo;

11. Técnicas de Apresentação;

12. Teorias da Comunicação.

Áreas de atuação

O publicitário é responsável por desenvolver campanhas e projetos para divulgar uma marca. Através de pesquisas de campo o profissional conhece o público e a partir das informações recolhidas começa a criação de uma campanha.

O trabalho se desenvolve em cima de suas características, levando, então, em consideração os objetivos da empresa. Além disso, o publicitário cria e defende a identidade da marca, promovendo não apenas os produtos, mas os valores, ideias e conceitos do cliente.

Abaixo algumas das áreas que o profissional em publicidade pode atuar:

1. produção, criação e planejamento publicitário;

2. marketing;

3. pesquisa de mercado;

4. comunicação digital;

5. promoção de vendas;

6. consultoria.

E aí, vai ser publicidade?

Esperamos que você tenha gostado das informações sobre a graduação de publicidade e propaganda. Afinal de contas, você vai precisar delas na hora de decidir o que cursar.

Se por acaso você ainda tiver dúvidas, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

Até a próxima!

Leia também

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o que se estuda no curso?

Administração: veja o que se estuda no curso de graduação.

Ciência da Computação: veja o que se aprende no curso de graduação.

Deixe um comentário

Veja também